Imagem ilustrativa da tempestade geomagnética que está a atingir o planeta Terra
O nosso planeta está a ser atingido por uma forte tempestade geomagnética. Segundo os cientistas, a Terra tem-se debatido com este fenómeno desde o passado sábado.
Uma tempestade geomagnética ou solar é uma perturbação temporária da magnetosfera da Terra. Esta é causada por uma onda de choque do vento solar que interage com o campo magnético da Terra.
Campo magnético do vento solar interage com o campo magnético da Terra
Segundo as informações disponibilizadas pelos cientistas do laboratório de astronomia de raios-X do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia, a tempestade alcançou rapidamente o nível de dois pontos na escala de 1 a 5. Esta escala foi estabelecida pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).
Além disso, os especialistas também explicaram que a atual tempestade foi prevista com antecedência devido à aproximação de uma rápida corrente de vento solar da Terra. Contudo, o que pareceu ser uma surpresa foi a sua potência. O prognóstico contemplava apenas “uma tempestade de primeiro nível”, o que seria comum para esta época do ano.
O aumento da velocidade do vento solar, assim como a temperatura do plasma cósmico, também superaram os índices esperados.
Planeta poderá ser atingido de novo no final de setembro
Nos últimos dias, esta tempestade tem estado a diminuir gradualmente para os seus valores originais. No entanto, como podemos ver, a alta velocidade da corrente de vento solar e a situação estável do Sol sugiram que a situação se repita entre 27 e 28 de setembro.
Esta tempestade magnética é a segunda mais poderosa dos últimos oito meses, a primeira foi registada em maio, quando a magnitude passou de 3 para 5, o que afetou o bem-estar das pessoas.
https://pplware.sapo.pt/ciencia/a-terra-esta-a-ser-afetada-por-forte-tempestade-geomagnetica/
Comentários
Enviar um comentário