Avançar para o conteúdo principal

Mais uma medida anunciada por António Costa que na verdade já existia

De acordo com o SEF, a medida “inovadora” anunciada na sexta-feira por António Costa já está em vigor “há mais de um década”

Primeiro-ministro defende que a medida permitirá que turistas entrem já controlados em Portugal e poupem tempo em burocracias. Inspetores alertam que a medida já estava em vigor “há mais de uma década” e não surtiu efeito.

Segundo o Diário de Notícias, os inspetores dos Serviços de Estrangeiro e Fronteiras foram surpreendidos por uma medida anunciada pelo primeiro-ministro português para combater a falta de profissionais no setor.

“O SEF vai passar a adotar a prática de ter inspetores embarcados no último porto de origem, de forma a que o controlo se faça ainda a bordo. Isso permitirá aos passageiros já estarem controlados quando acostam em Lisboa”, anunciou António Costa, durante a cerimónia de inauguração do terminal.

No entanto, várias fontes do SEF, incluindo o Sindicato da Carreira de Inspeção e Fiscalização (SCIF), indicam que esta medida já está em vigor “há mais de uma década” e não teve qualquer impacto na falta de inspetores.

O controlo tem sido feito a pedido do operador, em casos “pontuais” – este ano, por exemplo, foram fiscalizados apenas quatro navios com inspetores a bordo – de acordo com a análise de risco feita pelo SEF e a análise operacional do operador do navio.

Além disso, Acácio Pereira, presidente do Sindicato, reafirma que esta é só uma fiscalização “de charme”, uma vez que “não existem equipamentos informáticos portáteis adequados que permitam aos inspetores aceder às bases de dados e cruzar as informações sobre os passageiros. O controlo é feito offline e só quando se chega ao Porto se faz a consulta informática online para completar os processos”.

Para este dirigente sindical “a medida é boa, mas seria preciso potenciá-la e para isso é preciso realmente mais meios humanos e equipamentos”.

A situação piora quando a previsão é de um aumento de turistas em Lisboa para 2018, em resultado da inauguração do novo Porto de Cruzeiros.

A Administração do Porto de Lisboa (APL) prevê em 2018 um crescimento de passageiros na ordem dos 18% (617 mil no total), uma tendência que acompanha também a do aeroporto Humberto Delgado (que cresceu 19,7% entre janeiro e setembro e a estimativa até ao final do ano é de um aumento de 4,5 milhões de passageiros, de acordo com dados da ANA), cuja fiscalização é assegurada pela mesma equipa de inspetores.

https://zap.aeiou.pt/sef-surpreendido-medida-decada-anunciada-costa-180392

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...