Avançar para o conteúdo principal

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi libertado



Identidade das duas gémeas, conhecidas como Lulu e Nana, continua em segredo. Dois investigadores pediram ao governo chinês, em fevereiro, que fosse criada uma comissão de acompanhamento às crianças alvo de uma experiência de edição genética


He Jiankui, o cientista chinês que anunciou ter criado os primeiros bebés geneticamente modificados, foi libertado após cumprir três anos de prisão. A confirmação da libertação foi feita por pessoas próximas do cientista chinês, que chegou mesmo a atender uma chamada feita pela publicação MIT Technology Review, que avança a notícia. “Não é conveniente falar agora”, disse He Jiankui, antes de desligar.


O caso remonta a 2018, quando He Jiankui anunciou, numa conferência em Hong Kong, terem nascido duas bebés gémeas – apelidadas de Lulu e Nana –, cujo ácido desoxirribonucleico (ADN) – o composto orgânico que armazena as instruções genéticas de todos os seres vivos – tinha sido modificado. De acordo com os dados apresentados por He Jiankui, os bebés foram concebidos através de fertilização in vitro e a edição genética foi feita recorrendo a um sistema conhecido por Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas (CRISPR no acrónimo em inglês), que permite editar o ADN e que terá sido suficiente para ‘desativar’ o gene que o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), responsável pela SIDA, usa para entrar nas células do corpo.


A real identidade das crianças ainda não é conhecida e, na China, dois investigadores de bioética pediram ao governo local para que fosse criado um programa de acompanhamento à saúde dos chamados “bebés CRISPR”. Os investigadores querem perceber se as crianças poderão ter erros genéticos, como consequência da experiência feita por He Jiankui, compreender o impacto que tal poderá ter na saúde das crianças e se os erros genéticos poderão ser passados a futuras gerações.


Segundo a MIT Technology Review, ainda não é certo se He tenciona regressar à investigação científica. No entanto, desde a sua libertação, que o cientista chinês tem estado em contacto com membros das suas redes de investigação na China e também fora do país. O biofísico foi descrito por pessoas que o conhecem como idealista, ingénuo e ambicioso, e acreditava que com esta experiência tinha criado uma forma de controlar a epidemia do VIH, uma descoberta que ambicionava poder ser candidata a um prémio Nobel.


He Jiankui foi detido em 2019, ano no qual acabaria por ser condenado por um tribunal da província chinesa de Schenzhen. O tribunal chinês considerou na época que He Jiankui e outros dois reús – Zhang Renli e Qin Jinzhou – “violaram deliberadamente a regulação nacional das investigações científicas e médicas, e passaram o limite da ética científica e médica”, acusando-os ainda de procurarem “fama e lucro”.


Ficou ainda provado, segundo a decisão do tribunal, que o investigador falsificou documentos de aprovação de conselhos de ética para conseguir recrutar casais para a experiência. Aos pais das crianças – o pai tinha de ser portador do VIH e a mãe não – o cientista dizia que queria prevenir infeções do vírus responsável SIDA nos recém-nascidos.


Eben Kirksey, professor australiano e autor do livro The Mutant Project, dedicado ao caso dos bebés geneticamente modificados, adiantou à publicação norte-americana que foram prometidos seguros de saúde para as crianças, mas que depois do caso ganhar mediatismo e da controvérsia que gerou, os tais seguros nunca foram providenciados e as contas médicas relacionadas com as crianças também nunca foram pagas.


Durante o julgamento, ficou também provado que He Jiankui editou geneticamente um terceiro bebé, que nasceu em 2019


Exame Informática | Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi libertado (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

Já há rede móvel Digi na sua zona? Saiba já como pode ver

 Pelo país, há informações que a Digi está a trabalhar nas suas próprias infraestruturas de comunicações. Os testes à rede já começaram e já é inclusive possível saber se na sua zona já há cobertura da operadora romena. Como saber se já há rede Digi na sua zona? De acordo com informações que chegaram ao Pplware, a rede móvel Digi está neste momento identificada como 26802. Para saber se já há cobertura na sua zona, basta ir às Definições do seu smartphone > Rede Móvel e na seleção de rede tirar o visto de automático. Após esta alteração, deverá aparecer a lista de redes detetadas pelo seu smartphone. No iPhone ir a Definições > Dados Móveis > SIM (rede atual) > Seleção da rede No Android ir a Definições > Rede Móvel > Dados Móveis > Operadora > Desativar a seleção de rede automática A DIGI é uma empresa de telecomunicações com raízes na Roménia que atua principalmente na Europa, oferecendo serviços de comunicações móveis, Internet e TV. A empresa é conhecida por

Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar

 É uma forma de eliminar uma das pragas que pode ter em casa. Veja se resulta consigo. Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar Chegou a casa e tinha formigas em várias divisões? Podem ser uma praga difícil, mas nada que um truque simples não resolva. O 'website' HouseDigest diz que os paus de canela são perfeitos. É perto das janelas que os deve deixar para começar a ver resultados. Deverão ser postos nas zonas onde vê que as formigas são capazes de entrar. Ainda assim, o primeiro passo antes de colocá-los é passar um pano húmido para limpar a zona. Pode colocar um ou até dois paus de canela. O odor acaba por afastar as formigas de casa e torna-se um repelente eficaz. Um óleo com a mesma especiaria, seja caseiro ou não, também poderá ter um efeito semelhante. No caso dos paus, não precisa de os trocar com tanta frequência. Já se escolher o óleo de canela, convém repôr com alguma frequência para continuar a fazer efeito. Se ainda não coloca paus d