Avançar para o conteúdo principal

Retirada ferramenta do Facebook que recebia dados do site de autenticação do Estado


Quem acedia ao site estava, sem saber, a enviar informações para a rede social

AAgência para a Modernização Administrativa (AMA) retirou da página autenticacao.gov.pt uma ferramenta que estava a partilhar dados dos utilizadores de serviços do Estado com o Facebook. A remoção acontece pouco tempo depois da denúncia feita por João Pina, especialista em desenvolvimento web, que a Exame Informática e a Visão noticiaram.

O endereço autenticação.gov.pt é usado como a principal ferramenta para autenticar os internautas nas relações que mantêm de serviços do Estado, através da Internet. Portal da Justiça, Portal das Finanças ou Portal do Serviço Nacional de Saúde figuram entre os serviços que usam o autenticação.gov.pt.

No seguimento da notícia, a Exame Informática confirmou que o kit de desenvolvimento de software (SDK) do Facebook que estava integrado no autenticacao.gov.pt foi retirado. A informação já foi também entretanto confirmada pelo autor da denúncia original.

A Exame Informática questionou a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), responsável pela gestão do site, sobre a remoção do código associado ao Facebook, mas até ao momento de publicação desta notícia não teve resposta.

A integração do SDK do Facebook no site do sistema de autenticação do Estado fazia com que algumas informações da sessão do visitante – o número de protocolo de internet (IP) e a versão do browser – fossem partilhadas com o Facebook.

«Sempre que vou a um site estou a dar certos dados. Agora, não tenho que dá-los a terceiros, que é o que está a acontecer aqui. Os meus dados estão a ir para terceiros. Ainda para mais o Facebook está no meio destas polémicas todas da privacidade de dados», explicou João Pina, nesta quinta-feira. «Não há razão técnica que justifique estar a fazer isso», acrescentou.

Ainda há questões por responder sobre o caso, como o porquê de a AMA ter recolhido o endereço de email associado ao perfil de Facebook dos visitantes do autenticacao.gov.pt e o porquê de ter sido feita a própria implementação do SDK.

Na única resposta dada ao caso, a AMA remeteu para os esclarecimentos para a informação que há no autenticacao.gov.pt. Por exemplo, no separador de informação dedicado especificamente às redes sociais, é dito que «não são enviados dados para as redes sociais, de acordo com as melhores práticas», o que segundo João Pina, e uma segunda fonte ouvida pela Exame Informática/Visão, não era verdade enquanto o SDK esteve integrado.

Apesar da remoção da ferramenta do Facebook, o site autenticacao.gov.pt continua a ter integrada a plataforma de análise de dados Google Analytics e no site do governo – portugal.gov.pt – continua também a haver o registo da integração de um script do Facebook.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2019-09-13-Retirada-ferramenta-do-Facebook-que-recebia-dados-do-site-de-autenticacao-do-Estado

Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...