Avançar para o conteúdo principal

PAL-V Liberty: carro voador já pode acelerar na estrada... antes de levantar voo!



Será que é desta que os carros voadores vão enxamear os céus das grandes cidades como nos filmes futuristas Blade Runner – Perigo Iminente, O 5.º Elemento ou Regresso ao Futuro 2?


PAL-V Liberty: carro voador já pode acelerar na estrada... antes de levantar voo!

Essa visão pode estar cada vez mais próxima, agora que o PAL-V Liberty passou nos rigorosos testes de homologação europeus para circular legalmente na estrada.

A licença foi conseguida há semanas pelo fabricante holandês da máquina voadora, concluindo com sucesso o extenso programa de testes em pista iniciado em Fevereiro.já o pré-encomendaram.

PAL-V Liberty: carro voador já pode acelerar na estrada... antes de levantar voo!

Segundo a fabricante holandesa, as reservas para o PAL-V Liberty estão a crescer para além das expectativas, apesar do elevado preço para versão base Sport Edition: 342.225 euros!

Já a variante Pioneer Edition, com mais valências e um nível de equipamento mais rico, é avançado por quase 514 mil euros.

Curioso é o facto de 80% das pré-encomendas terem sido feitas por clientes que não têm brevê para poderem voar. Razão porque um largo número deles está já ter lições de voo em giroplano na FlyDrive Academy da PAL-V.

Com apenas 664 quilos de peso e capacidade para duas pessoas, o PAL-V Liberty está equipado com um motor a gasolina que desenvolve 101 cv e consome 7,6 litros por cada 100 quilómetros, para uma autonomia de 1.315 quilómetros.

A velocidade máxima em estrada não supera os 160 km/hora, enquanto a aceleração até aos 100 km/hora é inferior a nove segundos.

Já em voo, a potência do motor sobe para 203 cv para uma velocidade máxima de 180 km/hora, sendo de 160 km/hora a velocidade de cruzeiro e a autonomia no ar de 400 a 500 quilómetros.

Para levantar voo, o PAL-V Liberty precisa de 330 metros de terreno livre, bastando-lhe 30 metros para aterrar em segurança. 


https://www.aquelamaquina.pt/novos-modelos/detalhe/pal-v-liberty-carro-voador-ja-pode-acelerar-na-estrada.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Bilionário da Binance prepara seu ‘segundo ato’ após perdão presidencial de Trump

  Dois anos depois de se declarar culpado e acertar um acordo com autoridades americanas, Changpeng Zhao, o CZ, tem buscado recuperar o protagonismo no mercado cripto. Grande objetivo é ampliar o papel da Binance no mercado dos EUA Bilionário da Binance prepara seu ‘segundo ato’ após perdão presidencial de Trump | Changpeng Zhao: perdão presidencial encerra uma trajetória de reabilitação para o empresário de 48 anos. (Foto: David Ryder/Bloomberg) (Bloomberg/David Ryder) Bloomberg — Horas depois de receber um perdão presidencial de Donald Trump, o bilionário  Changpeng Zhao , cofundador da  Binance , publicou uma mensagem de agradecimento em pleno voo — e sinalizou novas ambições para a maior exchange de  criptomoedas  do mundo. “Sou profundamente grato pelo perdão de hoje e ao presidente Trump por manter o compromisso dos Estados Unidos com a justiça, a inovação e o equilíbrio”, escreveu Zhao na rede social X (ex-Twitter). “Faremos tudo o que estiver ao nosso al...