Avançar para o conteúdo principal

Enzima modificada desconstrói plástico em dias em vez de séculos



Investigadores criaram um método que permite desconstruir plástico em apenas uma semana e dar origem a matéria para novos produtos

Cientistas da Universidade do Texas criaram uma enzima modificada que precisa apenas de alguns dias para desconstruir plástico, acelerando e muito um processo que demora séculos. O feito foi possível devido à utilização de aprendizagem de máquina para perceber como criar melhor uma proteína de atuação rápida que consiga desconstruir os blocos de PET, a resina sintética usada em fibras e plásticos e que representa 12% do desperdício mundial.


O processo de depolimerização e repolimerização demora apenas alguns dias. Aqui, um catalisador separa os blocos constituintes do PET em monómeros originais para depois poderem ser usados como plástico ‘virgem’ e dar origem a outros produtos. “Assim que temos um monómero original, é como se estivéssemos a fazer plástico fresco de raiz, com o benefício de que já não temos de usar recursos petrolíferos adicionais”, conta ao Motherboard Hal Alper, autor do estudo.


Segundo esta equipa, este processo traz vantagens face à reciclagem tradicional pois “se fossemos derreter o plástico e depois remoldá-lo, começaríamos a perder a integridade em cada volta que passasse. Aqui, se conseguimos depolimerizar e depois quimicamente repolimerizar, estamos a fazer PET virgem de cada vez”.


Esta abordagem não é inédita, havendo já 19 enzimas distintas que se propõem comer o plástico para o desconstruir, com as descobertas a derivarem essencialmente de processos que ocorrem na natureza.


A vantagem do método proposto por Alper é que a enzima consegue atuar em 51 tipos difererentes de PET e atuar numa ampla gama de temperaturas e condições de pH, o que não acontece com os métodos anteriores. O FAST-PETase (acrónimo para functional, active, stable and tolerant PETase) foi criado por um algoritmo alimentado com 19000 estruturas de proteínas e que aprendeu a otimizar e reorganizar as posições dos aminoácidos de formas de PET existentes para novas estruturas.


Os desafios seguintes a que a equipa tem de responder passam por tornar a enzima transportável e que possa ser produzida à escala industrial.


Exame Informática | Enzima modificada desconstrói plástico em dias em vez de séculos (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

China desmantela 300 barragens para restaurar ecossistema do Yangtsé

 Foram removidas 300 das 357 barragens e desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas no rio Chishui, permitindo que espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. A China desmantelou 300 barragens e encerrou a maioria das centrais hidroelétricas no Chishui — um importante afluente do rio Yangtsé — para proteger espécies de peixes ameaçadas e restaurar o ecossistema, informou esta sexta-feira a imprensa oficial. De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, até dezembro foram removidas 300 das 357 barragens existentes no Chishui, também conhecido como rio Vermelho. Além disso, foram desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas, permitindo que várias espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. Com mais de 400 quilómetros de extensão, o Chishui atravessa as províncias de Yunnan, Guizhou e Sichuan, no sudoeste da China, sendo considerado pelos ecologistas como um dos últimos refúgios para espécies raras e end...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)