Avançar para o conteúdo principal

Nanocar Race II: Conheça a molécula que venceu a “mais pequena corrida de carros do mundo”



Em Toulouse, França, oito equipas competem para ter a molécula capaz de percorrer a maior distância ao longo de 24 horas. O vencedor deste ano percorreu um mícron, ou seja, um milionésimo de metro

Cada uma das oito equipas da Nanocar Race II apresentou um carro que, na prática, é uma molécula. O objetivo da “mais pequena corrida de carros do mundo” é colocar as moléculas a percorrer a maior distância possível. Na edição deste ano, venceu a C64H22CuF6N4 , com três nanometros de comprimento por um de largura, e que percorreu mais de um mícron, uma milionésima parte de um metro, em 24 horas.


A equipa vencedora em distância percorrida, a NIMS-MANA do Japão, é liderada por Jonathan Hill, que se congratulou pelo resultado e mostrando-se surpreendido pelo desempenho: “Não esperávamos terminar no top 3 desta vez”, cita o ArsTechnica.


O carro molecular da NIMS-MANA


O veículo da NIMS-MANA percorreu 1054 nanómetros num circuito fechado, mas uma equipa espanhola, a NANOHISPA, percorreu 678 nanómetros numa trajetória única, completou 54 voltas, cobrindo a maior área. Ambas as equipas partilharam o primeiro lugar na competição.


Este ano teve palco a segunda edição deste evento, nos dias 24 e 25 de março, depois da estreia em 2017. Cada carro em competição tinha entre 100 a 1000 átomos, sendo uma molécula complexa e na qual é possível distinguir a frente e a traseira claramente. No caso da equipa vencedora, das dez moléculas preparadas para a corrida, a escolhida foi uma de 97 átomos.


A corrida propriamente dita aconteceu numa superfície de ouro com linhas em ziguezague com quatro a seis nanómetros e cada ‘carro’ foi alimentado com um impulso elétrico suave transmitido pela ponta de um microscópio STM (de scanning tunneling microscope). O aparelho era usado também para analisar e transmitir imagem da posição do ‘carro’ à medida que se movia na superfície, mantida a vácuo e a uma temperatura de -268 graus centígrados.


Os carros estavam nas instalações das oito equipas e foram controlados remotamente a partir das instalações da corrida, em Toulouse. “Tomamos medidas adicionais para garantir que a rede estava segura contra hackers”, explica Christian Joachim, diretor da corrida.


Na equipa vencedora, Shigeki Kawai esteve ao volante o tempo todo, com os três restantes elementos da equipa a analisarem e a processarem os dados recolhidos para ilustrar quanto o carro se tinha movido a cada momento.


Exame Informática | Nanocar Race II: Conheça a molécula que venceu a “mais pequena corrida de carros do mundo” (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...