São já muitas as empresas que aceleram as suas propostas de mobilidade do futuro com base em conceitos de carros voadores. Este, da Urban Aeronautics, é o primeiro sem asas ou hélices à vista, recorre a um rotor interno que usa hidrogénio para manter-se no ar.
A empresa israelita especializada na produção de veículos elétricos capazes de descolar e aterrar de forma vertical (modo VTOL), trabalha em parceria com os americanos da HyPoint, a firma responsável pela instalação da tecnologia de pilhas de combustível no original CityHawk.
O veículo com capacidade para cinco ocupantes e 7,7 metros de comprimento e 4,42 metros em altura, dispõe de dois tanques com hidrogénio para alimentar dois motores elétricos, com cerca de 1000 cv cada um, para peso total em vazio de 1.170 kg.
Com estes números, o fabricante garante autonomia para percorrer até 150 km entre reabastecimentos, alcançando 200 km/h de velocidade máxima.
Além de potência e velocidade, o carro voador da Urban Aeronautics também promete níveis referenciais de manobrabilidade e estabilidade e até em matéria de ruido, graças à tecnologia Fancraft de rotor interno, patenteada pela empresa israelita.
“Como combustível de alta potência e 100% ecológico, o hidrogénio é a chave para o futuro dos veículos VTOL”, garantiu Rafi Yoeli, CEO de Urban Aeronautics.
Comentários
Enviar um comentário