Avançar para o conteúdo principal

Investigadores desenvolvem sistema de arrefecimento com água dentro de chips

 Uma nova abordagem propõe passar tubos com água pelos componentes mais quentes dentro dos chips, de forma a proporcionar um arrefecimento mais eficiente

Ocalor gerado pelos chips e as necessidades energéticas são alguns dos fatores de limitação do desenvolvimento dos processadores atuais. Agora, uma equipa de investigadores demonstrou a utilização de um circuito de água dentro do próprio chip, de forma a permitir um arrefecimento mais eficiente. Desta forma, a equipa, de origem suíça, propõe que o chip e o sistema de arrefecimento sejam uma unidade só, com os canais de líquidos a estarem situados dentro das partes mais quentes e conduzindo a um aumento na performance.

Esta abordagem contorna a dificuldade em que há múltiplas conexões nos chips atuais, o que leva a ineficiências no processo de arrefecimento e limita a quantidade de calor que pode ser dissipada. Já houve propostas de arrefecimento líquido dentro de chips no passado, mas implicavam um aumento de consumo devido a ser necessário bombear a água através dos canais, com o requerimento de mais energia do que aquela que seria extraída dos processadores. Este novo trabalho propõe usar um chip conversor de energia que não compromete o desempenho do processador, explica o ArsTechnica.

Os semicondutores usados para conversão de energia geralmente não são de silício, mas sim de nitreto de gálio (GaN) que consegue suportar melhor a corrente e alcança frequências mais elevadas. Estes componentes são construídos no topo de wafers de silício para assegurar maior compatibilidade e foi este fator que os investigadores aproveitaram, usando-o para colocar os canais de arrefecimento ‘colados’ aos circuitos GaN.

O processo de construção desta solução passa por fazer pequenos e precisos cortes no silício que servem de veio condutor e depois um processo de gravação assegura que estes veios têm a dimensão suficiente para serem colocados os canais de passagem de água. O líquido é colocado a circular, faz o arrefecimento e vaza depois para um ‘ralo’ adjacente.

Depois de vários testes, os investigadores concluem que o melhor design que conseguiram criar consegue lidar com fluxos de 1700 watts por centímetro quadrado e limitar a temperatura do chip nos 60 graus centígrados.

Em teoria, esta proposta permite que sejam reduzidos dois consumos atuais: os centros de dados detalham que 30% da energia utilizada é aplicada para o arrefecimento dos sistemas e que são consumidos cem mil milhões de litros de água anualmente para esta tarefa.

Por agora, o sistema ainda está numa fase experimental e a equipa terá de afinar o desenho final para se ajustar a realidades mais complexas e testado em circuitos durante prazos mais prolongados, para garantir a estabilidade. Outro desafio a ser ultrapassado é como se lidará com várias fontes e ‘ralos’ para escoamento que podem ser necessários para os vários componentes.


Veja o vídeo de demonstração da solução.

https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/hardware/2020-09-10-investigadores-desenvolvem-sistema-de-arrefecimento-com-agua-dentro-de-chips/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Bilionário da Binance prepara seu ‘segundo ato’ após perdão presidencial de Trump

  Dois anos depois de se declarar culpado e acertar um acordo com autoridades americanas, Changpeng Zhao, o CZ, tem buscado recuperar o protagonismo no mercado cripto. Grande objetivo é ampliar o papel da Binance no mercado dos EUA Bilionário da Binance prepara seu ‘segundo ato’ após perdão presidencial de Trump | Changpeng Zhao: perdão presidencial encerra uma trajetória de reabilitação para o empresário de 48 anos. (Foto: David Ryder/Bloomberg) (Bloomberg/David Ryder) Bloomberg — Horas depois de receber um perdão presidencial de Donald Trump, o bilionário  Changpeng Zhao , cofundador da  Binance , publicou uma mensagem de agradecimento em pleno voo — e sinalizou novas ambições para a maior exchange de  criptomoedas  do mundo. “Sou profundamente grato pelo perdão de hoje e ao presidente Trump por manter o compromisso dos Estados Unidos com a justiça, a inovação e o equilíbrio”, escreveu Zhao na rede social X (ex-Twitter). “Faremos tudo o que estiver ao nosso al...