Avançar para o conteúdo principal

Retirada ferramenta do Facebook que recebia dados do site de autenticação do Estado


Quem acedia ao site estava, sem saber, a enviar informações para a rede social

AAgência para a Modernização Administrativa (AMA) retirou da página autenticacao.gov.pt uma ferramenta que estava a partilhar dados dos utilizadores de serviços do Estado com o Facebook. A remoção acontece pouco tempo depois da denúncia feita por João Pina, especialista em desenvolvimento web, que a Exame Informática e a Visão noticiaram.

O endereço autenticação.gov.pt é usado como a principal ferramenta para autenticar os internautas nas relações que mantêm de serviços do Estado, através da Internet. Portal da Justiça, Portal das Finanças ou Portal do Serviço Nacional de Saúde figuram entre os serviços que usam o autenticação.gov.pt.

No seguimento da notícia, a Exame Informática confirmou que o kit de desenvolvimento de software (SDK) do Facebook que estava integrado no autenticacao.gov.pt foi retirado. A informação já foi também entretanto confirmada pelo autor da denúncia original.

A Exame Informática questionou a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), responsável pela gestão do site, sobre a remoção do código associado ao Facebook, mas até ao momento de publicação desta notícia não teve resposta.

A integração do SDK do Facebook no site do sistema de autenticação do Estado fazia com que algumas informações da sessão do visitante – o número de protocolo de internet (IP) e a versão do browser – fossem partilhadas com o Facebook.

«Sempre que vou a um site estou a dar certos dados. Agora, não tenho que dá-los a terceiros, que é o que está a acontecer aqui. Os meus dados estão a ir para terceiros. Ainda para mais o Facebook está no meio destas polémicas todas da privacidade de dados», explicou João Pina, nesta quinta-feira. «Não há razão técnica que justifique estar a fazer isso», acrescentou.

Ainda há questões por responder sobre o caso, como o porquê de a AMA ter recolhido o endereço de email associado ao perfil de Facebook dos visitantes do autenticacao.gov.pt e o porquê de ter sido feita a própria implementação do SDK.

Na única resposta dada ao caso, a AMA remeteu para os esclarecimentos para a informação que há no autenticacao.gov.pt. Por exemplo, no separador de informação dedicado especificamente às redes sociais, é dito que «não são enviados dados para as redes sociais, de acordo com as melhores práticas», o que segundo João Pina, e uma segunda fonte ouvida pela Exame Informática/Visão, não era verdade enquanto o SDK esteve integrado.

Apesar da remoção da ferramenta do Facebook, o site autenticacao.gov.pt continua a ter integrada a plataforma de análise de dados Google Analytics e no site do governo – portugal.gov.pt – continua também a haver o registo da integração de um script do Facebook.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2019-09-13-Retirada-ferramenta-do-Facebook-que-recebia-dados-do-site-de-autenticacao-do-Estado

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...