Avançar para o conteúdo principal

Nissan cria protótipo de linha de produção de baterias sólidas



O objetivo da Nissan é lançar um automóvel elétrico com baterias sólidas até 2028. Uma tecnologia que deverá representar um salto qualitativo assinalável para as baterias em termos de segurança, velocidade de carregamento, durabilidade e custo de produção.

Já se sabia que o desenvolvimento de baterias sólidas faz parte do plano Ambition 2030, que inclui uma série de iniciativas e opções estratégicas da Nissan para a eletrificação dos veículos, redução do impacto ambiental na produção e criação de soluções de economia circular.


Agora, com a revelação do protótipo de unidade de produção de baterias de estado sólido, a marca japonesa deu mais um passo para chegar à produção em série destas baterias. Uma tecnologia que, segundo muitos especialistas, poderá revolucionar o armazenamento de energia. Isto porque às baterias sólidas são atribuídas características como maior densidade energética (mais energia em menos peso), suporte para potências de carregamento mais elevadas (maior velocidade de carregamento), maior potência de saída (maior desempenho para o veículo), maior durabilidade e menor custo de produção.


O protótipo da linha de produção foi instalada no Centro de Investigação Nissan em Kanagawa.

As vantagens técnicas são uma consequência da arquitetura das baterias sólidas que, por usarem eletrólitos sólidos, deixa de ser possível surgirem as ‘dendrites’ entre os elétrodos, como pode acontecer nas baterias de iões de lítio tradicionais (eletrólitos líquidos ou de gel). Estas ‘dendrites’ são pequenos filamentos que, por exemplo, se podem desenvolver em consequência da aplicação de uma potência de carregamento elevada. E são estes filamentos que podem originar curto-circuitos – quando crescem ao ponto de ligar os dois elétrodos – e consequente sobreaquecimento e, no limite, incêndios. Ora, se não existir a possibilidade de surgirem estes filamentos, deixa de haver, em teoria, limites para aplicação de potência nas baterias (permite maior velocidade de carregamento). Uma outra consequência da ausência destas ‘dendrites’ é a maior durabilidade das baterias (mantêm mais capacidade de carga durante mais tempo).


Abaixo dos 100 dólares por kWh

De acordo com as previsões da Nissan, as baterias de estado sólido podem reduzir os custos para 75 dólares por kWh em 2028 e para 65 dólares por kWh. Um valor significativamente abaixo dos 100 dólares por kWh, um valor muitos vezes indicado como referência para permitir produzir carros elétricos com custos de fabrico similares aos dos carros com motores a gasolina ou gasóleo.


A Nissan anunciou que vai instalar a primeira linha piloto de produção em série de baterias sólidas na fábrica de Yokohama durante o ano fiscal de 2024.  


De acordo com o comunicado da Nissan “Espera-se que as baterias de estado sólido sejam uma tecnologia de mudança de paradigma para acelerar a popularidade dos automóveis de propulsão elétrica. Têm uma densidade energética de aproximadamente o dobro das baterias convencionais de iões de lítio, um tempo de carregamento significativamente mais curto devido ao desempenho superior dos processos de carga/descarga e um menor custo, graças à oportunidade de usar materiais menos dispendiosos. Com estes benefícios, a Nissan espera utilizar baterias de estado sólido numa vasta gama de segmentos de automóveis, incluindo camiões e pickups, tornando os seus automóveis elétricos ainda mais competitivos”


SÉRGIO MAGNO:

Exame Informática | Nissan cria protótipo de linha de produção de baterias sólidas (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

Já há rede móvel Digi na sua zona? Saiba já como pode ver

 Pelo país, há informações que a Digi está a trabalhar nas suas próprias infraestruturas de comunicações. Os testes à rede já começaram e já é inclusive possível saber se na sua zona já há cobertura da operadora romena. Como saber se já há rede Digi na sua zona? De acordo com informações que chegaram ao Pplware, a rede móvel Digi está neste momento identificada como 26802. Para saber se já há cobertura na sua zona, basta ir às Definições do seu smartphone > Rede Móvel e na seleção de rede tirar o visto de automático. Após esta alteração, deverá aparecer a lista de redes detetadas pelo seu smartphone. No iPhone ir a Definições > Dados Móveis > SIM (rede atual) > Seleção da rede No Android ir a Definições > Rede Móvel > Dados Móveis > Operadora > Desativar a seleção de rede automática A DIGI é uma empresa de telecomunicações com raízes na Roménia que atua principalmente na Europa, oferecendo serviços de comunicações móveis, Internet e TV. A empresa é conhecida por

Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar

 É uma forma de eliminar uma das pragas que pode ter em casa. Veja se resulta consigo. Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar Chegou a casa e tinha formigas em várias divisões? Podem ser uma praga difícil, mas nada que um truque simples não resolva. O 'website' HouseDigest diz que os paus de canela são perfeitos. É perto das janelas que os deve deixar para começar a ver resultados. Deverão ser postos nas zonas onde vê que as formigas são capazes de entrar. Ainda assim, o primeiro passo antes de colocá-los é passar um pano húmido para limpar a zona. Pode colocar um ou até dois paus de canela. O odor acaba por afastar as formigas de casa e torna-se um repelente eficaz. Um óleo com a mesma especiaria, seja caseiro ou não, também poderá ter um efeito semelhante. No caso dos paus, não precisa de os trocar com tanta frequência. Já se escolher o óleo de canela, convém repôr com alguma frequência para continuar a fazer efeito. Se ainda não coloca paus d