Avançar para o conteúdo principal

Cientistas criam porcos geneticamente modificados com menos gordura

Cientistas chineses criaram porcos com menos gordura através de novas técnicas de engenharia genética.

Num artigo publicado nesta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, o grupo de cientistas relata que criou 12 porcos saudáveis ​​com cerca de 24% menos gordura corporal do que porcos normais.

De acordo com os cientistas, criaram os porcos fitness na esperança de proporcionar aos criadores animais menos caros de se criar e que sofram menos com o frio. “Este é um grande problema para a indústria de suínos”, diz Jianguo Zhao, do Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências de Pequim, que liderou a pesquisa.

Os animais têm menos gordura corporal porque têm um gene que permite regular melhor as temperaturas corporais e assim queimar gordura. Isso poderia levar os agricultores a economizarem milhões de dólares em custos de aquecimento e alimentação, além de evitar que milhões de porcos sofram e morram por causa do frio.

“Podem manter a temperatura do corpo muito melhor, o que significa que poderiam sobreviver melhor ao clima frio”, disse Zhao numa entrevista. Outros cientistas dizem que este é um avanço significativo.

“Este é um documento tecnologicamente importante. Isso demonstra uma maneira de melhorar o bem-estar dos animais ao mesmo tempo que também melhora o produto desses animais – a carne”, diz R. Michael Roberts, professor do departamento de ciências animais da Universidade do Missouri, nos EUA, que editou o artigo para a revista científica.

Outros cientistas dizem que esperam que o gado geneticamente modificado acabe por se tornar mais aceitável tanto para os reguladores como para o público. “A população mundial deverá chegar a cerca de 10 mil milhões em 2050, e temos de usar abordagens genéticas modernas para nos ajudar a alimentar essa população em crescimento”, diz Chris Davies, professor associado na escola de Medicina Veterinária na Utah State University, também nos EUA.

Zhao diz que duvida que a modificação genética afete o sabor da carne dos porcos. “Uma vez que a raça de porcos que usamos neste estudo é famosa pela qualidade da carne, assumimos que as modificações genéticas não afetarão o sabor da carne“, acredita.

Os cientistas chineses criaram os animais usando uma nova técnica de edição de genes conhecida como CRISPR-Cas9. A técnica permite que os cientistas façam mudanças no ADN de forma muito mais fácil e precisa do que nunca.

Os porcos normais não possuem o gene UCP1, que a maioria dos outros mamíferos tem. O gene ajuda os animais a regular as temperaturas corporais em climas frios. Os cientistas colocaram uma versão do gene de ratos nas células de porco e usaram essas células para criar mais de 2.553 embriões de porco clonados.

Depois, os cientistas implantaram os embriões de porco clonados geneticamente modificados em 13 porcos fêmeas. Três das fêmeas ficaram grávidas, produzindo 12 leitões machos, informaram os cientistas.

Os animais foram abatidos quando tinham seis meses de idade para que os cientistas pudessem analisar os corpos. Zhao disse que os animais pareciam perfeitamente saudáveis ​​e normais e pelo menos um macho acasalou, produzindo leitões também saudáveis, informou.

https://zap.aeiou.pt/cientistas-criam-porcos-geneticamente-modificados-menos-gordura-178333

Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...