Avançar para o conteúdo principal

"Estrela da Natividade" vai ser vista nos céus 800 anos depois




Júpiter e Saturno estão a aproximar-se de tal maneira que, no final deste mês, vão parecer que estão sobrepostos, segundo a NASA, formando uma espécie de "planeta duplo". É a primeira vez que o fenómeno, conhecido por "estrela da Natividade", consegue ser visto desde a Terra em 800 anos.

Os dois maiores planetas do sistema solar vão estar a uma distância de apenas um décimo de grau. "Isso significa que os dois planetas e as suas luas serão visíveis no mesmo campo de visão por meio de binóculos ou de um pequeno telescópio. Na verdade, Saturno aparecerá tão perto de Júpiter quanto algumas das luas de Júpiter", explica a NASA numa nota.

"Na verdade, isso poderá ser observado a olho nu. Não precisa ser medido com instrumentos sofisticados", disse ao "The Washington Post" Michael Brown, astrónomo da Universidade de Monash, na Austrália.

"Os dois objetos parecem muito próximos no céu, mas na verdade eles estão muito distantes um do outro", acrescenta. Apesar de a 21 de dezembro estarem separados por somente 0,1 graus (cerca de um quinto do diâmetro da lua), o astrónomo explica que os dois planetas estarão afastados cerca de 724 milhões de quilómetros no Espaço.

Este evento astronómico é designado de "grande conjunção" e conhecido popularmente por "Estrela da Natividade". Ocorre periodicamente, consoante as órbitas da Terra, Júpiter e Saturno se alinhem, fazendo com que estes dois planetas externos pareçam próximos um do outro no céu noturno. Está será a maior grande conjunção entre Júpiter e Saturno nos próximos 60 anos, segundo a NASA.

Júpiter leva cerca de 12 anos terrestres a completar um círculo à volta do Sol, enquanto Saturno leva 30 anos, o que faz com que os dois se alinhem aproximadamente a cada duas décadas.

Contudo, cada órbita tem uma inclinação ligeiramente diferente, o que faz com que conjunções com distâncias tão curtas como a prevista para dia 21 deste mês sejam raras. A data coincide com o solstício de dezembro, que marca o início do inverno no nosso hemisfério.

Segundo Michael Brown e a publicação especializada "Earth Sky", a última vez que foi possível ver, desde a Terra, Saturno e Júpiter próximos o suficiente para criar o efeito de "planeta duplo" foi em março de 1226. Estiveram igualmente próximos em 1623, mas o fenómeno foi impossível de observar da Terra devido ao brilho do sol.

Desde o verão, que Júpiter e Saturno se têm aproximado um do outro.

Alguns astrónomos acreditam que a estrela de Belém, que deu origem à história dos reis magos e o nascimento de Jesus, terá nascido de um triplo alinhamento de planetas, em muito semelhante a este: Júpiter, Saturno e Vénus.


https://www.jn.pt/mundo/estrela-da-natividade-vai-ser-vista-nos-ceus-800-anos-depois-13107691.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Já há rede móvel Digi na sua zona? Saiba já como pode ver

 Pelo país, há informações que a Digi está a trabalhar nas suas próprias infraestruturas de comunicações. Os testes à rede já começaram e já é inclusive possível saber se na sua zona já há cobertura da operadora romena. Como saber se já há rede Digi na sua zona? De acordo com informações que chegaram ao Pplware, a rede móvel Digi está neste momento identificada como 26802. Para saber se já há cobertura na sua zona, basta ir às Definições do seu smartphone > Rede Móvel e na seleção de rede tirar o visto de automático. Após esta alteração, deverá aparecer a lista de redes detetadas pelo seu smartphone. No iPhone ir a Definições > Dados Móveis > SIM (rede atual) > Seleção da rede No Android ir a Definições > Rede Móvel > Dados Móveis > Operadora > Desativar a seleção de rede automática A DIGI é uma empresa de telecomunicações com raízes na Roménia que atua principalmente na Europa, oferecendo serviços de comunicações móveis, Internet e TV. A empresa é conhecida por

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar

 É uma forma de eliminar uma das pragas que pode ter em casa. Veja se resulta consigo. Se ainda não coloca paus de canela junto às janelas, o melhor é começar Chegou a casa e tinha formigas em várias divisões? Podem ser uma praga difícil, mas nada que um truque simples não resolva. O 'website' HouseDigest diz que os paus de canela são perfeitos. É perto das janelas que os deve deixar para começar a ver resultados. Deverão ser postos nas zonas onde vê que as formigas são capazes de entrar. Ainda assim, o primeiro passo antes de colocá-los é passar um pano húmido para limpar a zona. Pode colocar um ou até dois paus de canela. O odor acaba por afastar as formigas de casa e torna-se um repelente eficaz. Um óleo com a mesma especiaria, seja caseiro ou não, também poderá ter um efeito semelhante. No caso dos paus, não precisa de os trocar com tanta frequência. Já se escolher o óleo de canela, convém repôr com alguma frequência para continuar a fazer efeito. Se ainda não coloca paus d