China e o seu infinito poder na indústria do lítio
Chile, Austrália e Argentina produzem cerca de 80% deste metal básico para fabricar baterias para veículos elétricos.
Como anteriormente fazia em setores estratégicos, a China continua a investir milhões de dólares em ações de empresas produtoras de lítio na Austrália, Argentina, Chile, México ou Bolívia.
Desta forma, a China procura ter uma posição firme na indústria de baterias de iões de lítio, fundamental para veículos elétricos.
ATRAVÉS DE AQUISIÇÕES, OS CHINESES ESTÃO A POSICIONAR-SE NA LIDERANÇA DE MUITAS EMPRESAS DO SETOR DO LÍTIO.
Procura de lítio vai triplicar nos próximos anos
De acordo com estimativas de especialistas, a procura por lítio triplicará nos próximos cinco anos em comparação com o crescimento de veículos elétricos. Todos os países que têm alta taxa de consumo final procuram uma oferta que também é importante, por razões estratégicas.
No entanto contra estes números outros especialistas consideram que se o Chile, Austrália e Argentina produzem cerca de 80% do lítio global, este não é um mercado tão diversificado.
Os Estados Unidos lançaram a “Iniciativa de Governação dos recursos energéticos”, que visa ajudar os países a explorar as suas reservas de lítio, cobre ou cobalto.
O documento afirma que as energias renováveis estão a criar uma procura e necessidade sem precedentes de energia mineral e a dependência de qualquer fonte aumenta o risco de interrupção do seu fornecimento.
Os Estados Unidos revelaram um plano para garantir minerais estratégicos do abastecimento, e a China está a desencadear uma guerra comercial.
Produção barata de lítio na China assusta EUA e Europa
O governo chinês informou recentemente que descobriu um método fácil e mais barato de produzir lítio, um ingrediente essencial em baterias para carros elétricos. A Europa e os Estados Unidos estão preocupados com o crescente domínio da China na cadeia de fornecimento de baterias.
Fabricantes de carros elétricos projetaram que o país asiático impulsionará a revolução dos veículos elétricos em vez dos Estados Unidos.
De acordo com o relatório do governo chinês, o custo de extração foi reduzido para um recorde de 15.000 yuan por tonelada pelo novo processo. A estimativa global do preço de extração do mineral está entre 10 mil euros e os 18 mil euros, O contrato de longo prazo para mineração de lítio é de cerca de 15 mil euros.
Os dados da Benchmark Minerals Intelligence afirmam que apesar da produção relativamente baixa de lítio, a China atualmente domina o fornecimento de baterias de lítio, contribuindo com quase dois terços da produção mundial. Os dados também dizem que controla a maioria das instalações de processamento de lítio do mundo.
Como já foi referido anteriormente, os valores reais atuais do lítio variam entre 10 mil euros e os 18 mil euros por tonelada, no entanto os chineses estão a surpreender o mundo e afirmam que conseguem comercializar este componente por apenas 2 mil euros a tonelada, o que representa praticamente 5 a 9 vezes menos por tonelada.
Esta grande diferença nos valores do lítio não é porém explicada pelos chineses, no entanto tudo se pode basear na exploração de mão-de-obra barata local e num contínuo desrespeito pelo ambiente.
A China mais uma vez pode conseguir dominar mais uma indústria, desta vez a das baterias de lítio usando para uso práticas comerciais desleais que não são permitidas nem praticadas nos países desenvolvidos, ou seja, nenhum outro país conseguirá competir com a China no setor de produção de lítio.
Qual a sua opinião sobre o domínio da indústria da China sobre um dos principais componentes das baterias dos carros elétricos?
https://www.portal-energia.com/china-carros-eletricos-litio-barato-147875/
Comentários
Enviar um comentário