Avançar para o conteúdo principal

Mais uma medida anunciada por António Costa que na verdade já existia

De acordo com o SEF, a medida “inovadora” anunciada na sexta-feira por António Costa já está em vigor “há mais de um década”

Primeiro-ministro defende que a medida permitirá que turistas entrem já controlados em Portugal e poupem tempo em burocracias. Inspetores alertam que a medida já estava em vigor “há mais de uma década” e não surtiu efeito.

Segundo o Diário de Notícias, os inspetores dos Serviços de Estrangeiro e Fronteiras foram surpreendidos por uma medida anunciada pelo primeiro-ministro português para combater a falta de profissionais no setor.

“O SEF vai passar a adotar a prática de ter inspetores embarcados no último porto de origem, de forma a que o controlo se faça ainda a bordo. Isso permitirá aos passageiros já estarem controlados quando acostam em Lisboa”, anunciou António Costa, durante a cerimónia de inauguração do terminal.

No entanto, várias fontes do SEF, incluindo o Sindicato da Carreira de Inspeção e Fiscalização (SCIF), indicam que esta medida já está em vigor “há mais de uma década” e não teve qualquer impacto na falta de inspetores.

O controlo tem sido feito a pedido do operador, em casos “pontuais” – este ano, por exemplo, foram fiscalizados apenas quatro navios com inspetores a bordo – de acordo com a análise de risco feita pelo SEF e a análise operacional do operador do navio.

Além disso, Acácio Pereira, presidente do Sindicato, reafirma que esta é só uma fiscalização “de charme”, uma vez que “não existem equipamentos informáticos portáteis adequados que permitam aos inspetores aceder às bases de dados e cruzar as informações sobre os passageiros. O controlo é feito offline e só quando se chega ao Porto se faz a consulta informática online para completar os processos”.

Para este dirigente sindical “a medida é boa, mas seria preciso potenciá-la e para isso é preciso realmente mais meios humanos e equipamentos”.

A situação piora quando a previsão é de um aumento de turistas em Lisboa para 2018, em resultado da inauguração do novo Porto de Cruzeiros.

A Administração do Porto de Lisboa (APL) prevê em 2018 um crescimento de passageiros na ordem dos 18% (617 mil no total), uma tendência que acompanha também a do aeroporto Humberto Delgado (que cresceu 19,7% entre janeiro e setembro e a estimativa até ao final do ano é de um aumento de 4,5 milhões de passageiros, de acordo com dados da ANA), cuja fiscalização é assegurada pela mesma equipa de inspetores.

https://zap.aeiou.pt/sef-surpreendido-medida-decada-anunciada-costa-180392

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di