Avançar para o conteúdo principal

Ministro da Educação de Passos Coelho contra-ataca: queda na avaliação de alunos do 4.º ano a Matemática é responsabilidade do atual Governo


Nuno Crato refere ainda que a descida, expressa num estudo internacional relativo a 2019 e que comprara com os dados de 2015, ano em que o PS chegou ao Governo, “exige ser muito seriamente analisada”. O ex-ministro considera ainda “lamentável que essa análise seja evitada e substituída por acusações irresponsáveis e falsas” por parte da atual equipa ministerial

O secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, responsabilizou o Governo de Pedro Passos Coelho pela descida do desempenho dos alunos do 4.º ano, em Matemática, na avaliação internacional Trends in International Mathematics and Science Study [TIMSS] - ver AQUI. Nuno Crato, ministro da Educação desse Governo (2011-2015), reagiu numa nota enviada ao Expresso e falou em “acusações irresponsáveis e falsas”. Mais: o ex-governante diz que a reversão do progresso de 2015 é consequência “de uma série de medidas entretanto adotadas” pelo Governo atual.


“Depois de quase uma década de melhorias contínuas que nos levaram, em 2015, aos melhores resultados internacionais de sempre, tanto no PISA como no TIMSS, esta é uma descida que exige ser muito seriamente analisada”, pode ler-se na nota. “É lamentável que essa análise seja evitada e substituída por acusações irresponsáveis e falsas por parte desta equipa ministerial. E é esta equipa que tem conduzido desde 2016 a educação em Portugal e que deveria refletir sobre as suas responsabilidades. Nunca, na história da nossa democracia, se assistira a um passa-culpas deste nível.”


Crato devolve a acusação e aponta a mira para o atual Executivo. “A reversão do progresso comprovado em 2015 é, certamente, resultado de uma série de medidas entretanto adotadas. A avaliação externa no 4.º ano, que vinha desde 2001 com provas de aferição e depois com provas finais em 2014, foi abolida e não foi substituída por nenhuma forma de avaliação externa. A obrigatoriedade de mais horas em Matemática e em Português e da frequência do apoio ao estudo também foi eliminada.”


E conclui: “As Metas Curriculares, que estavam em vigor em 2015 e pelas quais foram preparados os alunos então avaliados, não sofreram alterações até hoje. O que mudou foi a avaliação, ou a falta dela, e foi a ‘flexibilidade curricular’ e a natureza vaga das ‘aprendizagens essenciais’ que aboliram as prioridades curriculares e geraram um discurso e prática de menor ambição, menosprezando as Metas e reduzindo em muito o seu impacto positivo. Em 2015, os estudantes do 4.º ano que nos encheram de orgulho tinham feito todo o seu percurso escolar entre 2011 e 2015, numa cultura de exigência, de avaliação e de valorização do conhecimento. Os alunos avaliados pelo TIMSS em 2019 não tiveram esse percurso. É sobre isto que é preciso tirar lições”.


Puxando a fita a 2015, os alunos portugueses do 4.º ano conseguiram melhores resultados a Matemática do que os colegas finlandeses, por exemplo, explica este artigo do Expresso. Em 2019 observou-se uma descida na média de 541 para 525, o que ainda assim significa estar acima da média de 500 pontos na escala usada pelo TIMSS, que vai de 0 a 1000. Ou seja, Portugal terminou agora na 20.ª posição num total de 58 participantes. Em 2015, os alunos do 4.º ano do nosso país terminaram em 13.º lugar. A avaliação internacional realiza-se de quatro em quatro anos.


https://amp.expresso.pt/sociedade/2020-12-08-Ministro-da-Educacao-de-Passos-Coelho-contra-ataca-queda-na-avaliacao-de-alunos-do-4.-ano-a-Matematica-e-responsabilidade-do-atual-Governo

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...