Com 62 novos casos confirmados, o município de Sintra regista o maior aumento de novas infeções, esta sexta-feira. 34 municípios somam, pelo menos, mais um caso de Covid-19, face ao dia anterior. Os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam a totalidade de notificações médicas no sistema SINAVE, mas deixam de fora notificações laboratoriais.
Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Dados divulgados esta sexta-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 374 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.
Sintra (+62), Cascais (+44), Amadora (+34) e Oeiras (+17) são os municípios que registam o maior aumento de infeções, nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS.
De acordo com o mesmo boletim, 34 municípios somam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19 face ao dia anterior e onze concelhos (mais um do que na última quinta-feira) somam mais de mil infetados - Lisboa, Vila Nova de Gaia, Sintra, Porto, Matosinhos, Braga, Loures, Gondomar, Odivelas, Amadora e Cascais (que, agora, se junta à lista).
Os dados referentes aos concelhos dão conta de apenas 91% destes novos casos diários. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".
O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.
Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica (91% do total de casos confirmados).
Lisboa continua a ocupar o topo da tabela com um total de 3.584 infetados com o novo coronavírus, seguido de Sintra (2.815), Loures (1.887) e Amadora (1.773). Ao todo, 34 concelhos registam um aumento de casos, esta sexta-feira.
Nas últimas 24 horas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou mais 11 mortos (todas na região de Lisboa e Vale do Tejo) e 374 infetados (300 dos quais também nesta região) com Covid-19.
O número de óbitos desta sexta-feira revelado é o mais alto desde 2 de junho, quando houve 14 mortes.
Ainda segundo o boletim epidemiológico diário da DGS, e desde o início da pandemia, Portugal regista um total acumulado de 43.156 casos positivos – dos quais 28.424 já recuperaram –, enquanto o número de mortos relacionados com esta doença respiratória infecciosa totalizou 1.598, esta sexta-feira.
Comentários
Enviar um comentário