Avançar para o conteúdo principal

Afinal, os carros totalmente autónomos já existem

No mesmo dia em que representantes de algumas marcas automóveis vieram ao Web Summit dizer que os carros totalmente autónomos ainda estavam longe de serem uma realidade, John Krafcik, o líder da Waymo, demonstrou que esta empresa já tem carros totalmente autónomos sem condutor a circular em vias públicas nos Estados Unidos. Uma novidade absoluta porque até agora os testes com carros autónomos eram sempre feitos com um condutor humano disponível para assumir o controlo se e quando necessário. No vídeo apresentado ao público no Web Summit, Krafcik demonstrou que a tenologia da Waymo, grande parte desenvolvida quando esta empresa ainda era uma divisão da Google, já atingiu um nível de qualidade que permite manter o carro em circulação sem ninguém no lugar do condutor.

Para John Krafcik, os sistemas de condução semiautónoma não fazem sentido porque criam a ideia falsa de segurança. Para o provar, o líder da Waymo apresentou vídeos captados dentro de carros de testes com sistemas de condução semiautónoma, onde foi possível ver, por exemplo, uma condutora a maquilhar-se e um condutor a dormir. “Os sistemas parcialmente autónomos não funcionam porque verificámos nos nossos testes que as pessoas se sentem demasiado à vontade e depois não estão preparadas para assumir a condução quando tal é requisitado”, explicou John Krafcik, adicionado “precisamos de um sistema totalmente autónomo, de um condutor que nunca esteja bêbado, chateado ou distraído”.

Segundo o responsável da Waymo, os carros autónomos desta empresa já acumulam mais de 5,5 milhões de quilómetros em vias públicas e foram submetidos a testes especialmente complexos, que incluíram tapar parte dos sensores ou conduzir em áreas com alterações momentâneas das vias. Além da condução real, a Waymo também usa um simulador onde pode criar condições especialmente difíceis. Em simulação, os 25 mil carros virtuais já acumularam mais de 4 mil milhões de quilómetros, cerca de 6 milhões de quilómetros por dia.

John Krafcik explica que todos estes quilómetros são importantes para treinar o sistema: “ todos sabemos que a experiência é o melhor professor”.

A Waymo está a preparar-se para oferecer um serviço comercial de partilha de carros autónomos usando os veículos da frota atual, um serviço que também vai servir para empresa estudar as necessidades dos utilizadores.

http://exameinformatica.sapo.pt/lifestyle/carros/2017-11-07-Afinal-os-carros-totalmente-autonomos-ja-existem

Comentários

Notícias mais vistas:

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...