Avançar para o conteúdo principal

Comboios de alta velocidade e zero emissões poderão ligar cidades da Europa em breve


Comboios de alta velocidade e zero emissões poderão ligar cidades da Europa em breve

Estes comboios ultra-rápidos e amigos do ambiente podem chegar já no ano de 2030. 🚄

Imaginas-te a apanhar um comboio em Lisboa e a chegar ao Porto meia hora depois? Parece incrível e muito rebuscado, não é? Mas a verdade é que pode tornar-se uma realidade já em 2030, e não será apenas em Lisboa que se tornará um destino para viagens de um dia.

A empresa valenciana Zeleros está a planear uma rede de comboios suspensos incríveis em toda a Europa. Vamos saber como funciona?

@zeleroshyperloop

Este novo meio de transporte será diferente de tudo que já viste antes! Os túneis mais longos estão a ser construídos nos países nórdicos, pelo que será por estes lados que esta invenção futurística verá a luz do dia primeiro.

Chamam-se comboios hyperloop e não funcionam em carris, têm cápsulas ao invés de carruagens, e vão transportar passageiros do sítio A para o sítio B, em túneis que ficam suspensos acima do chão.

@zeleroshyperloop

Estas cápsulas literalmente levitam, ao usarem unidades eletromagnéticas modulares dentro das próprias cápsulas, controladas por algoritmos.

A velocidades de até 1.000km/h, as cápsulas voam pelos túneis impulsionadas por um sistema de propulsão aerodinâmico. Não haverá necessidade de motorista e tudo será movido a eletricidade, com o objetivo de criar emissões zero de carbono.

@zeleroshyperloop

Com grande parte da Europa à procura de se tornar neutra de carbono até 2050, estes comboios hyperloop podem realmente ajudar a impulsionar o velho continente em direção a este objetivo.

Além disso, as perspetivas das viagens aéreas parecem cada vez menos atraentes, devido aos impactos nefastos para o ambiente, sendo que esta inovação também significaria menos filas nos aeroportos para passar pela segurança e, por vezes, a redução das longas esperas pelos voos de conexão.

Parece, assim, que os comboios podem ser o futuro para ligar o Continente, de uma forma que até hoje, mesmo com todos os avanços tecnológicos, parece impossível.

@zeleroshyperloop 


https://lisboasecreta.co/comboios-alta-velocidade-zero-emissoes-ligar-cidades-europa/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di