Avançar para o conteúdo principal

A tecnologia do Bitcoin pode prevenir novos Paradise Papers?

O chamado Paradise Papers – nome que certamente foi associados às ilhas que servem como paraísos fiscais – mostrou um grande vazamento de dados que expõe as explorações offshore e os negócios de muitas das elites no mundo inteiro.

Se você é extremamente rico, provavelmente foi pego
O vazamento dos Paradise Papers segue os passos de um vazamento similar, dos Panama Papers, ocorrido no ano passado. Embora o relatório atual não tenham descartado quase tantos dados quanto os documentos do Panamá, ele foi tão potente quanto o último. Estes em particular mostraram os gastos e hábitos ocultos dos ultra-ricos de praticamente todo o mundo. Aparentemente ninguém ficou intocado – o cantor Bono Vox e até mesmo a rainha da Inglaterra estavam na lista – e algumas das revelações eram sensivelmente condenatórias.

Saber por onde começar a dissecar esse vazamento é melhor para financiar e taxar esses especialistas – o que eu não sou -, mas esse vazamento definitivamente confirma a crença comum de que os ultra-ricos podem jogar por regras que o resto de nós não pode.

Por exemplo, a Apple revelou ter armazenado enormes quantidades de dinheiro no exterior em um aparente esquema de evasão fiscal. Isso vem após a afirmação da empresa de que eles “não escondem dinheiro em alguma Ilha qualquer do Caribe“. Essa contradição demonstra algo básico: uma verdade vale mais do que mil palavras.

Outro exemplo é a enorme quantidade de oligarcas russos citados nestes documentos – e suas conexões de negócios com importantes funcionários do governo Trump. Embora nem todos estejam ligados aos oligarcas russos ou às empresas de propriedade do Kremlin, mais de uma dúzia de funcionários do gabinete do Trump foram nomeados neste vazamento. Isso é bastante sério.

Tanto o Facebook quanto o Twitter podem estar dentro, se não totalmente, de forma parcial nesses esquemas. Essas empresas também foram citadas em vazamentos como tendo conexões com o Kremlin, questionando ainda mais a influência que os anúncios publicitários e as falsas notícias transmitidas por esses canais de mídia social tinham com o eleitor médio.

Como a tecnologia Blockchain pode ajudar?

A maioria das blockchains existentes são apenas pseudônimas, poucas são anônimas. Ocultar o dinheiro das autoridades fiscais em uma estrutura dessas seria difícil, mesmo para as organizações que tinham uma compreensão bastante profunda da natureza da tecnologia blockchain. Eu não estou aqui para entrar nos motivos para o uso das explorações offshore, mas sim como a tecnologia blockchain pode ajudar a fechar a disparidade de riqueza cada vez maior no mundo.

Quando o dinheiro pode ser mantido secretamente em algum lugar, protegido dos auditores, isso pode causar danos a varias outras pessoas. No entanto, em uma blockchain pública, todas as verbas podem ser contabilizadas e auditadas. Ninguém precisa mais estimar o quanto está sendo mantido aqui ou ali: tudo está registrado de forma imutável, para todos verem.

Além disso, na maioria das blockchains não existe interesse em ser coletado, apenas o que existe. Portanto, todos conseguem estar na mesma página (ou contabilidade).

No final, a população não precisa mais confiar que alguém não está mentindo; com a tecnologia blockchain, eles podem simplesmente auditar as contas por si mesmos.

https://www.criptomoedasfacil.com/tecnologia-blockchain-pode-prevenir-novos-paradise-papers/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di