Avançar para o conteúdo principal

Investigadores ‘imprimem’ algoritmo de Inteligência Artificial em nano-ímanes



Cientistas do Los Alamos National Laboratory abrem caminho para uma nova espécie de Inteligência Artificial que pode assumir uma forma física

Investigadores do LANL (Los Alamos National Laboratory) anunciam ter conseguido produzir um ‘spin glass’ que consiste em nano-ímanes dispostos de forma a replicar uma rede neural. O ‘spin glass’ é uma rara forma de matéria e o conceito já foi aplicado anteriormente em modelos teóricos que descrevem o funcionamento do cérebro. Esta é a primeira vez que esta forma de matéria surge fisicamente e a replicar um algoritmo de IA.


O sistema do LANL envolve ímanes que ‘descobrem’ uma complexa configuração de alinhamento e desalinhamento entre si, com um mínimo de energia dispendida. Os ímanes são constituídos por finas camadas de ferro e níquel que atuam como magnetos, alternando os polos para gastar o mínimo de energia e são colocados de forma a corresponder com a estrutura de interações de uma rede neural, explica o IEEE.


A equipa, coordenada por Michael Saccone, criou a rede assente no modelo Hopfield de redes neurais que consiste em estados de neurónios definidos como ativos (valor 1) ou inativos (valor -1). Os neurónios aqui, no modelo Hopfield, olham para os valores uns dos outros e dependendo das suas ligações de inibição ou excitação, ‘decidem’ em que estado querem ficar no próximo passo. O conceito de memória associativa surge como fulcral neste tipo de soluções, porque é o que permite que a rede seja capaz de ligar dois ou mais padrões relacionados com um objeto. Na prática, isto significa que, por exemplo, se o sistema receber como input uma imagem parcial de um rosto, é capaz de se lembrar e fazer a reconstituição completa da face. Desta forma, o sistema não necessita de condições ideais de cenário para identificar uma memória, podendo fazê-lo com base em informação parcial.


Saconne explica que a abordagem da equipa de colocar hardware a servir de software, ou seja, fazer com que o algoritmo de IA assuma uma forma física, implica “mapear as funções de energia umas nas outras. Simplesmente, o estado de energia mais baixo no nosso sistema físico representa uma solução para outro problema análogo”. As vantagens passam por um baixo custo para movimentar informação e a paralelização inerente. Do lado das desvantagens, é mais difícil programar para este tipo de sistemas e a interface software-para-hardware não é padronizada.


A arquitetura física do algoritmo de nano-ímanes é complexa, com a informação a fluir constantemente e em todas as direções, em vez de ter uma abordagem de input para output passo a passo. “Isto demora algum tempo para um algoritmo sequencial simular, mas num sistema físico não há custo para a paralelização inerente (…) É o universo a fazer as suas coisas”, explica Saccone.


Exame Informática | Investigadores ‘imprimem’ algoritmo de Inteligência Artificial em nano-ímanes (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...

Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar!

 Close-up of a car engine focusing on the serpentine belt system with a warm light flare. A correia serpentina ou de transmissão do seu automóvel é um componente vital do motor. É responsável por fornecer energia a vários acessórios, incluindo o compressor do ar condicionado, a bomba da direção assistida e a bomba de água. A fonte dessa energia é a cambota, que gira à medida que os pistões no interior do motor se movem para cima e para baixo. Embora a correia de serpentina seja uma peça de equipamento bastante robusta, está sujeita a desgaste com o tempo. Mas quando saber que tem de a mudar? Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar! A maioria dos fabricantes recomenda a substituição da correia de transmissão a cada 60000 ou 100000 quilómetros. Isto dependendo da marca e do modelo e do estado da correia. No entanto, por vezes, estas correias degradam-se mais cedo do que deveriam ou são danificadas por contaminantes externos. Nestes casos, a correia pode falhar...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook