Avançar para o conteúdo principal

"O PS discursa à esquerda, mas atua em sentido contrário" e tira dinheiro aos portugueses para o enterrar na TAP e nos amigos




Rio. É "má a solução de fechar a TAP" depois do dinheiro gasto mas também "é má a solução manter"


 O presidente do PSD, Rui Rio, considerou neste domingo e que era impossível ser pior a gestão que o PS fez do processo da TAP, avisando que é "má solução" quer fechar quer manter a companhia aérea.


Sob o lema "Novos horizontes para Portugal" - que substituiu o "Portugal ao Centro" dos primeiros dias da reunião magna -, Rui Rio fez hoje o discurso de enceramento do 39.º Congresso Nacional do PSD, em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, dedicando uma pequena passagem à TAP.


"Depois de uma vida de mão estendida ao Orçamento do Estado, a TAP, é, também, um exemplo da gestão socialista, com largos milhões de euros dos portugueses nela despejados", criticou.


O líder do PSD resumiu todo este processo numa frase: "tudo mau. Pior, era impossível".


"É má a solução de fechar a TAP, depois das avultadas verbas que lá foram enterradas. É má a solução de a manter, porque ainda falta lá meter muito mais dinheiro. E será má a situação do nosso país, se a Comissão Europeia vier a reprovar o plano que lhe foi apresentado pelo Governo", elencou.


Para Rio, "foi a isto que conduziu esta governação do PS, em geral, e deste Ministério das Infraestruturas, em particular".


"O Governo reverteu a privatização mal tomou posse - antes ainda da crise causada pela pandemia - e, com esse ato, voltou a meter o Estado num buraco que parece não ter fundo", recordou.



Contas feitas, já "foram metidos mais de 2.000 milhões de euros nos últimos dois anos" na TAP.


"Ainda falta meter mais sabe-se lá quanto, e o plano de viabilização, se assim se pode chamar, continua encalhado em Bruxelas, vindo agora o Governo dizer que pode não ser aprovado e que, depois de tanto dinheiro perdido, a TAP afinal pode fechar", criticou.


Rui Rio recuperou um tema que lhe tem sido caro nas críticas ao Governo socialista, a questão dos impostos da EDP.


"Mas a carência de verbas que António Costa invoca, quando ouve as crescentes reivindicações e reclamações de tantos setores da nossa sociedade, também não foi razão suficiente para que este governo deixasse de perdoar mais de 100 milhões de euros de imposto de selo à EDP, apesar de o PS tanto propagar que tanto quer aos mais desfavorecidos", criticou.



O PS, segundo o líder do PSD, "discursa à esquerda, mas atua em sentido exatamente contrário do que diz".


"É, aliás, como andou a fazer com a Europa nestes seus anos de governação. Em Bruxelas era casado com o rigor financeiro. Em Portugal vivia em união de facto com a geringonça. É isto que tem de acabar", afirmou.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/rio-e-ma-a-solucao-de-fechar-a-tap-depois-do-dinheiro-gasto-mas-tambem-e-ma-a-solucao-manter-14424406.html


Comentário do Wilson:

O PS tira dinheiro aos portugueses para o enterrar na TAP e nos amigos, nomeadamente no sector da Energia e Saúde (nunca houve tanta saúde privada devido à falência do SNS) e, no passado, no sector rodoviário: O Eurostat avalia a totalidade das autoestradas PPP em menos de 6 mil milhões de euros e no entanto estamos a pagar quase 1.5 mil milhões de euros todos os anos por elas, ou seja, a totalidade dessas autoestradas fica paga a cada 4 anos.

José Sócrates justificou as PPP rodoviárias com o facto de ser mais barato do que pedir um empréstimo a 20 anos mas afinal foi um negócio altamente ruinoso e imoral para encher os bolsos dos amigos com rendas excessivas e que não há maneira de reverter esse roubo que continua a acontecer porque ficou protegido não só pelos contratos como pela Lei que foi criada para o efeito na Assembleia da República de maioria socialista.

A mesma coisa acontece no sector da energia, de forma ainda mais imoral e que está ser agravado com o governo de António Costa onde a um mês das próximas eleições acaba por fechar, sorrateiramente, contratos milionários que não só vão ser ruinosos para Portugal como irão provocar um apagão eléctrico por desequilíbrio da rede e para evitar esse apagão vai ser necessário gastar mais dinheiro.

 Os concursos para o PRR estão a ser elaborado no maior segredo para não poder ser escrutinado e assim ficar mais fácil esconder os indícios de promiscuidade para não dizer corrupção.


O caso da TAP é um exemplo de quando a ideologia se sobrepõe, o contribuinte é quem paga.

A sorte do António Costa é ter aparecido a pandemia pois assim pode dizer de forma populista e falaciosa que a culpa é do Covid19.


No caso da energia, acredito que seja um misto de corrupção com populismo (alterações climáticas) e incompetência pois trata-se de uma questão complexa que não devia ser tratada casuisticamente como tem sido, deveria ser tratada de forma integrada seguindo uma estratégia elaborada por técnicos e não por políticos.




Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...