Avançar para o conteúdo principal

"O PS discursa à esquerda, mas atua em sentido contrário" e tira dinheiro aos portugueses para o enterrar na TAP e nos amigos




Rio. É "má a solução de fechar a TAP" depois do dinheiro gasto mas também "é má a solução manter"


 O presidente do PSD, Rui Rio, considerou neste domingo e que era impossível ser pior a gestão que o PS fez do processo da TAP, avisando que é "má solução" quer fechar quer manter a companhia aérea.


Sob o lema "Novos horizontes para Portugal" - que substituiu o "Portugal ao Centro" dos primeiros dias da reunião magna -, Rui Rio fez hoje o discurso de enceramento do 39.º Congresso Nacional do PSD, em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, dedicando uma pequena passagem à TAP.


"Depois de uma vida de mão estendida ao Orçamento do Estado, a TAP, é, também, um exemplo da gestão socialista, com largos milhões de euros dos portugueses nela despejados", criticou.


O líder do PSD resumiu todo este processo numa frase: "tudo mau. Pior, era impossível".


"É má a solução de fechar a TAP, depois das avultadas verbas que lá foram enterradas. É má a solução de a manter, porque ainda falta lá meter muito mais dinheiro. E será má a situação do nosso país, se a Comissão Europeia vier a reprovar o plano que lhe foi apresentado pelo Governo", elencou.


Para Rio, "foi a isto que conduziu esta governação do PS, em geral, e deste Ministério das Infraestruturas, em particular".


"O Governo reverteu a privatização mal tomou posse - antes ainda da crise causada pela pandemia - e, com esse ato, voltou a meter o Estado num buraco que parece não ter fundo", recordou.



Contas feitas, já "foram metidos mais de 2.000 milhões de euros nos últimos dois anos" na TAP.


"Ainda falta meter mais sabe-se lá quanto, e o plano de viabilização, se assim se pode chamar, continua encalhado em Bruxelas, vindo agora o Governo dizer que pode não ser aprovado e que, depois de tanto dinheiro perdido, a TAP afinal pode fechar", criticou.


Rui Rio recuperou um tema que lhe tem sido caro nas críticas ao Governo socialista, a questão dos impostos da EDP.


"Mas a carência de verbas que António Costa invoca, quando ouve as crescentes reivindicações e reclamações de tantos setores da nossa sociedade, também não foi razão suficiente para que este governo deixasse de perdoar mais de 100 milhões de euros de imposto de selo à EDP, apesar de o PS tanto propagar que tanto quer aos mais desfavorecidos", criticou.



O PS, segundo o líder do PSD, "discursa à esquerda, mas atua em sentido exatamente contrário do que diz".


"É, aliás, como andou a fazer com a Europa nestes seus anos de governação. Em Bruxelas era casado com o rigor financeiro. Em Portugal vivia em união de facto com a geringonça. É isto que tem de acabar", afirmou.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/rio-e-ma-a-solucao-de-fechar-a-tap-depois-do-dinheiro-gasto-mas-tambem-e-ma-a-solucao-manter-14424406.html


Comentário do Wilson:

O PS tira dinheiro aos portugueses para o enterrar na TAP e nos amigos, nomeadamente no sector da Energia e Saúde (nunca houve tanta saúde privada devido à falência do SNS) e, no passado, no sector rodoviário: O Eurostat avalia a totalidade das autoestradas PPP em menos de 6 mil milhões de euros e no entanto estamos a pagar quase 1.5 mil milhões de euros todos os anos por elas, ou seja, a totalidade dessas autoestradas fica paga a cada 4 anos.

José Sócrates justificou as PPP rodoviárias com o facto de ser mais barato do que pedir um empréstimo a 20 anos mas afinal foi um negócio altamente ruinoso e imoral para encher os bolsos dos amigos com rendas excessivas e que não há maneira de reverter esse roubo que continua a acontecer porque ficou protegido não só pelos contratos como pela Lei que foi criada para o efeito na Assembleia da República de maioria socialista.

A mesma coisa acontece no sector da energia, de forma ainda mais imoral e que está ser agravado com o governo de António Costa onde a um mês das próximas eleições acaba por fechar, sorrateiramente, contratos milionários que não só vão ser ruinosos para Portugal como irão provocar um apagão eléctrico por desequilíbrio da rede e para evitar esse apagão vai ser necessário gastar mais dinheiro.

 Os concursos para o PRR estão a ser elaborado no maior segredo para não poder ser escrutinado e assim ficar mais fácil esconder os indícios de promiscuidade para não dizer corrupção.


O caso da TAP é um exemplo de quando a ideologia se sobrepõe, o contribuinte é quem paga.

A sorte do António Costa é ter aparecido a pandemia pois assim pode dizer de forma populista e falaciosa que a culpa é do Covid19.


No caso da energia, acredito que seja um misto de corrupção com populismo (alterações climáticas) e incompetência pois trata-se de uma questão complexa que não devia ser tratada casuisticamente como tem sido, deveria ser tratada de forma integrada seguindo uma estratégia elaborada por técnicos e não por políticos.




Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di