Avançar para o conteúdo principal

O universo pode existir dentro de um buraco negro

A maioria dos cientistas concorda que o universo foi moldado pelo Big Bang, uma enorme explosão que ocorreu há mil milhões de anos. Mas de onde veio? Uma teoria criada por um grupo de físicos sugere que o universo pode estar dentro de um buraco negro.

Caso esta teoria se comprovasse verdadeira, o nosso universo seria apenas um de muitos outros, e os buracos negros poderiam ser as passagens entre eles. O Dr. Nikodem Poplawski, da Universidade de New Haven (EUA), é um dos defensores da teoria.

Os buracos negros são geralmente considerados “armadilhas mortais”, com uma gravidade que funciona como um vácuo de alta potência de onde nada, nem mesmo a luz, pode escapar.

Pensa-se que estão no centro de cada galáxia, incluindo a Via Láctea. Poplawski crê que, quando os buracos negros alcançam o limite da sua singularidade, isso pode levar a um grande estrondo.

O motivo do limite (e, posteriormente, da explosão criadora de universo que se segue) é que os buracos negros giram – a velocidades próximas da da luz. Isso, por sua vez, produz uma enorme quantidade de torção.

Assim, tais buracos negros maciços não são apenas extremamente pequenos e extremamente pesados, como também torcidos e comprimidos. As forças que agem sobre esse objeto são tão poderosas que um ponto de ruptura é finalmente atingido. Essa terá sido a forma como o Big Bang aconteceu.

A ideia dos buracos negros para explicar o Big Bang é apoiada pela teoria do multiverso. – que em tempos foi chamada de “a tia maluca da Mecânica Quântica”. Mas, embora esse seja um pensamento provocativo, alguns cientistas vêem grandes problemas nessa possibilidade.

Por exemplo, o Dr. Michio Kaku não acha que o Big Bang descreva efetivamente o nascimento do universo, argumentando que a teoria das cordas poderia explicá-lo melhor.


“O Big Bang não diz o que explodiu, quando explodiu, como explodiu. Apenas diz que aconteceu. Precisamos de uma teoria que vá antes do Big Bang, como a teoria das cordas: esta teoria diz que possivelmente dois universos colidiram para criar o nosso, ou talvez o nosso universo venha a partir de um outro”, afirma Kaku.

https://zap.aeiou.pt/universo-pode-existir-um-buraco-negro-172556


Cometário do Wilson:

Eu ando desde finais da década de 70 a dizer isto e o que estudei sobre o tema na faculdade não me fez mudar de ideias. Finalmente que ouço um cientista reputado a dizer o mesmo que eu.

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Bilionário da Binance prepara seu ‘segundo ato’ após perdão presidencial de Trump

  Dois anos depois de se declarar culpado e acertar um acordo com autoridades americanas, Changpeng Zhao, o CZ, tem buscado recuperar o protagonismo no mercado cripto. Grande objetivo é ampliar o papel da Binance no mercado dos EUA Bilionário da Binance prepara seu ‘segundo ato’ após perdão presidencial de Trump | Changpeng Zhao: perdão presidencial encerra uma trajetória de reabilitação para o empresário de 48 anos. (Foto: David Ryder/Bloomberg) (Bloomberg/David Ryder) Bloomberg — Horas depois de receber um perdão presidencial de Donald Trump, o bilionário  Changpeng Zhao , cofundador da  Binance , publicou uma mensagem de agradecimento em pleno voo — e sinalizou novas ambições para a maior exchange de  criptomoedas  do mundo. “Sou profundamente grato pelo perdão de hoje e ao presidente Trump por manter o compromisso dos Estados Unidos com a justiça, a inovação e o equilíbrio”, escreveu Zhao na rede social X (ex-Twitter). “Faremos tudo o que estiver ao nosso al...