Avançar para o conteúdo principal

Meteorito “bola de fogo” está cheio de compostos orgânicos extraterrestres imaculados


O fragmento de meteorito que caiu no Lago Strawberry que contém compostos orgânicos extraterrestres primitivos

O meteorito “bola de fogo”, que caiu num lago congelado em 2018, deu uma ideia aos cientistas de como se parecem estas rochas quando estão no Espaço.

Na noite de 16 de janeiro de 2018, um meteorito “bola de fogo” cruzou o céu dos Estados Unidos e caiu no Lago Strawberry, no Michigan. Os cientistas usaram um radar meteorológico para descobrir onde caíram os fragmentos e conseguiram apanhá-los antes de a sua composição química ter sido alterada peça exposição à água líquida.

Agora, um novo estudo revela que este meteorito contém compostos orgânicos não contaminados que podem dar mais luzes sobre a origem da vida na Terra. Além disso, o meteorito pode dar uma ideia aos cientistas de como se parecem estas rochas quando estão no Espaço sideral.

A rocha “permaneceu incontaminada e pudemos ver que os minerais não foram muito alterados”, explicou Philipp Heck, curador do Field Museum, citado pelo Europa Press.

“Descobrimos que o meteorito continha um rico stock de compostos orgânicos extraterrestres”, que ” foram entregues à Terra primitiva por meteoritos e podem ter contribuído para os ingredientes da vida”.

Quando a bola de fogo atingiu o Michigan, os cientistas usaram o radar meteorológico da NASA para localizar os pedaços que caíram na Terra. Menos de dois dias depois, o caçador de meteoritos Robert Ward encontrou o primeiro fragmento na superfície gelada do Lago Strawberry, que foi doado ao Field Museum.

Depois de o analisaram, os investigadores concluíram que o meteorito era um condrito H4 – só 4% de todos os meteoritos que caem na Terra são deste tipo. Além disso, a rocha mostra uma “grande diversidade de matéria orgânica”.

O artigo científico com as descobertas foi publicado no dia 14 de outubro na Meteoritics & Planetary Science. 


https://zap.aeiou.pt/bola-fogo-compostos-extraterrestres-355965

Comentários

Notícias mais vistas:

Trump: Rússia invade a Europa, China Taiwan e Israel o médio oriente

 'Trump adere a uma mentalidade anterior à Segunda Guerra Mundial', diz Heilbrunn Como alguém que pesquisou a direita política dos EUA e suas influências globais, Jacob Heilbrunn está convencido de que um segundo governo de Donald Trump seria muito diferente do primeiro. "Trump se radicalizou nos últimos quatro anos", argumenta Heilbrunn, que é editor da publicação de política externa The National Interest e membro do Eurasia Center do think tank americano Atlantic Council. Na sua opinião, o candidato republicano à presidência quer evitar o que considera serem erros do seu primeiro mandato (2017-2021) — e realizaria "uma presidência revolucionária, tanto na política interna quanto externa". Se Trump for reeleito, "ele entrará para a história como um dos presidentes mais influentes, porque vai derrubar a ordem internacional que existe nos últimos 70 ou 75 anos", afirmou Heilbrunn em entrevista à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC

Governo vai alterar lei para que câmaras possam usar mais terrenos para a construção de habitação

 Alterações à lei dos instrumentos de gestão territorial obrigam "a um número mínimo de habitações a preços controlados ou renda acessível ou preço acessível" O Governo vai alterar “muito brevemente” a lei dos instrumentos de gestão territorial para que as câmaras municipais possam afetar mais terrenos à construção para baixar o preço da habitação, anunciou esta quinta-feira o ministro da Coesão Territorial. Numa audição no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), na Assembleia da República, em Lisboa, Manuel Castro Almeida explicou que “muito brevemente” será mudada a lei dos instrumentos de gestão territorial “para dar mais capacidade às autarquias locais” de poderem aprovar a afetação de terrenos que hoje não estão disponíveis para a construção habitações, “mediante deliberação da Câmara e da Assembleia Municipal”, sem ser necessário alterar os Planos Diretores Municipais (PDM). “Há coisas que não podem fazer, não vão poder construir

Rodrigo Marques da Atlas Quantum é flagrado na Califórnia, após Barcelona

 Após vida de luxo na Europa, o ex-fundador do maior golpe financeiro da história do Brasil ainda sem resolução segue esbanjando uma vida de luxo. Rodrigo Marques foi flagrado dirigindo um Porsche na Califórnia nos EUA Rodrigo Marques foi flagrado dirigindo um Porsche na Califórnia nos EUA. Enviado por clientes lesados que investigam seu paradeiro. O ex-fundador da Atlas Quantum, Rodrigo Marques, voltou a ser flagrado esbanjando uma vida de luxo pelas ruas, desta vez na Califórnia (EUA). De acordo com o Grupo da Operação Valquíria, que localizou seu paradeiro, ele vive nos Estados Unidos há três meses, em uma mansão. A última vez que ele havia sido localizado foi em uma mansão próxima de Barcelona (Espanha), onde residiu por alguns anos. Por lá ele também vivia com luxo e dirigia até uma McLaren pelas ruas. Em conversa com a reportagem, Matheus Muller, um dos investidores lesados e que busca justiça, pede a atenção e apoio das autoridades brasileiras para repatriar Rodrigo Marques. “Co