Avançar para o conteúdo principal

Gibraltar quer tornar-se no primeiro hub de criptomoeda do mundo


Crédito: Viktor Forgacs / Unsplash


 Outrora apelidado de paraíso fiscal, o pequeno território de Gibraltar quer reconquistar o mundo financeiro ao posicionar-se como o primeiro hub de criptomoeda do mundo


O setor financeiro é responsável por um terço da economia de 2,4 mil milhões de libras de Gibraltar. Dos 33 mil residentes, 82 trabalham nos organismos reguladores deste segmento e estão agora atarefados a rever uma proposta que permitirá que a empresa de blockchain Valereum compre o mercado de ações, criando o primeiro hub mundial onde ações ‘tradicionais’ são trocadas ao lado de grandes cibermoedas, como a bitcoin ou a dogecoin.


Noutras geografias, a posição tem sido de proibição completa de troca de cibermoedas ou de grandes avisos contra o investimento neste tipo de bens. Em Gibraltar, a mudança está a ser bem-vinda e Albert Isola, ministro para o digital e serviços financeiros do país, refere que estas medidas se destinam a separar os ‘maus atores’ e conferir alguma segurança e confiança aos investidores. “Se quiserem fazer coisas erradas em cripto, não vão querer estar em Gibraltar, porque aqui as empresas são licenciadas e reguladas”.


O The Guardian lembra que o regulador de Gibraltar já aprovou a operação de 14 criptomoedas e de empresas de blockchain no território e está agora a avaliar a proposta da Valereum para conseguir rentabilizar um setor de criptomoeda avaliado em mais de 3,5 biliões de dólares. A Valereum está baseada em Gibraltar e oferece soluções e tecnologias para ligar divisas tradicionais, como a libra ou o dólar, a bens digitais.


As autoridades e a empresa estão a colaborar para apurar as validações para detetar esquemas de lavagens de dinheiro e como regular este tipo de atividade, num projeto que está a ser seguido com atenção por outros países. “Se for um sucesso, é provável que outras jurisdições sigam o exemplo, porque é uma comodidade com valor crescente”, considera Neil Williams, responsável pela investigação de crimes complexos na Reed Solicitors.


Há ainda o risco de Gibraltar poder sofrer sanções de países como os EUA se acabarem por aprovar legislação que estes considerem insuficiente.


Charlie Steele, consultor da Forensic Risk Alliance, lembra que “pode permitir ou facilitar a lavagem de dinheiro, evasão de sanções, financiamento de terrorismo, portanto estão todos muito atentos. Os reguladores em todo o mundo, quase todos, estão a abordar este tema com profundo ceticismo… assim, é um pouco invulgar o pensamento de que um país esteja a dar as boas-vindas a uma empresa destas comprar todo o mercado de ações.”


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-12-28-gibraltar-quer-tornar-se-no-primeiro-hub-de-criptomoeda-do-mundo/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...