Avançar para o conteúdo principal

CityHawk é o primeiro carro que não precisa de asas para voar




 São já muitas as empresas que aceleram as suas propostas de mobilidade do futuro com base em conceitos de carros voadores. Este, da Urban Aeronautics, é o primeiro sem asas ou hélices à vista, recorre a um rotor interno que usa hidrogénio para manter-se no ar.

A empresa israelita especializada na produção de veículos elétricos capazes de descolar e aterrar de forma vertical (modo VTOL), trabalha em parceria com os americanos da HyPoint, a firma responsável pela instalação da tecnologia de pilhas de combustível no original CityHawk.


O veículo com capacidade para cinco ocupantes e 7,7 metros de comprimento e 4,42 metros em altura, dispõe de dois tanques com hidrogénio para alimentar dois motores elétricos, com cerca de 1000 cv cada um, para peso total em vazio de 1.170 kg.


Com estes números, o fabricante garante autonomia para percorrer até 150 km entre reabastecimentos, alcançando 200 km/h de velocidade máxima.


Além de potência e velocidade, o carro voador da Urban Aeronautics também promete níveis referenciais de manobrabilidade e estabilidade e até em matéria de ruido, graças à tecnologia Fancraft de rotor interno, patenteada pela empresa israelita.


“Como combustível de alta potência e 100% ecológico, o hidrogénio é a chave para o futuro dos veículos VTOL”, garantiu Rafi Yoeli, CEO de Urban Aeronautics.




https://www.motor24.pt/noticias/cityhawk-e-o-primeiro-carro-que-nao-precisa-de-asas-para-voar/1535434/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

OE2026: 10 medidas com impacto (in)direto na carteira dos portugueses

  O Governo entregou e apresentou a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, mas com poucas surpresas. As mudanças nos escalões de IRS já tinham sido anunciadas, bem como o aumento nas pensões. Ainda assim, há novidades nos impostos, alargamento de isenções, fim de contribuições extraordinárias e mais despesa com Defesa, 2026 vai ser “um ano orçamental exigente” e a margem disponível para deslizes está “próxima de zero”. A afirmação em jeito de aviso pertence ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e foi proferida na  apresentação da proposta de Orçamento do Estado  para o próximo ano. O excedente é de cerca de 230 milhões de euros, pelo que se o país não quer voltar a entrar num défice, a margem para mais medidas é "próxima de zero". "Os números são o que são, se não tivéssemos os empréstimos do PRR não estaríamos a fazer alguns projetos", apontou, acrescentando que não vai discutir o mérito da decisão tomada relativamente à 'bazuca europ...

Governo altera regras de ISV para híbridos plug-in

  Híbridos plug-in vão continuar a pagar menos ISV, mas o Governo alterou as regras para evitar agravamento fiscal. Saiba o que está em causa. Atualmente, os  híbridos  plug-in  (que ligam à tomada) têm uma redução de 75% no ISV (Imposto Sobre Veículos), caso tenham uma autonomia mínima elétrica de 50 km e emissões de dióxido de carbono oficiais inferiores a 50 g/km. A partir de 2026, o Governo mantém a redução de 75% do ISV, mas vai aumentar o limite de 50 g/km de CO 2  para 80 g/km, de acordo com o que foi divulgado pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) ao  Expresso . © Volvo A razão para elevar o limite mínimo de emissões deve-se à entrada em vigor, a partir de janeiro de 2026, da norma Euro 6e-bis. Entre várias alterações, a norma vai alterar também a forma como são certificados os consumos e emissões dos híbridos  plug-in , refletindo melhor o uso real destes veículos. Resultado? A maioria dos valores de CO 2  homologados vão subir. Ca...