Avançar para o conteúdo principal

Portugueses criam ferramenta de análise automática de raio-X para avaliar evolução de doentes com Covid-19

 Um grupo de trabalho com especialistas do INESCTEC e do setor da saúde criou um sistema de diagnóstico assistido por computador que identifica características radiológicas da Covid-19 em imagensde raio-X torácico



O projeto CXR-AI4COVID-19 foi criado por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em colaboração com médicos radiologistas, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) e da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte). A equipa desenvolveu uma ferramenta assistida por computador que avalia a evolução do estado de saúde dos doentes Covid-19 com base em imagens de raio-X do tórax e que pode ser usada como segunda opinião para radiologistas e outros clínicos não especialistas na análise destas imagens.


As manifestações da Covid-19 no sistema respiratório podem ser detetadas com precisão quando presentes, daí que este tipo de ferramentas pode ajudar a avaliar a evolução da doença nestes pacientes. O algoritmo assenta em métodos de aprendizagem profunda e aprende automaticamente as características mais relevantes da imagem para o diagnóstico. Com dados suficientes, depois da análise de uma grande quantidade de imagens, o sistema apreende as características gerais e representativas da patologia permitindo o diagnóstico automático, explica o comunicado de imprensa.


Apesar de já existirem diversos estudos sobre a utilização de sistemas de apoio ao diagnóstico médico nestas situações, a sua aplicabilidade clínica ainda não tinha sido testada. Nesta iniciativa, foi feita uma simulação de ambiente clínico para teste dos modelos desenvolvidos. Segundo Aurélio Campilho, investigador do INESC TEC e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), “esta validação revelou que o sistema consegue aprender diretamente com os radiologistas, melhorando a deteção de manifestações Covid-19”.


“Neste momento, estamos a avaliar a possibilidade de essa ferramenta ser testada no CHVNGE, onde poderá contribuir como uma segunda opinião de fácil interpretação em relação à presença de manifestações de Covid-19 em imagens de raio-X do tórax e, assim, ajudar no combate à pandemia”, complementa Pedro Sousa, médico radiologista do CHVNGE.


O projeto durou cinco meses e foi financiado pela linha RESEARCH4COVID-19 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 29 mil euros.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2020-12-11-portugueses-criam-ferramenta-de-analise-automatica-de-raio-x-para-avaliar-evolucao-de-doentes-com-covid-19/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...