Avançar para o conteúdo principal

Uber: Los Angeles com carros voadores em 2020

A Uber quer começar a testar em 2020 um serviço de transporte com veículos voadores tripulados na mais congestionada cidade do mundo. O serviço terá um custo comparável ao do UberX

Los Angeles, 2020. Poderia ser o começo de um guião futurista – não fosse 2020 estar ao virar da esquina. E os primeiros carros voadores também. Correção: a probabilidade de encontrar um carro voador ao virar da esquina será sempre reduzida. Mas a fazer ligações aéreas entre o Aeroporto Internacional e o centro daquela que é provavelmente «a cidade mais congestionada do mundo» ou as praias de Santa Monica já será uma probabilidade a ter em conta. Até porque a Uber está apostada em fazê-lo. Promessa de Jeff Holden, diretor de produto da Uber, que apimentou a primeira apresentação do palco principal da Web Summit esta quarta-feira, com um misto de futurismo e nostalgia: «afinal, o Blade Runner rodado nos anos 1980 apenas errou por um ano (na previsão dos carros voadores). O que é fantástico».

Los Angeles não foi escolhida ao acaso para servir de cenário aos primeiros serviços de UberAir. Holden lembrou que se trata da metrópole mais congestionada do mundo – e tratou de comprovar o que acontece com uma foto capaz de arrepiar qualquer condutor domingueiro, com múltiplas e intermináveis filas numa noite de jogo de basebol. Mas esse é apenas o ponto de partida. Ou de descolagem.

Com o UberAir há a intenção de fazer o shortcut que falta – mas pelos ares – e com um preço que deverá ser comparável ao de um serviço com UberX. O telemóvel continuará a ter um papel essencial para a reserva da viagem, mas tudo o resto será diferente: o percurso descongestionado, o tempo de viagem de 10 minutos num percurso que costuma demorar hora e meia, e o conforto e as vistas desafogadas farão o resto.

O meio de transporte também será incomparável com um carro convencional: terá seis hélices, duas delas de maiores dimensões e colocadas em cada asa, para descolar e aterrar na vertical, como os helicópteros. Uma vez em “modo avião”, as duas maiores hélices deste Uber voador deverão mudar de posição, para garantir a deslocação necessária na horizontal. O veículo deverá ser totalmente elétrico. Jeff Holden reiterou a intenção de respeitar o ambiente – e também as comunidades que continuam com uma imagem negativa dos helicópteros devido ao barulho que produzem. Para garantir a robustez tecnológica necessária para veículos que se deslocam a velocidades que oscilam entre 200 e 300 Km/h, a Uber pretende desenvolver um sistema de baterias, que permitirá carregamentos em poucos minutos, enquanto passageiros entram ou saem, e evitará a necessidade de trocar baterias a cada aterragem.

Jeff Holden fez ainda duas promessas: os futuros veículos voadores será 10 vezes mais eficientes que os helicópteros; e o novo serviço também deverá seguir a lógica da partilha de viagens que está na origem da empresa.

A brasileira Embraer já fez saber da intenção de investir no projeto – mas não é o único parceiro com poderio arregimentado pela Uber na conquista dos céus. Jeff Holden recorda que os carros voadores implicam uma reestruturação do espaço aéreo. E para trabalhar essa área a Uber acaba de selar um acordo com a NASA com vista ao desenvolvimento de tecnologia que permite gerir o tráfego aéreo de baixa altitude.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2017-11-08-Uber-Los-Angeles-com-carros-voadores-em-2020

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di