Avançar para o conteúdo principal

Por que você não deve encher tanque até a boca nem rodar sempre na reserva



 Abastecer o carro enchendo o tanque até quase transbordar é uma prática não recomendada por especialistas; rodar na reserva também


Além disso, ao encontrar preços atraentes, muitos tratam de encher o tanque. Saiba que abastecê-lo até quase transbordar ou rodar constantemente na reserva são hábitos que não fazem bem à saúde do carro - além disso, também contribuem para aumentar o consumo.


"Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é o filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Esse filtro, geralmente localizado próximo ao tanque, é encharcado, perdendo toda sua eficiência", alerta Everton Lopes, da SAE Brasil.


De acordo com o engenheiro, os vapores que emanam do tanque são altamente tóxicos e poluentes - daí a importância de manter o cânister em bom estado.


A orientação do especialista é parar o abastecimento assim que gatilho for desarmado - o que proporciona nível adequado e seguro.


Mais peso, menos eficiência

Abastecimento bocal tanque de combustível - Shutterstock - Shutterstock

Tanque muito cheio pode danificar cânister e deixa o carro mais pesado, elevando gastos

Imagem: Shutterstock

Além disso, rodar com o tanque preenchido na capacidade máxima reduz a eficiência do veículo.


A explicação é simples: quanto mais peso houver a bordo, maior será a quantidade de combustível necessária para percorrer determinada distância.


"A cada 100 kg, o consumo sobe 6%", informa Lopes.


Parece algo inexpressivo, mas é bom não esquecer que esse desperdício vai se acumulando com o passar do tempo. E o prejuízo também.


Portanto, se você dá valor ao seu dinheiro, não vale a pena encher o tanque no circuito urbano - prefira fazê-lo somente em caso de necessidade, como em uma viagem mais longa e com pouca disponibilidade de postos no trajeto.


Não é só pane seca

Ficar totalmente sem combustível é apenas um dos riscos de dirigir com tanque na reserva

Imagem: Getty Images

Outro extremo não recomendado por Everton Lopes é deixar o tanque constantemente na reserva - o manual do proprietário de qualquer automóvel também condena a prática.


Além do risco de pane seca, que pode causar danos mecânicos e, inclusive, rende multa de trânsito, o consumo também sobe nessa situação.


"O tanque quase vazio significa mais espaço para vaporização do combustível. A taxa de perda por evaporação, portanto, sobe".


A influência no consumo dificilmente será perceptível no momento, mas cobrará seu preço a médio e longo prazo.


Conforme mencionado acima, o vapor proveniente do tanque traz sérios riscos à saúde.


Tanto que, a partir de 2023, começa a implementação gradual da válvula ORVR em todos os veículos flex e a gasolina vendidos no País. O equipamento bloqueia o retorno desses gases durante o abastecimento e os aproveita na combustão do motor.


Bomba queimada


Não bastassem o desperdício e a questão ambiental, abusar da reserva pode pesar muito mais no bolso.


"Mesmo filtrado, o combustível fornecido pelo posto traz partículas que vão parar no tanque do veículo e depois ficam depositadas no fundo do reservatório. Com nível muito baixo, essas partículas acabam no filtro de combustível", explica Lopes.


A sujeira acaba entupindo o filtro, causando perda no desempenho e forçando a bomba de combustível, que encontra maior resistência para enviar o líquido ao motor.


"Essa situação crítica sobrecarrega a bomba e causa sua queima. Mesmo se não houver entupimento do filtro, ela é projetada para estar submersa no combustível, integrada ao corpo da boia. Caso fique exposta, acaba superaquecendo e a chance de queima é elevada"


Encher o tanque até a boca e rodar na reserva fazem mal ao seu carro (uol.com.br)


Comentários

Notícias mais vistas:

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...

Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar!

 Close-up of a car engine focusing on the serpentine belt system with a warm light flare. A correia serpentina ou de transmissão do seu automóvel é um componente vital do motor. É responsável por fornecer energia a vários acessórios, incluindo o compressor do ar condicionado, a bomba da direção assistida e a bomba de água. A fonte dessa energia é a cambota, que gira à medida que os pistões no interior do motor se movem para cima e para baixo. Embora a correia de serpentina seja uma peça de equipamento bastante robusta, está sujeita a desgaste com o tempo. Mas quando saber que tem de a mudar? Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar! A maioria dos fabricantes recomenda a substituição da correia de transmissão a cada 60000 ou 100000 quilómetros. Isto dependendo da marca e do modelo e do estado da correia. No entanto, por vezes, estas correias degradam-se mais cedo do que deveriam ou são danificadas por contaminantes externos. Nestes casos, a correia pode falhar...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook