Avançar para o conteúdo principal

Parrot Anafi



Para a Parrot, o Anafi, tem tudo para ser o drone compacto com a melhor relação preço/qualidade do mercado, mas estará à altura do excelente DJI Mavic Air, que é significativamente mais caro?

Classificação
FUNCIONALIDADES - 9
EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO - 7.5
PREÇO - 9

Gostámos:
Qualidade de imagem
Versatilidade (focagem e ângulos)

A rever
Estabilização instável

Ponto final- 8.5

A inexistência de sensores de obstáculos exige cuidados redobrados, mas ultrapassando essa limitação, o Anafi revelou uma qualidade de imagem ao nível do seu rival da DJI, com a vantagem de permitir uma versatilidade em termos de ângulos que mais nenhum drone tem.

A Parrot está habitualmente associada a drones mais básicos (como o Mambo e o Bebop), mas o Anafi promete mudar essa percepção, já que tem características capazes de rivalizar com o Mavic Air da DJI.
Igualmente compacto, o Anafi permite recolher as hastes para facilitar o seu transporte, sendo o mesmo extremamente leve, graças ao recurso de um corpo totalmente em plástico. Este, infelizmente, tem um toque mais frágil que a concorrência, ao qual se junta a inexistência de sensores de obstáculos, o que significa que terá de ter cuidados redobrados sempre que voar com o Anafi.
Isto acaba por o tornar menos recomendável para novos utilizadores de drones, especialmente em locais ventosos, onde o Anafi revelou ser bastante susceptível a alguns sustos. Mas mesmo em locais sem vento, o Anafi mostrou que a sua estabilização de voo ainda não está ao nível do drone rival da DJI.


Zoom digital sem perda?

Se, em termos de corpo, o Anafi não nos convenceu inteiramente, já na vertente de imagem o drone da Parrot revelou dois dos seus pontos mais inovadores: o estabilizador do sensor de imagem com um ajuste vertical de 180º, permitindo assim captar ângulos que até agora eram impossíveis de captar com um drone; depois temos um sensor com 21 MP e HDR capaz de fazer zoom digital sem perda de qualidade de imagem (através do recorte da mesma), sendo garantido um zoom de 2,8x em vídeo FullHD, e 1,4x em vídeo 4K, uma vez que não é utilizada toda a superfície do sensor de imagem. Esta funcionalidade permite fazer melhores enquadramentos de imagem, sem precisar de se aproximar de um local e colocar o drone em risco.


Conceito DLC

Para controlar o Anafi, deverá usar o comando fornecido, bastante mais robusto e ergonomicamente agradável de usar que os modelos da DJI. Este tem uma haste ajustável para colocar o smartphone, para ver em tempo real o que está a ser captado pelo drone.

Para tal terá de usar a aplicação móvel Free Flight 6, muito completa e intuitiva, e que estreia uma solução que, embora controversa, nos parece muito acertada; há funções que não estão activadas por defeito e, para as termos, é comprá-las numa loja. À primeira vista isto pode parecer um erro, mas se esta solução permitir que sejam integradas novas ferramentas, mesmo que adquiridas separadamente, é o utilizador quem ficará a ganhar – estamos a falar em funções que custam apenas 1,09 euros cada, o que é um valor insignificante para os ganhos permitidos pelas funcionalidades. Até ao momento, estão apenas disponíveis duas funções-extra: o modo ‘Follow Me’ (onde o drone nos consegue seguir automaticamente) e o ‘Flight Plan’, que permite criar planos de voo autónomos, escolhendo inclusive pontos de interesse para definir posições específicas de gravação.


Distribuidor: Parrot

Site: parrot.com/pt

Preço: €699

Ficha Técnica

Sensor: CMOS 1/2.4”
Resolução: 21 MP (foto) 4K 30 fps (vídeo)
Armazenamento: MicroSD
Estabilização: três eixos mecânico
Autonomia de voo: 25 minutos
Dimensões: 153 x 152 x 116 mm
Peso: 386 gr

https://www.pcguia.pt/2019/09/parrot-anafi/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...