Solução que está a ser explorada pela Microsoft pretende conferir mais realismo às experiências de Realidade Virtual e dois comandos podem ser usados em simultâneo, dando a sensação de se pegar num objeto com as duas mãos
O controlador Haptic PIVOT ainda está numa fase inicial nos laboratórios da Microsoft e representa uma tentativa de tornar as experiências de Realidade Virtual mais imersivas e realistas. Este controlador, com um design inovador, é um manípulo motorizado com fixação na zona do pulso e que transmite feedback háptico ao utilizador para lhe dar a sensação de pegar e largar objetos.
O manípulo tem sensores capacitativos que lhe permitem detetar o que o utilizador está a fazer e como se está a mover, conseguindo ajustar de forma sincronizada o movimento com o que se está a ver no ecrã. O Engadget explica que podem ser usados dois destes controladores em simultâneo, um em cada mão, para dar a sensação de que se está a segurar um objeto com as duas mãos.
A Microsoft refere que o design retrátil do manípulo (quando não está em uso) permite que seja usado em conjunto com um teclado e um rato. “O inserir do formato ou design de pulso no nosso catálogo confere uma oportunidade para disponibilizar um vasto leque de ações sem ter de interferir com o ambiente físico envolvente do jogador”, escreve a equipa responsável pelo desenvolvimento.
Nesta fase, o Haptic PIVOT ainda é um projeto de investigação e que pode nem sequer chegar ao mercado, mas pode servir pelo menos de inspiração para outras empresas criarem soluções semelhantes.
Comentários
Enviar um comentário