Avançar para o conteúdo principal

Pensão de 650 euros tem mais 28 euros no recibo mas ganho real é de 5,58 euros. Saiba porquê


 © Leonel de Castro/Global Imagens


 A atualização anunciada pelo governo entre 4,43% e 3,53% exclui dos cálculos o bónus de mais meia pensão paga em outubro. Contudo, este complemento é considerado em termos de IRS, ou seja, conta para o apuramento do rendimento anual. Por isso é que um aumento no recibo de 28 euros, em 2023, se traduz num ganho efetivo de 5,58 euros face a 2022.


Salomé Pinto


O complemento de meia pensão atribuído, em outubro, a todas as reformas até 5318,4 euros deve ser considerado para o apuramento do rendimento anual de 2022 dos pensionistas, uma vez que está sujeito a IRS, tal como referiu o governo quando apresentou a medida. Assim, mesmo que esteja isento de imposto este ano, como é o caso de pensões até 705 euros, o bónus contará para o apuramento do rendimento anual e é essa base que deve ser tida em consideração para perceber qual o ganho efetivo em 2023 face a 2022. Por isso é que um aumento no recibo de 28 euros para uma prestação de 650 euros se traduz, na realidade, num ganho efetivo de 5,58 euros. Consulte o P&R do Dinheiro Vivo:


- Sou um reformado viúvo com uma pensão de 650 euros em 2022. Qual será o meu aumento em 2023?


No recibo, vai aparecer 28 euros, um aumento de 4,43% face aos 650 euros de pensão que recebia em 2022. Contudo, o ganho efetivo, em 2023, será de 5,58 euros ou de 0,8% se compararmos com o rendimento líquido anual que tem em conta o complemento de meia pensão pago em outubro.


- Então qual o meu rendimento em 2022?


Se, no final do ano, somarmos os 325 euros do bónus de meia pensão pago em outubro, o rendimento anual líquido salta de 9100 euros para 9425 euros. Por mês, dará mais cerca de 23 euros, a 14 meses, o que, na prática, se traduz num aumento real mensal, ainda em 2022, de 650 para 673 euros. É este último valor que deve ser tido em consideração para perceber qual o ganho real em 2023 em relação ao ano anterior. Acontece que o governo aplica o aumento de 4,43% tendo em conta os 650 euros, excluindo o bónus, o que nesta situação dá mais 28 euros por mês em 2023: 678 euros. Comparando então o rendimento mensal de 2023 (678 euros) com o rendimento real de 2022 (673 euros), verifica-se apenas uma subida de cerca de 5 euros.



- Isto significa que o meu aumento real não será de 4,43%?


Esse aumento foi repartido entre este ano, com o complemento de pensão, e a subida do próximo ano. Ou seja, o acréscimo de 325 euros anuais em 2022 ou de 23 euros mensais representa uma subida de 3,53%. Se somarmos este incremento ao acréscimo de 5,58 euros mensais de 2023, ou seja, mais 0,8% face aos 673 euros do rendimento mensal real, em 2022, considerando o bónus, dará um aumento de cerca de 4,43%.


- Mas o governo garantiu que o bónus somado à atualização de 4,43% daria uma subida de 8%, o previsto pela aplicação da fórmula.


Sim, o aumento será de 8% se excluirmos o bónus para efeitos de variação de rendimento. Ou seja, este ano, a pensão sobe 3,53% com o complemento de reforma e, em 2023, aumenta 4,43% se tivermos em conta apenas a prestação de 650 euros sem o complemento.


- Quantos pensionistas estão neste escalão de rendimentos?


Segundo a Pordata, em 2021, cerca de 1,6 milhões de reformados tinham uma pensão abaixo do salário mínimo que, naquele ano, era de 665 euros.


- Se o ganho real é inferior ao valor que vai aparecer no recibo, então o aumento previsto será inferior para todos os reformados?


O aumento no recibo será o previsto, o rendimento efetivo é que vai crescer menos do que o anunciado, porque o governo não teve em consideração o bónus de meia pensão nos rendimentos anuais líquidos de 2022 para determinar o aumento. Por isso, quando entregar a declaração de IRS em 2024 vai verificar que o ganho efetivo, em 2023 face a 2022, acabou por ser inferior.


Pensão de 650 euros tem mais 28 euros no recibo mas ganho real é de 5,58 euros. Saiba porquê (dinheirovivo.pt)

Comentários

Notícias mais vistas:

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

Já há rede móvel Digi na sua zona? Saiba já como pode ver

 Pelo país, há informações que a Digi está a trabalhar nas suas próprias infraestruturas de comunicações. Os testes à rede já começaram e já é inclusive possível saber se na sua zona já há cobertura da operadora romena. Como saber se já há rede Digi na sua zona? De acordo com informações que chegaram ao Pplware, a rede móvel Digi está neste momento identificada como 26802. Para saber se já há cobertura na sua zona, basta ir às Definições do seu smartphone > Rede Móvel e na seleção de rede tirar o visto de automático. Após esta alteração, deverá aparecer a lista de redes detetadas pelo seu smartphone. No iPhone ir a Definições > Dados Móveis > SIM (rede atual) > Seleção da rede No Android ir a Definições > Rede Móvel > Dados Móveis > Operadora > Desativar a seleção de rede automática A DIGI é uma empresa de telecomunicações com raízes na Roménia que atua principalmente na Europa, oferecendo serviços de comunicações móveis, Internet e TV. A empresa é conhecida por

Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar

 É uma forma de eliminar uma das pragas que pode ter em casa. Veja se resulta consigo. Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar Chegou a casa e tinha formigas em várias divisões? Podem ser uma praga difícil, mas nada que um truque simples não resolva. O 'website' HouseDigest diz que os paus de canela são perfeitos. É perto das janelas que os deve deixar para começar a ver resultados. Deverão ser postos nas zonas onde vê que as formigas são capazes de entrar. Ainda assim, o primeiro passo antes de colocá-los é passar um pano húmido para limpar a zona. Pode colocar um ou até dois paus de canela. O odor acaba por afastar as formigas de casa e torna-se um repelente eficaz. Um óleo com a mesma especiaria, seja caseiro ou não, também poderá ter um efeito semelhante. No caso dos paus, não precisa de os trocar com tanta frequência. Já se escolher o óleo de canela, convém repôr com alguma frequência para continuar a fazer efeito. Se ainda não coloca paus d