O roaming nacional – a possibilidade de um cliente poder usar a rede de um operador que não é o seu em Portugal, à semelhança do que acontece quando viaja para o exterior – tem sido, de resto, defendida pela Anacom. O tema ganhou expressão depois dos grandes incêndios terem gerado problemas de comunicações com a destruição das redes dos operadores, tendo o regulador das telecomunicações defendido este mecanismo no regulamento do leilão do 5G como forma de promoção da concorrência, dando a possibilidade de operadores sem espectro de operar usando a rede de terceiros.
As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado. Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla. Ape...
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