Avançar para o conteúdo principal

Centro de dados no Japão também está a criar enguias


ullstein bild


Instalação da White Data Center (WDC) no Japão transformou os tanques de água usada no arrefecimento do centro de dados num viveiro de enguias. Os animais criados vão ser vendidos e há um enorme potencial de receita

Aempresa japonesa White Data Center (WDC) é prolífica em experimentar e aplicar ideias pouco usuais no segmento. Um dos projetos que avançou foi a utilização de neve como fonte de matéria para arrefecimento dos centros de dados, numa tentativa de reduzir custos e a pegada ecológica. Agora, a empresa aventurou-se na criação de enguias precisamente nesses tanques que estão cheios de neve derretida em água.


As mais de 1700 enguias jovens que foram trazidas inicialmente foram colocadas em tanques de água que, depois de arrefecer os sistemas, atinge os 33 graus centígrados, temperatura considerada ideal para a criação destes animais. Depois de terem sido experimentadas criações de várias outras espécies de animais e de plantas, as enguias acabaram por ‘vencer’ e a população cresceu para cerca de 6000 indivíduos. A WDC quer vendê-las quando atingirem as 250 gramas de peso e espera chegar às 300 mil unidades vendidas até ao fim de 2023. Os preços deste ‘ouro branco’, como são conhecidas as enguias japonesas, passa os 26 mil euros por quilo, lembra o Tom’s Hardware, pelo que o potencial de receita deste negócio paralelo é considerável.


Considerando ainda que as enguias são capazes de produzir choques elétricos, é fácil também imaginar um outro projeto paralelo no qual a WDC experimente colocar baterias para recolher essa energia e conseguir assim uma fonte alternativa para alimentação elétrica das suas instalações.


Este não é o primeiro caso de uma empresa tecnológica a enveredar por negócios que nada têm a ver com tecnologia: a Huawei, por exemplo, virou recentemente os algoritmos de Inteligência Artificial para a criação de porcos, embora não estivesse ativamente a criá-los nos seus edifícios.


Exame Informática | Centro de dados no Japão também está a criar enguias (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Componentes baratos para PC? Estas são as armadilhas a evitar!

  Com as placas gráficas a preços cada vez mais altos, apesar de pouco ou nada mudarem de um ano para o outro, é normal tentar cortar nos outros componentes quando se monta um PC gaming. Mas atenção: o barato pode sair caro! Poupanças mal pensadas em peças como motherboard, memória, PSU ou até a caixa, podem transformar um setup promissor numa máquina cheia de problemas. Aqui ficam 7 sinais de alerta que deves ter em conta antes de carregar no “comprar”. 1. CPUs dual-core Há 20 anos eram topo de gama. Hoje, são… fósseis tecnológicos. - Advertisement - Processadores com dois núcleos ou apenas 4 threads estão muito abaixo do mínimo aceitável para 2025, e pior ainda se quiser montar uma máquina capaz de aguentar alguns anos. No mínimo, olha para um Intel Core i3-12100F ou um AMD Ryzen 5 5500, ambos muito mais equilibrados. Se o orçamento apertar, o Ryzen 5 5600G traz gráficos integrados decentes para aguentar enquanto não compras uma gráfica dedicada. 2. RAM single-channel Colocar só ...