Avançar para o conteúdo principal

Bateria de papel Portuguesa ou Sueca?


Nota do Wilson: Depois da equipa da Drª Elvira Fortunato da Universidade Nova de Lisboa (no Monte da Caparica) ter inventado a bateria de papel, que se recarrega com a humidade do ar, agora é a vez dos Suecos inventarem algo do mesmo género:

"Suecos inventaram papel que armazena electricidade"

Uma equipa de investigadores de uma Universidade Sueca acaba de criar um novo tipo de papel que pode armazenar electricidade. Baptizado como “papel de potência”, é visto como um verdadeiro “produto de sonho”.

Este novo material é composto por nano-celulose e por um polímero condutor e resulta de uma investigação do Laboratório de Electrónica Orgânica da Universidade de Linköping, na Suécia, o mesmo onde se criaram recentemente as primeiras rosas ciborgues.

Uma folha deste “papel de potência”, com 15 centímetros de diâmetro e alguns décimos de milímetro de espessura, pode armazenar uma quantidade de energia semelhante à dos super-condensadores existentes actualmente no mercado, explicam os investigadores envolvidos na pesquisa, cujos resultados foram publicados na revista científica Advanced Science.

“Películas finas que funcionam como capacitores existem já há algum tempo. O que fizemos foi produzir o material a três dimensões. Podemos fabricar folhas espessas”, explica o professor Xavier Crispin, um dos inventores deste “papel de potência”, em declarações divulgadas no site da Universidade de Linköping.

Feito a partir de materiais renováveis, leve, sem produtos químicos perigosos e à prova de água, o “papel de potência” pode ser recarregado centenas de vezes e cada recarga demora apenas alguns segundos.

Papel de potencia que armazena electricidadeUm verdadeiro “produto de sonho”, conforme o define a Universidade sueca, à luz de uma realidade onde a energia renovável é factor de crescente importância.

Este material inovador parece um pequeno pedaço de papel plástico e o seu material estrutural principal é a nano-celulose que se obtém transformando as fibras de celulose através de água de alta pressão.

As minúsculas fibras de celulose são então mergulhadas numa solução de água à qual é acrescentada um polímero carregado com electricidade (PEDOT:PSS).

O polímero forma uma pequena cobertura em torno das fibras e estas “ficam emaranhadas e o líquido nos espaços entre elas funciona como um electrólito“, refere outro dos investigadores envolvidos na pesquisa, Jesper Edberg, também citado pela página de Internet da Universidade de Linköping.

Este “papel de potência” é tão poderoso, em termos de capacidade de armazenamento de energia, que até bateu um recorde mundial de condutividade simultânea de iões e de electrões.


Em: http://zap.aeiou.pt/suecos-inventaram-papel-que-armazena-electricidade-92912

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di