Avançar para o conteúdo principal

Por que a taxa de poder computacional do Bitcoin é mais importante que o preço

Apesar de ser emocionante acompanhar as variações de preços do Bitcoin e de outras criptomoedas, existe outro critério que os usuários e investidores deveriam acompanhar. De acordo com um artigo publicado pelo Quartz, site de notícias norte-americano, a quantidade de poder computacional comprometido com a mineração da moeda digital, também conhecido como hashrate (taxa de processamento), é tão importante quanto o preço.

A rede do Bitcoin, atualmente, adiciona um novo pacote de transações, denominado bloco, a cada 10 minutos, aproximadamente. O tempo exato é determinado por quanto tempo demora para um minerador processar um “bloco” de transações. Esse processo é definido como “nível de dificuldade” da rede da moeda digital. O nível de dificuldade ajusta-se automaticamente para combinar a taxa de processamento para que as transações não demorem muito, porém na rede do BTC a dificuldade somente é ajustada a cada 2.016 blocos, ou aproximadamente a cada duas semanas. Portanto, se a taxa de processamento cair subitamente, o nível de dificuldade pode ser muito alto para a quantidade de energia de processamento da rede. Isso poderia significar atrasos severos na conclusão de transações.

À medida que as transações começam a atrasar, a utilidade da rede é reduzida e os investidores e usuários podem começar a liquidar suas moedas digitais, fazendo com que o preço sofra quedas. Os mineradores, por sua vez, podem começar a focar em outras moedas digitais, afinal com a baixa no preço do Bitcoin a atividade de mineração torna-se menos lucrativa, consequentemente. Esse ciclo poderia continuar, com cada vez mais investidores e mineradores abandonando o Bitcoin, causando atrasos ainda maiores nos tempos de transações e impedindo que um ajuste de dificuldade acontecesse suficientemente rápido para que ele fosse quebrado. “As transações ficariam atrasadas até um ponto em que a moeda digital tornaria-se basicamente inútil“, disse Peter Kim, co-fundador da ferramenta Nitrous.

Você pode estar pensando que esse ciclo de atraso constante parece exagerado, porém é preciso ter atenção, afinal durante o fim-de-semana algo parecido chegou perto de acontecer. A taxa de processamento do Bitcoin caiu 50% ao longo de dois dias, quando os mineradores passaram a focar no Bitcoin Cash ao invés do Bitcoin. Essa queda fez com que o tempo médio para completar uma transação de Bitcoin dobrasse de 10 para 20 minutos em média, de acordo com Jimmy Song, analista de Bitcoin. Isso coincidiu com uma queda de mais de 20% no preço do Bitcoin.

Ironicamente, o Bitcoin foi salvo por uma melhoria no ajuste de dificuldade da rede do BCH. O algoritmo responsável pelo ajuste de dificuldade do BCH causou um aumento no nível de dificuldade, tornando a moeda menos lucrativa para os mineradores. O hard fork foi iniciado em 13 de novembro e nessa data muitos mineradores já haviam transferido seu poder de processamento novamente para o Bitcoin, fazendo com que a moeda digital de Satoshi Nakamoto recuperasse cerca de 20% do poder de processamento que tinha antes da queda, de acordo com informações do Fork.lol, monitor de taxa de processamento.

https://www.criptomoedasfacil.com/por-que-a-taxa-de-poder-computacional-do-bitcoin-e-mais-importante-que-o-preco/

Comentários

Notícias mais vistas:

Putin admite que defesas aéreas russas abateram avião da Azerbaijan Airlines em 2024

    Os destroços do Embraer 190 da Azerbaijan Airlines jazem no chão perto do aeroporto de Aktau, 25 de dezembro de 2024  -    Direitos de autor    AP Photo Direitos de autor AP Photo O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se em Aktau, a 25 de dezembro de 2024, durante um voo de Baku para Grozny. PUBLICIDADE O presidente russo, Vladimir Putin, admitiu na quinta-feira que as defesas aéreas da Rússia foram responsáveis pelo abate de um avião de passageiros do Azerbaijão em dezembro, que matou 38 pessoas, na sua primeira admissão pública de culpa pelo acidente. Putin fez a declaração durante um encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Dushanbe, capital do Tajiquistão, onde ambos participam numa cimeira regional, e prometeu pagar uma indemnização às pessoas afetadas. O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se a 25 de dezembro de 2024 em Aktau, no Cazaquistão, quando fazia a ligação entre Baku e Grozny,...

Rússia lança maior ataque desde o início da guerra contra fronteira com Polónia

 A Rússia lançou hoje o maior ataque, desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022, contra a região de Lviv, que faz fronteira com a Polónia. Mais de 110.000 consumidores ficaram sem energia na Ucrânia, cerca de 70.000 dos quais em Zaporijia. "Esta noite, o inimigo realizou o principal ataque contra a região de Lviv desde o inicio da invasão", relatou o chefe da Administração Militar Regional da Ucrânia, Maksim Kozitskí, na sua conta no Telegram. Cerca de 140 drones e 23 mísseis foram direcionados Lviv. As defesas antiaéreas ucranianas destruíram 478 drones e mísseis russos direcionados à Ucrânia, segundo o último boletim. O bombardeamento obrigou a Polónia e os seus aliados da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a ativarem o seu alerta máximo e os sistemas de defesa e de reconhecimento. Em Lapaivka, perto da cidade de Lviv, uma família de quatro pessoas morreu na sequência de um dos bombardeamentos. O presidente da Câmara de Lviv, Andry Sadovi, disse que mais de...

A sua pasta de dentes pode estar a sabotar os seus antibióticos

Os corredores dos supermercados estão abastecidos com produtos que prometes matar bactérias. No entanto, uma nova investigação revelou que uma substância química, que deveria matar bactérias, torna-as mais fortes e capazes de sobreviver ao tratamento com antibióticos. A sua pasta de dentes ou o seu spray corporal podem estar, inadvertidamente, a sabotar o seu tratamento com antibiótico. Uma nova pesquisa descobriu que um ingrediente antimicrobiano doméstico comum – o triclosan – reduz em 100 vezes a potência dos antibióticos usados no tratamento de infeções do trato urinário, pelo menos em cobaias. O triclosan é um produto químico muito presente no nosso dia-a-dia, desde produtos de higiene pessoal até a produtos de limpeza doméstica. Tradicionalmente, tem sido anunciado como uma forma fácil e rápida de matar bactérias e fungos, sem causar danos aos seres humanos. Mas não é bem assim. Segundo a Gizmodo, no ano passado, a FDA (Food and Drug Administration) proibiu o uso de triclos...