Avançar para o conteúdo principal

Mini gerador eólico pode garantir autonomia energética para casas


Projeto em desenvolvimento na Europa traz mini turbina eólica menos barulhenta e mais eficiente

mini turbina eólica
Foto: The Archimedes

Um projeto da companhia holandesa The Archimedes, especialista em pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis, pode ser uma nova revolução para a geração de energia elétrica doméstica – um pequeno gerador com turbinas eólicas que produz mais energia do que as tecnologias atuais e com menos ruído.

O novo produto ainda está em desenvolvimento e necessita de algumas melhorias, mas já traz novas possibilidades para o mercado de energias renováveis.

Foto: The Archimedes

O LIAM F1, como foi chamado, foi desenhado para instalações nos telhados de casas ou edifícios. Com um diâmetro de 1,5m e pesando 100 quilos, o equipamento gera cerca de 1,5 mil quilowatts por hora em um ano de energia em média, com um vento de 5 metros por segundo.

O LIAM transforma a energia do vento em movimento e então em energia elétrica. Graças ao seu desenho em forma de parafuso triangular, o equipamento se move e aponta exatamente na direção para onde o vento sopra, garantindo o melhor aproveitamento deste recurso natural.  

As pás da hélice são fabricadas a partir de folhas planas, que produzem menos ruído (abaixo dos 45 decibéis) e mantém a eficiência. Mesmo com o atrito nos rolamentos e com a obstrução da moldura, estas hélices podem aproveitar cerca de 88% da energia do vento.

Dependendo da velocidade do vento e da altura onde o equipamento for instalado, estas mini turbinas eólicas podem gerar de 300 a 2,5 mil quilowatts, o que representa metade de consumo médio de uma residência.  

A ideia é combinar esta nova tecnologia com outras fontes de energia limpa, como a fotovoltaica, e sistemas de armazenamento de eletricidade, para que as casas se tornem energeticamente autônomas.

“Quando houver vento, a casa usa a energia produzida pela turbina. Se houver sol, usa a energia das placas fotovoltaicas”, explica Richard Ruijtenbeek, engenheiro da The Archimedes.

Por Natasha Olsen em: 

https://ciclovivo.com.br/planeta/energia/mini-gerador-eolico-pode-garantir-autonomia-energetica-para-casas/


Comentários

  1. Hola quiero contactar por turbina para energía eléctrica
    005493874647747 Raúl Belmont Salta Argentina

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédia, a

EUA pedem 3 anos de prisão para CZ da Binance e Do Kwon pode levar multa de US$ 5,3 bilhões

Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance (Foto: Piaras Ó Mídheach/Web Summit)  O Departamento de Justiça quer que CZ passe três anos na prisão por liderar a Binance no período em que a empresa violou leis de lavagem de dinheiro Os advogados de CZ já se manifestaram, dizendo que o executivo não deveria cumprir pena de prisão, citando a multa de US$ 50 milhões paga por ele e sua “extraordinária aceitação de responsabilidade”. Mas em documento protocolado na terça-feira (23), o DoJ justificou sua decisão: “A sentença neste caso não enviará apenas uma mensagem a Zhao, mas também ao mundo. Zhao colheu vastas recompensas pela sua violação da lei dos EUA, e o preço dessa violação deve ser significativo para punir eficazmente Zhao pelos seus atos criminosos e para dissuadir outros que são tentados a construir fortunas e impérios comerciais violando a lei americana”. Em meio à batalha do ex-CEO para escapar da prisão nos EUA, a Binance também enfrenta a oposição de reguladores nas Filipinas e proces

UTAO alerta que redução da dívida pública no ano passado foi "artificial"

A UTAO indica que "haverá casos em que este reforço resultou de meras opções de gestão e casos em que as opções de gestão financeira foram condicionadas por orientações do Governo".  A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) alertou nesta quarta-feira que a redução da dívida pública em 2023 foi “artificial” e que há casos em que as opções de gestão financeira foram condicionadas por orientações do Governo passado. Num relatório sobre condições dos mercados, dívida pública e dívida externa até março, entregue esta quarta-feira no parlamento, a unidade coordenada por Rui Nuno Baleiras considera que o acréscimo substancial dos fatores de consolidação da dívida pública em 2023 resulta dos excedentes orçamentais e da “busca deliberada de aplicações em títulos”. A UTAO classifica a redução da dívida pública como “artificial”, alertando que “a obrigação de servir a dívida detida por entidades públicas permanece para os contribuintes”. Segundo a UTAO, o Decreto-Lei de Execução Orç