Avançar para o conteúdo principal

Algoritmos de IA usados para criar imagens de visão noturna a cores



Sempre que se fala em visão noturna, surgem imagens a preto e verde nas nossas mentes. Um avanço na aprendizagem profunda aproxima-nos agora de podermos passar a ter estas imagens completamente coloridas

Um grupo de investigadores publicou um estudo, ainda em prova de princípio, no qual demonstram a utilização de um algoritmo de aprendizagem aprofundada que reconstrói um cenário com base em imagens de infravermelhos que o olho humano não vê. A grande novidade é a capacidade de recriação do ambiente a cores, abrindo caminho a novidades importantes na visão noturna.


O exército dos EUA já tem óculos de visão noturna que mostram o contorno de pessoas e objetos em branco, além de mostrarem o resto em preto e verde, como é habitual em câmaras de infravermelhos. Este novo trabalho de investigação, publicado no PLOS ONE, no entanto, promete resultados ainda mais impressionantes.


O olho humano consegue ver todas as cores, mas só detetam uma parte restrita do espetro eletromagnético, de 400 nanómetros (que é visto como violeta) até aos cerca de 700 nanómetros (visto como vermelho). Se alguém estivesse numa sala com uma lâmpada a emitir luz no comprimento de onda de 800 nanómetros, veria tudo escuro. No entanto, um mosquito ou uma víbora teriam luz suficiente para ver perfeitamente, explica o Interesting Engineering.


A abordagem da equipa de investigadores da Universidade de Irvine passa por fazer algo mais sofisticado com as imagens de infravermelhos: imprimiram imagens de paletas de cor e rostos, criaram depois um conjunto de dados com fotos provenientes de uma câmara monocromática em comprimentos de onda de luz específicos e próximos do espetro do visível e do quase-infravermelho. Com estes materiais digitais, treinaram um algoritmo de aprendizagem aprofundada para o ensinar a inferir como uma cena captada em infravermelhos pareceria ao espectro visível e o sistema informático conseguiu fazê-lo. Em condições ideais, um dos algoritmos conseguiu transformar um conjunto de três fotos infravermelhos em imagens completamente coloridas e bastante próximas da realidade.


Apesar de ainda estar numa fase bastante inicial, a investigação pode abrir caminho a um futuro onde possamos ver imagens noturnas completamente coloridas daqui a alguns anos.


Exame Informática | Algoritmos de IA usados para criar imagens de visão noturna a cores (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...