Avançar para o conteúdo principal

Bateria de papel Portuguesa ou Sueca?


Nota do Wilson: Depois da equipa da Drª Elvira Fortunato da Universidade Nova de Lisboa (no Monte da Caparica) ter inventado a bateria de papel, que se recarrega com a humidade do ar, agora é a vez dos Suecos inventarem algo do mesmo género:

"Suecos inventaram papel que armazena electricidade"

Uma equipa de investigadores de uma Universidade Sueca acaba de criar um novo tipo de papel que pode armazenar electricidade. Baptizado como “papel de potência”, é visto como um verdadeiro “produto de sonho”.

Este novo material é composto por nano-celulose e por um polímero condutor e resulta de uma investigação do Laboratório de Electrónica Orgânica da Universidade de Linköping, na Suécia, o mesmo onde se criaram recentemente as primeiras rosas ciborgues.

Uma folha deste “papel de potência”, com 15 centímetros de diâmetro e alguns décimos de milímetro de espessura, pode armazenar uma quantidade de energia semelhante à dos super-condensadores existentes actualmente no mercado, explicam os investigadores envolvidos na pesquisa, cujos resultados foram publicados na revista científica Advanced Science.

“Películas finas que funcionam como capacitores existem já há algum tempo. O que fizemos foi produzir o material a três dimensões. Podemos fabricar folhas espessas”, explica o professor Xavier Crispin, um dos inventores deste “papel de potência”, em declarações divulgadas no site da Universidade de Linköping.

Feito a partir de materiais renováveis, leve, sem produtos químicos perigosos e à prova de água, o “papel de potência” pode ser recarregado centenas de vezes e cada recarga demora apenas alguns segundos.

Papel de potencia que armazena electricidadeUm verdadeiro “produto de sonho”, conforme o define a Universidade sueca, à luz de uma realidade onde a energia renovável é factor de crescente importância.

Este material inovador parece um pequeno pedaço de papel plástico e o seu material estrutural principal é a nano-celulose que se obtém transformando as fibras de celulose através de água de alta pressão.

As minúsculas fibras de celulose são então mergulhadas numa solução de água à qual é acrescentada um polímero carregado com electricidade (PEDOT:PSS).

O polímero forma uma pequena cobertura em torno das fibras e estas “ficam emaranhadas e o líquido nos espaços entre elas funciona como um electrólito“, refere outro dos investigadores envolvidos na pesquisa, Jesper Edberg, também citado pela página de Internet da Universidade de Linköping.

Este “papel de potência” é tão poderoso, em termos de capacidade de armazenamento de energia, que até bateu um recorde mundial de condutividade simultânea de iões e de electrões.


Em: http://zap.aeiou.pt/suecos-inventaram-papel-que-armazena-electricidade-92912

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...