Avançar para o conteúdo principal

"O PS discursa à esquerda, mas atua em sentido contrário" e tira dinheiro aos portugueses para o enterrar na TAP e nos amigos




Rio. É "má a solução de fechar a TAP" depois do dinheiro gasto mas também "é má a solução manter"


 O presidente do PSD, Rui Rio, considerou neste domingo e que era impossível ser pior a gestão que o PS fez do processo da TAP, avisando que é "má solução" quer fechar quer manter a companhia aérea.


Sob o lema "Novos horizontes para Portugal" - que substituiu o "Portugal ao Centro" dos primeiros dias da reunião magna -, Rui Rio fez hoje o discurso de enceramento do 39.º Congresso Nacional do PSD, em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, dedicando uma pequena passagem à TAP.


"Depois de uma vida de mão estendida ao Orçamento do Estado, a TAP, é, também, um exemplo da gestão socialista, com largos milhões de euros dos portugueses nela despejados", criticou.


O líder do PSD resumiu todo este processo numa frase: "tudo mau. Pior, era impossível".


"É má a solução de fechar a TAP, depois das avultadas verbas que lá foram enterradas. É má a solução de a manter, porque ainda falta lá meter muito mais dinheiro. E será má a situação do nosso país, se a Comissão Europeia vier a reprovar o plano que lhe foi apresentado pelo Governo", elencou.


Para Rio, "foi a isto que conduziu esta governação do PS, em geral, e deste Ministério das Infraestruturas, em particular".


"O Governo reverteu a privatização mal tomou posse - antes ainda da crise causada pela pandemia - e, com esse ato, voltou a meter o Estado num buraco que parece não ter fundo", recordou.



Contas feitas, já "foram metidos mais de 2.000 milhões de euros nos últimos dois anos" na TAP.


"Ainda falta meter mais sabe-se lá quanto, e o plano de viabilização, se assim se pode chamar, continua encalhado em Bruxelas, vindo agora o Governo dizer que pode não ser aprovado e que, depois de tanto dinheiro perdido, a TAP afinal pode fechar", criticou.


Rui Rio recuperou um tema que lhe tem sido caro nas críticas ao Governo socialista, a questão dos impostos da EDP.


"Mas a carência de verbas que António Costa invoca, quando ouve as crescentes reivindicações e reclamações de tantos setores da nossa sociedade, também não foi razão suficiente para que este governo deixasse de perdoar mais de 100 milhões de euros de imposto de selo à EDP, apesar de o PS tanto propagar que tanto quer aos mais desfavorecidos", criticou.



O PS, segundo o líder do PSD, "discursa à esquerda, mas atua em sentido exatamente contrário do que diz".


"É, aliás, como andou a fazer com a Europa nestes seus anos de governação. Em Bruxelas era casado com o rigor financeiro. Em Portugal vivia em união de facto com a geringonça. É isto que tem de acabar", afirmou.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/rio-e-ma-a-solucao-de-fechar-a-tap-depois-do-dinheiro-gasto-mas-tambem-e-ma-a-solucao-manter-14424406.html


Comentário do Wilson:

O PS tira dinheiro aos portugueses para o enterrar na TAP e nos amigos, nomeadamente no sector da Energia e Saúde (nunca houve tanta saúde privada devido à falência do SNS) e, no passado, no sector rodoviário: O Eurostat avalia a totalidade das autoestradas PPP em menos de 6 mil milhões de euros e no entanto estamos a pagar quase 1.5 mil milhões de euros todos os anos por elas, ou seja, a totalidade dessas autoestradas fica paga a cada 4 anos.

José Sócrates justificou as PPP rodoviárias com o facto de ser mais barato do que pedir um empréstimo a 20 anos mas afinal foi um negócio altamente ruinoso e imoral para encher os bolsos dos amigos com rendas excessivas e que não há maneira de reverter esse roubo que continua a acontecer porque ficou protegido não só pelos contratos como pela Lei que foi criada para o efeito na Assembleia da República de maioria socialista.

A mesma coisa acontece no sector da energia, de forma ainda mais imoral e que está ser agravado com o governo de António Costa onde a um mês das próximas eleições acaba por fechar, sorrateiramente, contratos milionários que não só vão ser ruinosos para Portugal como irão provocar um apagão eléctrico por desequilíbrio da rede e para evitar esse apagão vai ser necessário gastar mais dinheiro.

 Os concursos para o PRR estão a ser elaborado no maior segredo para não poder ser escrutinado e assim ficar mais fácil esconder os indícios de promiscuidade para não dizer corrupção.


O caso da TAP é um exemplo de quando a ideologia se sobrepõe, o contribuinte é quem paga.

A sorte do António Costa é ter aparecido a pandemia pois assim pode dizer de forma populista e falaciosa que a culpa é do Covid19.


No caso da energia, acredito que seja um misto de corrupção com populismo (alterações climáticas) e incompetência pois trata-se de uma questão complexa que não devia ser tratada casuisticamente como tem sido, deveria ser tratada de forma integrada seguindo uma estratégia elaborada por técnicos e não por políticos.




Comentários

Notícias mais vistas:

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...

Maduro diz que 4.200 soldados americanos estão prontos para invadir a Venezuela

O presidente venezuelano garante ter declarado a "preparação máxima" do exército venezuelano face a uma hipotética ameaça da marinha americana, tendo mesmo apontado para a presença de armas nucleares do lado de Washington. Nicolás Maduro afirma que estão a manter "todos os canais diplomáticos abertos" perante a escalada diplomática e bélica que a Venezuela e os Estados Unidos vivem há semanas. O líder bolivariano diz que os canais estão "quebrados" perante o reagrupamento de forças norte-americanas que está a ocorrer em torno da costa venezuelana, como confirmam vários meios de comunicação norte-americanos. "Oito navios militares com 1.200 mísseis e um submarino nuclear têm a Venezuela como alvo", garantiu Maduro. "Eles quiseram avançar para o que chamam de pressão militar máxima (...) e nós declarámos a máxima preparação para a defesa da Venezuela". Maduro descreveu os acontecimentos como a maior ameaça militar que o país caribenho enf...