Avançar para o conteúdo principal

Enzima modificada desconstrói plástico em dias em vez de séculos



Investigadores criaram um método que permite desconstruir plástico em apenas uma semana e dar origem a matéria para novos produtos

Cientistas da Universidade do Texas criaram uma enzima modificada que precisa apenas de alguns dias para desconstruir plástico, acelerando e muito um processo que demora séculos. O feito foi possível devido à utilização de aprendizagem de máquina para perceber como criar melhor uma proteína de atuação rápida que consiga desconstruir os blocos de PET, a resina sintética usada em fibras e plásticos e que representa 12% do desperdício mundial.


O processo de depolimerização e repolimerização demora apenas alguns dias. Aqui, um catalisador separa os blocos constituintes do PET em monómeros originais para depois poderem ser usados como plástico ‘virgem’ e dar origem a outros produtos. “Assim que temos um monómero original, é como se estivéssemos a fazer plástico fresco de raiz, com o benefício de que já não temos de usar recursos petrolíferos adicionais”, conta ao Motherboard Hal Alper, autor do estudo.


Segundo esta equipa, este processo traz vantagens face à reciclagem tradicional pois “se fossemos derreter o plástico e depois remoldá-lo, começaríamos a perder a integridade em cada volta que passasse. Aqui, se conseguimos depolimerizar e depois quimicamente repolimerizar, estamos a fazer PET virgem de cada vez”.


Esta abordagem não é inédita, havendo já 19 enzimas distintas que se propõem comer o plástico para o desconstruir, com as descobertas a derivarem essencialmente de processos que ocorrem na natureza.


A vantagem do método proposto por Alper é que a enzima consegue atuar em 51 tipos difererentes de PET e atuar numa ampla gama de temperaturas e condições de pH, o que não acontece com os métodos anteriores. O FAST-PETase (acrónimo para functional, active, stable and tolerant PETase) foi criado por um algoritmo alimentado com 19000 estruturas de proteínas e que aprendeu a otimizar e reorganizar as posições dos aminoácidos de formas de PET existentes para novas estruturas.


Os desafios seguintes a que a equipa tem de responder passam por tornar a enzima transportável e que possa ser produzida à escala industrial.


Exame Informática | Enzima modificada desconstrói plástico em dias em vez de séculos (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

Já há rede móvel Digi na sua zona? Saiba já como pode ver

 Pelo país, há informações que a Digi está a trabalhar nas suas próprias infraestruturas de comunicações. Os testes à rede já começaram e já é inclusive possível saber se na sua zona já há cobertura da operadora romena. Como saber se já há rede Digi na sua zona? De acordo com informações que chegaram ao Pplware, a rede móvel Digi está neste momento identificada como 26802. Para saber se já há cobertura na sua zona, basta ir às Definições do seu smartphone > Rede Móvel e na seleção de rede tirar o visto de automático. Após esta alteração, deverá aparecer a lista de redes detetadas pelo seu smartphone. No iPhone ir a Definições > Dados Móveis > SIM (rede atual) > Seleção da rede No Android ir a Definições > Rede Móvel > Dados Móveis > Operadora > Desativar a seleção de rede automática A DIGI é uma empresa de telecomunicações com raízes na Roménia que atua principalmente na Europa, oferecendo serviços de comunicações móveis, Internet e TV. A empresa é conhecida por

Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar

 É uma forma de eliminar uma das pragas que pode ter em casa. Veja se resulta consigo. Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar Chegou a casa e tinha formigas em várias divisões? Podem ser uma praga difícil, mas nada que um truque simples não resolva. O 'website' HouseDigest diz que os paus de canela são perfeitos. É perto das janelas que os deve deixar para começar a ver resultados. Deverão ser postos nas zonas onde vê que as formigas são capazes de entrar. Ainda assim, o primeiro passo antes de colocá-los é passar um pano húmido para limpar a zona. Pode colocar um ou até dois paus de canela. O odor acaba por afastar as formigas de casa e torna-se um repelente eficaz. Um óleo com a mesma especiaria, seja caseiro ou não, também poderá ter um efeito semelhante. No caso dos paus, não precisa de os trocar com tanta frequência. Já se escolher o óleo de canela, convém repôr com alguma frequência para continuar a fazer efeito. Se ainda não coloca paus d