Avançar para o conteúdo principal

Motor termonuclear pode levar-nos a Marte em apenas 3 meses


Com a evolução da tecnologia, a distância entre o resto do Universo e a Terra tende a ficar mais curta. Se anos-luz é uma medida de perder de vista, havemos de voar para lá dessa velocidade e deslocar-nos-emos muito mais rápido pelo espaço. Atualmente, uma viagem da Terra a Marte, recorrendo à sincronização orbital – que acontece a cada 26 meses -, leva cerca de 260 dias. Contudo, a empresa USNC-Tech afirma que projetou um novo motor termonuclear capaz de levar os astronautas ao Planeta Vermelho em apenas três meses.

Esta tecnologia é duas vezes mais eficiente que um foguete químico.

Imagem do motor termonuclear que poderá levar as naves até Marte

A Ultra Safe Nuclear Corporation (USNC) projetou um novo motor termonuclear que afirma poder transportar astronautas a Marte em apenas três meses – e de volta à Terra no mesmo período. Ao usar microcápsulas de cerâmica de combustível de alto teor de urânio enriquecido (HALEU ou high assay low enriched uranium), o motor termonuclear da USNC poderá reduzir a viagem a menos de metade.

Contudo, tal como referem, o problema é produzir um reator nuclear que seja leve e seguro o suficiente para uso fora da atmosfera da Terra. Além disso, há o assumir o risco de colocar este reator dentro de uma nave que será carregada com tripulação.

 

Tecnologia que já tem muitos anos

Apesar de se falar cada vez mais na tecnologia termonuclear para propulsão, este é um conceito já com décadas. Várias ideias e projetos foram sendo descartados ao longo dos anos pelas agências espaciais. Contudo, à medida que a tecnologia avança, as hipóteses de sucesso do motor termonuclear parecem atrair os especialistas.

Conforme é referido, este motor usa o calor gerado por uma reação nuclear para impulsionar o foguetão espacial, podendo atingir velocidades muito superiores às atuais. Outra vantagem em relação aos motores químicos tradicionais é que o novo propelente HALEU poderá ter um peso menor.

A tecnologia da USNC chega poucos meses depois de Elon Musk sugerir que um motor nuclear poderia ser a chave para levar os astronautas a Marte. Para Musk, a preocupação era com a saúde e segurança dos astronautas: quanto mais longa a viagem a Marte, mais tempo os astronautas ficam expostos à extraordinária radiação cósmica.

O Departamento de Energia concorda que o combustível HALEU é menos perigoso do que parece ser. Inclusive o reator do novo motor é muito semelhante ao projeto que alimenta as próximas instalações de energia d0 microrreator da USNC.

 

Marte ali tão perto…

O planeta vermelho é o grande objetivo das agências espaciais, com a NASA à cabeça seguida por empresas particulares, como a SpaceX. Conforme é sabido, o grande objetivo de Elon Musk é que, até 2024, a SpaceX coloque uma pessoa em Marte. Mais à frente, sendo a meta 2050, o visionário pretende construir uma cidade autossustentável no Planeta Vermelho. Assim, além de levar astronautas até à Lua, quer também passar por Marte e ir ainda mais além. 


https://pplware.sapo.pt/ciencia/motor-termonuclear-pode-levar-nos-a-marte-em-apenas-3-meses/

Comentários

Notícias mais vistas:

Trump: Rússia invade a Europa, China Taiwan e Israel o médio oriente

 'Trump adere a uma mentalidade anterior à Segunda Guerra Mundial', diz Heilbrunn Como alguém que pesquisou a direita política dos EUA e suas influências globais, Jacob Heilbrunn está convencido de que um segundo governo de Donald Trump seria muito diferente do primeiro. "Trump se radicalizou nos últimos quatro anos", argumenta Heilbrunn, que é editor da publicação de política externa The National Interest e membro do Eurasia Center do think tank americano Atlantic Council. Na sua opinião, o candidato republicano à presidência quer evitar o que considera serem erros do seu primeiro mandato (2017-2021) — e realizaria "uma presidência revolucionária, tanto na política interna quanto externa". Se Trump for reeleito, "ele entrará para a história como um dos presidentes mais influentes, porque vai derrubar a ordem internacional que existe nos últimos 70 ou 75 anos", afirmou Heilbrunn em entrevista à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC

Governo vai alterar lei para que câmaras possam usar mais terrenos para a construção de habitação

 Alterações à lei dos instrumentos de gestão territorial obrigam "a um número mínimo de habitações a preços controlados ou renda acessível ou preço acessível" O Governo vai alterar “muito brevemente” a lei dos instrumentos de gestão territorial para que as câmaras municipais possam afetar mais terrenos à construção para baixar o preço da habitação, anunciou esta quinta-feira o ministro da Coesão Territorial. Numa audição no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), na Assembleia da República, em Lisboa, Manuel Castro Almeida explicou que “muito brevemente” será mudada a lei dos instrumentos de gestão territorial “para dar mais capacidade às autarquias locais” de poderem aprovar a afetação de terrenos que hoje não estão disponíveis para a construção habitações, “mediante deliberação da Câmara e da Assembleia Municipal”, sem ser necessário alterar os Planos Diretores Municipais (PDM). “Há coisas que não podem fazer, não vão poder construir

Rodrigo Marques da Atlas Quantum é flagrado na Califórnia, após Barcelona

 Após vida de luxo na Europa, o ex-fundador do maior golpe financeiro da história do Brasil ainda sem resolução segue esbanjando uma vida de luxo. Rodrigo Marques foi flagrado dirigindo um Porsche na Califórnia nos EUA Rodrigo Marques foi flagrado dirigindo um Porsche na Califórnia nos EUA. Enviado por clientes lesados que investigam seu paradeiro. O ex-fundador da Atlas Quantum, Rodrigo Marques, voltou a ser flagrado esbanjando uma vida de luxo pelas ruas, desta vez na Califórnia (EUA). De acordo com o Grupo da Operação Valquíria, que localizou seu paradeiro, ele vive nos Estados Unidos há três meses, em uma mansão. A última vez que ele havia sido localizado foi em uma mansão próxima de Barcelona (Espanha), onde residiu por alguns anos. Por lá ele também vivia com luxo e dirigia até uma McLaren pelas ruas. Em conversa com a reportagem, Matheus Muller, um dos investidores lesados e que busca justiça, pede a atenção e apoio das autoridades brasileiras para repatriar Rodrigo Marques. “Co