Avançar para o conteúdo principal

Suíça concede licenças aos primeiros 'bancos de criptomoedas' do mundo



A Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA) concedeu licenças bancárias provisórias e de sociedades financeiras de corretagem às empresas SEBA e Sygnum.

Estas autorizações irão lhes permitir se transformarem nos primeiros 'bancos de criptomoedas' do mundo.

Nomeadamente, as empresas SEBA e Sygnum poderão emitir, guardar, comercializar e controlar ativos digitais como bitcoin e ethereum, converter criptomoedas em dinheiro fiduciário como os francos suíços, dólares estadunidenses ou euros.

No entanto, para poder começar a exercer estas funções as empresas terão que cumprir certos requisitos secundários exigidos pela FINMA. Os pormenores acerca destes critérios são desconhecidos.

"Muitas pessoas que têm grande quantidade de criptomoedas e estão procurando um banco totalmente regulamentado vieram ter conosco nos últimos meses. Um dos seus maiores desafios é encontrar especialistas bancários que possam conectar [o mundo virtual] com o mundo real e ajudar as empresas a pagar impostos e salários", declarou à Bloomberg o cofundador de Sygnum, Mathias Imbach, para explicar o motivo que o levou a criar um "banco de criptomoedas".

Por sua vez, o diretor executivo da empresa, Manuel Krieger, destacou que a concessão de licenças por parte de FINMA é "um acontecimento significativo e um passo importante" no sentido da institucionalização dos ativos digitais. Agora a empresa, que está sediada em Zurique, planeja solicitar a licença bancária para realizar as mesmas atividades em Singapura.

Regulação de criptomoedas
As criptomoedas como bitcoin têm sido proibidas em vários países por serem um instrumento potencial que ajuda a cometer crimes relacionados com lavagem de dinheiro. Por isso a FINMA publicou na sua página web um novo guia com requisitos com respeito à luta contra o branqueamento de capitais para empresas especializadas em "blockchain".

"As instituições supervisionadas pela FINMA estão somente autorizadas a enviar e receber criptomoedas e outro tipo de divisas a carteiras externas pertencentes a clientes cuja identidade foi verificada", informa o comunicado.

Para além disso, o regulador suíço acrescentou que não permitirá a transferência de divisas a contas não regulamentadas.

https://br.sputniknews.com/economia/2019083014454074-suica-concede-licencas-aos-primeiros-bancos-de-criptomoedas-do-mundo/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di