Avançar para o conteúdo principal

Venezuela e Coreia do Norte vão aprofundar cooperação bilateral


Uma delegação da Venezuela, presidida pelo presidente da Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime), Diosdado Cabello (que é procurado pelas autoridades americanas por tráfico de droga), viajou à Coreia do Norte para aprofundar as relações bilaterais e de cooperação entre ambos países.

A visita, de Diosdado Cabello, que é tida como o segundo homem mais forte do 'chavismo' depois de Nicolás Maduro, começou na terça-feira e foi hoje confirmada pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo venezuelano).

"(Diosdado) Lidera uma delegação de alto nível da Venezuela, que chegou à República Popular Democrática da Coreia, para aprofundar laços de cooperação em distintas áreas estratégicas para ambas as nações", anunciou Óscar Vivas do PSUV na sua conta do Twitter.

Pelas redes sociais circulavam várias fotografias da visita, do momento em que Diosdado Cabello chega à Coreia do Norte, tendo ao fundo um avião da linha aérea venezuelana Conviasa. O político encontra-se acompanhado pelos constituintes Jesus Faria, Blanca Eeckout e vários membros da "juventude do PSUV".

A visita começou no mesmo dia em que Nicolás Maduro chegou à Rússia para reunir-se com Vladimir Putin e a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez viajou aos EUA para participar na assembleia-geral da ONU.

Segundo a imprensa venezuelana desconhecem-se os pormenores da visita de Diosdado Cabello à Coreia do Norte, "uma vez que a nação asiática mantém bloqueados os sistemas e acessos à imprensa para difundir informação, dentro e fora das suas fronteiras".

"Umz vez que o chamado número dois do regime não saía do país há bastante tempo, porque os Estados Unidos e a União Europeia lhe impuseram sanções, a sua saída gera suspeita", explica o portal Ponto de Corte.

Segundo a Agência Telegráfica da Coreia do Norte, o político venezuelano "expressou profunda emoção perante o povo coreano que luta pela vitória" e a "vontade de avançar, com a República Popular e Democrática da Coreia, na construção do socialismo".

Por outro lado, prestou homenagem aos líderes Kim Il Sung e Kim Jong Il, avô e pai do atual Presidente, Kim Jong-un.

Diosdado Cabello esteve também com Pak Thae Song, presidente da Assembleia Popular Suprema da Coreia do Norte.

O filho do Presidente Nicolás Maduro, Nicolasito Maduro Guerra, visitou a Coreia do Norte no passado mês de julho, onde, segundo o próprio, levou a cabo uma "agenda de irmandade".

Em agosto último a Venezuela abriu uma embaixada em Pyongyang na Coreia do Norte.

Caracas e Pyongyang estabeleceram relações diplomáticas em 1965.

As relações e intercâmbio bilateral intensificaram-se desde 1999, com a chegada do falecido líder socialista venezuelano Hugo Chávez (presidiu o país entre 1999 e 2013).

Em 2015 a Coreia do Norte abriu uma embaixada em Caracas.

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...