Será que é desta que os carros voadores vão enxamear os céus das grandes cidades como nos filmes futuristas Blade Runner – Perigo Iminente, O 5.º Elemento ou Regresso ao Futuro 2?
Essa visão pode estar cada vez mais próxima, agora que o PAL-V Liberty passou nos rigorosos testes de homologação europeus para circular legalmente na estrada.
A licença foi conseguida há semanas pelo fabricante holandês da máquina voadora, concluindo com sucesso o extenso programa de testes em pista iniciado em Fevereiro.já o pré-encomendaram.
Segundo a fabricante holandesa, as reservas para o PAL-V Liberty estão a crescer para além das expectativas, apesar do elevado preço para versão base Sport Edition: 342.225 euros!
Já a variante Pioneer Edition, com mais valências e um nível de equipamento mais rico, é avançado por quase 514 mil euros.
Curioso é o facto de 80% das pré-encomendas terem sido feitas por clientes que não têm brevê para poderem voar. Razão porque um largo número deles está já ter lições de voo em giroplano na FlyDrive Academy da PAL-V.
Com apenas 664 quilos de peso e capacidade para duas pessoas, o PAL-V Liberty está equipado com um motor a gasolina que desenvolve 101 cv e consome 7,6 litros por cada 100 quilómetros, para uma autonomia de 1.315 quilómetros.
A velocidade máxima em estrada não supera os 160 km/hora, enquanto a aceleração até aos 100 km/hora é inferior a nove segundos.
Já em voo, a potência do motor sobe para 203 cv para uma velocidade máxima de 180 km/hora, sendo de 160 km/hora a velocidade de cruzeiro e a autonomia no ar de 400 a 500 quilómetros.
Para levantar voo, o PAL-V Liberty precisa de 330 metros de terreno livre, bastando-lhe 30 metros para aterrar em segurança.
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