Avançar para o conteúdo principal

Ajo é o primeiro gato clonado na China. Dono pagou 32 mil euros



Pela primeira vez, uma empresa privada conseguiu clonar um gato na China, avanço científico que poderá levar à clonagem de outros animais, como os pandas, noticia a Agence France-Presse.

Depois de perder o seu gato de estimação, Huang Hu ficou destroçado e, por isso, decidiu recorrer à Sinogene, uma empresa biotecnológica comercial de clonagem de animais.

“No meu coração o Ajo é insubstituível“, disse o jovem de 23 anos, citado pelo jornal norte-americano The New York Times.

Sete meses depois da morte de Ajo, Huang Yu passou a conviver com uma cópia do felino. “É parecido em mais de 90%”, afirmou, dizendo esperar que o gato clonado, nascido em em julho de uma gata portadora, tenha a mesma personalidade que o original.


Ajo é o primeiro gato clonado pela Sinogene, que desde 2017 já clonou 40 cães.

Para levar a cabo um processo de clonagem de animais de estimação na China, os donos estão dispostos a pagar 250.000 yuanes (31.700 euros) pela cópia de um gato ou 380.000 (48.000 dólares) por um cão.

Recorda a AFP que, nas últimas décadas, os chineses têm-se apaixonado pelos seus animais de estimação, que eram proibidos durante o período de Mao.

Um relatório da organização Pet Fair Asia e do site Goumin.com, citada pela mesma agência, dá conta que os gastos relacionados com animais domésticos representaram no ano passado 171 mil milhões de yuanes (21,4 mil milhões de euros).

Em declarações à AFP, o diretor executivo da empresa, Mi Jidong, disse que, apesar preços elevados, nem todos os que procuram a empresa recebem grandes salários.

“Na verdade, uma grande proporção de clientes são jovens que só se formaram nos últimos anos (…) Qualquer que seja a origem dos animais de estimação, os proprietários os verão como parte da família. A clonagem de animais atende às necessidades emocionais das gerações jovens”, explicou.

A clonagem de Ajo pode abrir portas para clonar mais animais, como é o caso dos pandas, feito que a China tenta alcançar há duas décadas.

https://zap.aeiou.pt/ajo-primeiro-gato-clonado-na-china-278491

Comentários

Notícias mais vistas:

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...