Avançar para o conteúdo principal

Primeira SMS comemora 29 anos esta sexta-feira.



 A primeira mensagem enviada por telemóvel (SMS, sigla inglesa de Short Message Service), comemora hoje esta sexta-feira 29 anos. Foi no dia 3 de dezembro de 1992 que o programador britânico Neil Papworth, developer do Sema Group, escreveu no computador – os telemóveis ainda não tinham teclados com letras na altura… – a mensagem “Feliz Natal” (“Merry Christmas”, na sua verão original), enviando-o de seguida para o telemóvel Orbitel 901 de Richard Jarvis, então diretor da Vodafone, que estava numa festa de Natal quando recebeu aquele que se tornou a primeira SMS enviada.


No entanto, apesar do crédito do envio da primeira mensagem ser de Papworth, foi Matti Makkonen o pai do SMS ao sugerir a ideia em 1984 durante uma conferência de telecomunicações. Contudo o SMS não se tornou popular da noite para o dia. Uma vez que as rede móvel (GSM) utilizada na altura ainda não estava suficientemente disseminada, nem os telemóveis estavam adaptados ao envio de mensagens, só em janeiro de 1994, com o lançamento do Nokia 2010, se pôde tirar real partido desta tecnologia.


Pensado inicialmente como um sistema paralelo para alertar o utilizador do telemóvel para novos serviços ou receber mensagens de aviso de problemas na rede, o SMS não era apelativo para as operadoras – não só porque tinham as suas receitas preferenciais na voz, como não imaginavam que alguém quisesse optar por escrever mensagens num minúsculo teclado quando podia falar pelo aparelho.


Neil Papworth fazia parte de uma equipa que estava a testar o mecanismo para a Vodafone do Reino Unido, que era sua cliente, e que enviou a mensagem para testar o sistema. “Inicialmente, a ideia era que eles a usassem como um serviço de pager — ninguém fazia ideia do fenómeno gigantesco em que as mensagens se transformariam”, relatou engenheiro. E de facto, ainda passaram alguns anos desde esse dia até as mensagens de texto para telemóvel tornarem-se um elemento quase incontornável da vida moderna.


Ainda assim, a tecnologia que viabiliza o SMS é usada para fins importantes. Vários sistemas de banco online dependem de códigos enviados via mensagem de texto para efetuar uma operação. Outra utilidade são os alertas de desastre do Governo, que podem indicar se uma área poderá ser atingida por alagamentos ou deslizamentos. As apps de mensagem dependem de uma ligação à internet que por vezes sofrem por falta de cobertura. Já o SMS necessita apenas de sinal de telemóvel.


Em Portugal, foram enviadas 27 mil milhões de mensagens durante os 365 dias de 2013, ou seja, cerca de 73 milhões por dia, numa média de dez por utilizador. Há dez anos, enviavam-se tantas mensagens durante um ano inteiro como agora se enviam num só mês – 2 mil milhões. E ainda que o número total de SMS seja 12 vezes maior do que era há uma década, a verdade é que 2013 foi o primeiro ano em que a quantidade de mensagens desceu. Foram enviadas menos 1.095 milhões do que em 2012. Já os números deste ano, disponibilizados pela ANACOM, mostram que até ao final de setembro tinham sido enviadas 18 mil milhões de mensagens, menos do que no mesmo período do ano anterior.


https://multinews.sapo.pt/noticias/primeira-sms-comemora-esta-sexta-feira-29-anos-tecnologia-que-revolucionou-as-comunicacoes-esta-em-declinio/

Comentários

Notícias mais vistas:

Acidente com B737 da Jeju Air: pilotos desligaram motor errado após bird strike

 Foram conhecidas as primeiras conclusão do relatório intermédio do acidente do Boeing 738 da Jeju Air na Coreia do Sul que aponta para erro dos pilotos na gestão da emergência causada por um bird strike (colisão com aves). Os dados são preliminares, mas detalhados sobre a presença de ADN de patos em migração. De acordo com as informações, os pilotos terão desligado, por engano, o motor menos danificado após bird strike, indicou hoje fonte próxima da investigação. O motor mais afetado foi o nº2, o da direita da aeronave, mas os pilotos acabaram por cortar o nº1, o da esquerda, que estava em pleno funcionamento. Segundo o relatório, no gravador de voz ouve-se o PF (Pilot Flying) pedir ao PM (Pilot Monitoring) para cortar o motor nº2 mas ele cortou o nº1, tendo também disparado o extintor de motor, o que inviabilizou qualquer tentativa de recuperação. Sem motores a aeronave ficou sem pressão hidráulica para descer o trem de aterragem, tendo aterrado de barriga. A aeronave acabou por ...

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...

Drone DJI FlyCart 100 leva cargas de até 80kg e voa por até 6km

O FlyCart 100 levanta voo com peso de uma geladeira, resiste a ventos fortes e ainda pousa com paraquedas inteligente O novo   drone   de carga   DJI FlyCart 100   foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (30) como o modelo mais potente já lançado pela fabricante chinesa. Capaz de transportar até 80kg por 6km, o   DJI FlyCart 100   é voltado para entregas robustas e operações críticas em ambientes desafiadores. A estrutura do drone é reforçada e projetada para resistir a condições severas. O FlyCart 100 possui certificação IP55, suporta ventos de até 12 m/s e temperaturas que variam de –20 °C a 45 °C. Seu teto operacional é de 6.000 metros acima do nível do mar, o que o torna ideal para missões em regiões montanhosas ou remotas. Divulgação/DJI Leia mais: Capacidade de carga e alcance O modelo apresenta variações de desempenho de acordo com a configuração de baterias. Com uma única bateria, carrega até 80kg por até 6km. Já com duas baterias, sua carg...