Avançar para o conteúdo principal

Queda do preço das baterias leva à diminuição do uso de gás


Papel do gás no sistema elétrico em perigo devido à queda do preço das baterias

O uso de baterias para armazenamento de energia tem vindo a aumentar rapidamente, muito devido à diminuição dos custos das baterias (ver gráfico abaixo). Uma queda de preços que está mais rápida comparativamente aos mercados da energia eólica e solar.


Comparativo custos sistemas de energias renováveis
Comparativo custos sistemas de energias renováveis

Facto que tem vindo a fazer com que as baterias venham a ocupar, pouco a pouco, o lugar do gás no sistema elétrico, pois a empresas que trabalham com gás estão a optar por trocar para baterias para armazenar eletricidade e instalar sistemas fotovoltaicos.

AGL Energy é um desses exemplos. No passado mês de setembro, disse que a queda do custo das baterias de armazenamento de eletricidade justifica a troca da rede de gás.

E a realidade é que o gás está em dificuldades para competir com as baterias, isto numa altura em que o preço do m3 de gás está em mínimos históricos.

Quando os preços do gás voltaram a recuperar, já não terão possibilidade de competir com estas novas formas de produção e armazenamento de energia. Assim, a deflação dos preços fará com que a curto prazo as baterias tenham um papel ainda mais importante no sistema elétrico à custa do gás!

A AGL assumiu o compromisso em 2020 da descarbonização, com respetivo investimento nas energias renováveis e integração de eletricidade. A empresa tem novos e grandes planos para instalar baterias novas para complementar as suas operações de produção de energia.

Assim, a AGL vai instalar até 1200MW de capacidade de armazenamento em baterias para dar resposta à procura até 2024, está ainda a reter os bónus dos CEOs para atingir os objetivos de energia limpa na empresa.

Apresentou ainda planos de investimento iniciais para uma nova bateria até 500MW na sua central a carvão em Hunter Valley, Nova Gales do Sul. Há ainda planos para a construção de uma bateria de 150MWh após o encerramento da central em 2023. Mais, na sua atual central elétrica a gás em Torrens Island, a AGL está a preparar a instalação de uma bateria de 100-150MWh!

A empresa conta ainda adicionar uma bateria de 100-150MWh no seu parque solar Wandoan em Queensland, e 200-400MWh de capacidade em quatro projetos associados ao Grupo Maoneng, além de uma bateria de 50-100MWh no parque solar Sunraysia em Nova Gales do Sul.

Queda do preço das baterias nos EUA

Também nos EUA estão a começar a surgir projetos de armazenamento a grande escala que rivalizam com as fábricas a gás.

Um desses projetos é o da Vistra Energy, que obteve a aprovação para expandir um sistema de armazenamento de energia na sua central a gás em Moss Landing, California entre 1500-6000MWh.

A maior bateria da atualidade do mundo pertence a Hornsdale Big Battery no Sul da Austrália. Com um tamanho de 150-193MW. Hornsdale tem 10% mais de potência e 3% mais de duração que a nova bateria Vistra, que será a maior bateria do mundo.

A gestora de ativos Capital Dynamics firmou um acordo com a elétrica americana Tenaska, acordo que visa o desenvolvimneot de uma carteira de nove projetos de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) um pouco por toda a Califórnia. No total os projetos proporcionarão cerca de 2000MW de eletricidade. Um investimento que não tem precedentes!

Também nos EUA, a PG&E, pediram a aprovação de cinco projetos de armazenamento de energia num total de 423MW, cerca de 1,7GWh, num documento apresentador à Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC). Os projetos visão a integração de mais energia limpa a partir de fontes de renováveis ao mesmo tempo que garantem a fiabilidade futura do sistema elétrico.

Entretanto na Austrália, já se investe em baterias para a rede. Depois do grande sucesso das baterias Tesla no projeto Hornsdale Power Reserve, o investidor francês em energias renováveis, Neonen, planeia o desenvolvimento de um novo sistema de armazenamento de baterias até 600MW próximo de Geelong. O projeto, denominado “Victoria Big Battery” quadruplicará o tamanho da giga bateria da Tesla no Sul da Austrália.

E a empresa não para… a 20 de agosto, Neoen apresentou planos para um parque eólico e solar com uma bateria 10 vezes maior que a grande bateria de Hornsdale. O projeto Goyder South, no Sul da Austrália propõe 1200MW de energia eólica, 600MW de energia fotovoltaica e uma bateria de 900-1800MWh, que ofusca a grande bateria de Hornsdale!

Este tipo de projetos híbridos, excluem por completo o uso de gás e começam a perfilar-se como o futuro do sistema elétrico. As baterias à escala da rede começam a ser uma característica do mercado de energia, tanto na Austrália, como nos EUA, e a curto prazo será na Europa!

Mais, a curto prazo as baterias à escala de rede não substituirão totalmente o papel do gás no sistema elétrico, mas sim, uma grande parte deste no mercado. 


https://www.portal-energia.com/preco-das-baterias/

Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédia, a

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade veio d

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)