Avançar para o conteúdo principal

Portugueses criam ferramenta de análise automática de raio-X para avaliar evolução de doentes com Covid-19

 Um grupo de trabalho com especialistas do INESCTEC e do setor da saúde criou um sistema de diagnóstico assistido por computador que identifica características radiológicas da Covid-19 em imagensde raio-X torácico



O projeto CXR-AI4COVID-19 foi criado por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em colaboração com médicos radiologistas, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) e da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte). A equipa desenvolveu uma ferramenta assistida por computador que avalia a evolução do estado de saúde dos doentes Covid-19 com base em imagens de raio-X do tórax e que pode ser usada como segunda opinião para radiologistas e outros clínicos não especialistas na análise destas imagens.


As manifestações da Covid-19 no sistema respiratório podem ser detetadas com precisão quando presentes, daí que este tipo de ferramentas pode ajudar a avaliar a evolução da doença nestes pacientes. O algoritmo assenta em métodos de aprendizagem profunda e aprende automaticamente as características mais relevantes da imagem para o diagnóstico. Com dados suficientes, depois da análise de uma grande quantidade de imagens, o sistema apreende as características gerais e representativas da patologia permitindo o diagnóstico automático, explica o comunicado de imprensa.


Apesar de já existirem diversos estudos sobre a utilização de sistemas de apoio ao diagnóstico médico nestas situações, a sua aplicabilidade clínica ainda não tinha sido testada. Nesta iniciativa, foi feita uma simulação de ambiente clínico para teste dos modelos desenvolvidos. Segundo Aurélio Campilho, investigador do INESC TEC e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), “esta validação revelou que o sistema consegue aprender diretamente com os radiologistas, melhorando a deteção de manifestações Covid-19”.


“Neste momento, estamos a avaliar a possibilidade de essa ferramenta ser testada no CHVNGE, onde poderá contribuir como uma segunda opinião de fácil interpretação em relação à presença de manifestações de Covid-19 em imagens de raio-X do tórax e, assim, ajudar no combate à pandemia”, complementa Pedro Sousa, médico radiologista do CHVNGE.


O projeto durou cinco meses e foi financiado pela linha RESEARCH4COVID-19 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 29 mil euros.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2020-12-11-portugueses-criam-ferramenta-de-analise-automatica-de-raio-x-para-avaliar-evolucao-de-doentes-com-covid-19/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Bilionário da Binance prepara seu ‘segundo ato’ após perdão presidencial de Trump

  Dois anos depois de se declarar culpado e acertar um acordo com autoridades americanas, Changpeng Zhao, o CZ, tem buscado recuperar o protagonismo no mercado cripto. Grande objetivo é ampliar o papel da Binance no mercado dos EUA Bilionário da Binance prepara seu ‘segundo ato’ após perdão presidencial de Trump | Changpeng Zhao: perdão presidencial encerra uma trajetória de reabilitação para o empresário de 48 anos. (Foto: David Ryder/Bloomberg) (Bloomberg/David Ryder) Bloomberg — Horas depois de receber um perdão presidencial de Donald Trump, o bilionário  Changpeng Zhao , cofundador da  Binance , publicou uma mensagem de agradecimento em pleno voo — e sinalizou novas ambições para a maior exchange de  criptomoedas  do mundo. “Sou profundamente grato pelo perdão de hoje e ao presidente Trump por manter o compromisso dos Estados Unidos com a justiça, a inovação e o equilíbrio”, escreveu Zhao na rede social X (ex-Twitter). “Faremos tudo o que estiver ao nosso al...