Avançar para o conteúdo principal

Afinal, os carros elétricos são ou não poluentes?

"em países como a Índia, Polónia e Republica Checa, os veículos elétricos têm mais emissões que um carro a gasolina."

Os carros elétricos dizem ser amigos do ambiente e com emissões zero, mas têm surgido estudos que dizem serem, igualmente, poluentes. Será verdade?

Os estudos são como os narizes, todos temos um e todos são diferentes e usados de maneira distinta. Se por um lado há estudos que dizem os carros elétricos poluírem devido ás baterias, aos travões e ao rolamento dos pneus, surgiu agora um estudo que diz isso ser um mito.

Feito pela organização “Nature Sustainability”, percebe-se que o resultado teria de ser o oposto daqueles estudos feitos por alguns construtores e pelos defensores dos combustíveis fósseis. Porém, num espirito de democracia que impera no AUTOMAIS, aqui ficam as conclusões do estudo desta associação.

Ora, na verdade, os carros elétricos são realmente amigos do ambiente na maioria dos casos. Altamente técnico e indecifrável para os comuns mortais, na sua conclusão, este estudo descobriu que em 2015 “conduzir um carro elétrico oferecia um ciclo de emissões inferiores ao de um carro a gasolina”. Tudo estando dependente, claro, do grau de limpeza da energia fornecida pela rede.

Diz o estudo que, em média, “mesmo o modelo elétrico menos eficiente, será menos intenso em termos de emissões que um carro a gasolina, desde que as emissões da rede sejam inferiores a 700 gr/kWh de CO2.”

Por outro lado, o estudo diz que os veículos elétricos, geralmente, têm emissões durante o ciclo de vida inferiores que as de um veículo a gasolina, uma conclusão que resiste “a variações de emissões de determinadas ações como a produção de baterias.” Estas conclusões são válidas para 53 das 59 regiões do mundo, ou seja, 95% da procura global de mobilidade rodoviária. Ainda segundo o estudo, os veículos elétricos têm uma média de 31% menos de emissões por quilómetro do que carros a gasolina. Em 2015, os veículos elétricos eram quase sempre mais eficientes que modelos a gasolina na América do Norte e na América do Sul. Porém, em países como a Índia, Polónia e Republica Checa, os veículos elétricos têm mais emissões que um carro a gasolina.

Para Florian Knobloch, autor do estudo, “a ideia que os veículos elétricos podem aumentar as emissões é um mito. Analisámos os números para todo o mundo e perante uma gama completa de automóveis e os piores cenários, haverá, sempre, uma redução das emissões.”

https://automais.autosport.pt/electricos/afinal-os-carros-eletricos-sao-ou-nao-poluentes/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Putin admite que defesas aéreas russas abateram avião da Azerbaijan Airlines em 2024

    Os destroços do Embraer 190 da Azerbaijan Airlines jazem no chão perto do aeroporto de Aktau, 25 de dezembro de 2024  -    Direitos de autor    AP Photo Direitos de autor AP Photo O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se em Aktau, a 25 de dezembro de 2024, durante um voo de Baku para Grozny. PUBLICIDADE O presidente russo, Vladimir Putin, admitiu na quinta-feira que as defesas aéreas da Rússia foram responsáveis pelo abate de um avião de passageiros do Azerbaijão em dezembro, que matou 38 pessoas, na sua primeira admissão pública de culpa pelo acidente. Putin fez a declaração durante um encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Dushanbe, capital do Tajiquistão, onde ambos participam numa cimeira regional, e prometeu pagar uma indemnização às pessoas afetadas. O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se a 25 de dezembro de 2024 em Aktau, no Cazaquistão, quando fazia a ligação entre Baku e Grozny,...

Bruxelas obriga governo a acabar com os descontos no ISP

 Comissão Europeia recomendou o fim dos descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos O ministro das Finanças garantiu que o Governo está a trabalhar numa solução para o fim dos descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP), recomendado pela Comissão Europeia, que não encareça os preços dos combustíveis. “Procuraremos momentos de redução dos preços, para poder reverter estes descontos”, afirmou o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, que apresentou esta quinta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2026, em Lisboa. O governante apontou que esta questão é colocada pela Comissão Europeia desde 2023, tendo sido “o único reparo” que a instituição fez na avaliação do Programa Orçamental de Médio Prazo, em outubro do ano passado, e numa nova carta recebida em junho, a instar o Governo a acabar com os descontos no ISP. O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, tinha já admitido "ajusta...