Avançar para o conteúdo principal

Diplomata ucraniano 'comemora' explosão na ponte da Crimeia: “A manter a Vasco da Gama como a ponte mais longa da Europa”


Paulo Carrico/LUSA


 Sergiy Kyslytsya, o diplomata que representa a Ucrânia nas Nações Unidas, partilhou um vídeo no Twitter da explosão ocorrida na Ponte da Crimeia, acompanhado de uma referência à ponte lisboeta.



Cátia Rocha


Durante dez anos, a Vasco da Gama foi a ponte mais longa da Europa, com 12 km. Foi ultrapassada em 2018 pela ponte da Crimeia, com 18 km.


A explosão na ponte da Crimeia, que este sábado danificou uma parte daquela que é a ponte mais longa da Europa, está a gerar várias referências à ponte Vasco da Gama nas redes sociais. Em algumas mensagens, há inclusive quem dê os “parabéns” a Lisboa por voltar a ter a ponte mais longa e intacta da Europa.



O diplomata ucraniano Sergiy Kyslytsya, que representa o país nas Nações Unidas, foi uma das pessoas que fez a referência no Twitter. Numa publicação deste sábado, partilha um vídeo de Vladimir Putin a contar até três, contagem que termina com imagens da impressionante explosão deste sábado.


Keeping the Vasco da Gama Bridge in Lisbon the longest bridge in Europe… pic.twitter.com/S5zEY9rLt7


— Sergiy Kyslytsya (@SergiyKyslytsya) October 8, 2022


As imagens são acompanhadas da descrição “a manter a ponte Vasco da Gama, em Lisboa, como ponte mais longa da Europa…”. Inaugurada em 1998, a Vasco da Gama, que atravessa o rio Tejo e liga o Montijo a Lisboa, foi durante anos a ponte mais longa do velho continente, com uma extensão de 12 quilómetros.


Com a inauguração da ponte da Crimeia, em 2018, a Vasco da Gama foi ultrapassada. O chamado “milagre” de Vladimir Putin, que é também visto como um símbolo da ocupação de Moscovo na região da Crimeia, tem uma extensão total de 18 quilómetros.


“Parabéns a Lisboa. A ponte Vasco da Gama é outra vez a ponte mais longa da Europa”, escreveu no Twitter outro utilizador.


A ponte da Crimeia tem um tabuleiro rodoviário e outro ferroviário. Apesar de ter sido atingida, continua a ser efetivamente a ponte mais longa da Europa. Mas há já quem se foque numa questão específica: a Vasco da Gama é a ponte mais longa intacta da Europa.


Wikipédia: Vasco da Gama é a “ponte intacta mais longa da Europa”

A explosão está a motivar diferentes informações na Wikipédia. Na página da enciclopédia de livro acesso em português, é referido que a Vasco da Gama “é a mais longa ponte da União Europeia e, desde 8 de Outubro de 2022, é a novamente a ponte mais longa da Europa, após a Ponte da Crimeia ter sido destruída”.


Na página em português, já se considera a Vasco da Gama “novamente a ponte mais longa da Europa”.


Já na página em inglês, é descrita como a “segunda ponte mais longa da Europa, além da ponte da Crimeia, a ponte mais longa da União Europeia e a ponte mais longa totalmente intacta da Europa”.


Diplomata ucraniano ‘comemora’ explosão na ponte da Crimeia: “A manter a Vasco da Gama como a ponte mais longa da Europa” – Observador

Comentários

Notícias mais vistas:

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...

Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar!

 Close-up of a car engine focusing on the serpentine belt system with a warm light flare. A correia serpentina ou de transmissão do seu automóvel é um componente vital do motor. É responsável por fornecer energia a vários acessórios, incluindo o compressor do ar condicionado, a bomba da direção assistida e a bomba de água. A fonte dessa energia é a cambota, que gira à medida que os pistões no interior do motor se movem para cima e para baixo. Embora a correia de serpentina seja uma peça de equipamento bastante robusta, está sujeita a desgaste com o tempo. Mas quando saber que tem de a mudar? Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar! A maioria dos fabricantes recomenda a substituição da correia de transmissão a cada 60000 ou 100000 quilómetros. Isto dependendo da marca e do modelo e do estado da correia. No entanto, por vezes, estas correias degradam-se mais cedo do que deveriam ou são danificadas por contaminantes externos. Nestes casos, a correia pode falhar...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook