Avançar para o conteúdo principal

Primeira SMS comemora 29 anos esta sexta-feira.



 A primeira mensagem enviada por telemóvel (SMS, sigla inglesa de Short Message Service), comemora hoje esta sexta-feira 29 anos. Foi no dia 3 de dezembro de 1992 que o programador britânico Neil Papworth, developer do Sema Group, escreveu no computador – os telemóveis ainda não tinham teclados com letras na altura… – a mensagem “Feliz Natal” (“Merry Christmas”, na sua verão original), enviando-o de seguida para o telemóvel Orbitel 901 de Richard Jarvis, então diretor da Vodafone, que estava numa festa de Natal quando recebeu aquele que se tornou a primeira SMS enviada.


No entanto, apesar do crédito do envio da primeira mensagem ser de Papworth, foi Matti Makkonen o pai do SMS ao sugerir a ideia em 1984 durante uma conferência de telecomunicações. Contudo o SMS não se tornou popular da noite para o dia. Uma vez que as rede móvel (GSM) utilizada na altura ainda não estava suficientemente disseminada, nem os telemóveis estavam adaptados ao envio de mensagens, só em janeiro de 1994, com o lançamento do Nokia 2010, se pôde tirar real partido desta tecnologia.


Pensado inicialmente como um sistema paralelo para alertar o utilizador do telemóvel para novos serviços ou receber mensagens de aviso de problemas na rede, o SMS não era apelativo para as operadoras – não só porque tinham as suas receitas preferenciais na voz, como não imaginavam que alguém quisesse optar por escrever mensagens num minúsculo teclado quando podia falar pelo aparelho.


Neil Papworth fazia parte de uma equipa que estava a testar o mecanismo para a Vodafone do Reino Unido, que era sua cliente, e que enviou a mensagem para testar o sistema. “Inicialmente, a ideia era que eles a usassem como um serviço de pager — ninguém fazia ideia do fenómeno gigantesco em que as mensagens se transformariam”, relatou engenheiro. E de facto, ainda passaram alguns anos desde esse dia até as mensagens de texto para telemóvel tornarem-se um elemento quase incontornável da vida moderna.


Ainda assim, a tecnologia que viabiliza o SMS é usada para fins importantes. Vários sistemas de banco online dependem de códigos enviados via mensagem de texto para efetuar uma operação. Outra utilidade são os alertas de desastre do Governo, que podem indicar se uma área poderá ser atingida por alagamentos ou deslizamentos. As apps de mensagem dependem de uma ligação à internet que por vezes sofrem por falta de cobertura. Já o SMS necessita apenas de sinal de telemóvel.


Em Portugal, foram enviadas 27 mil milhões de mensagens durante os 365 dias de 2013, ou seja, cerca de 73 milhões por dia, numa média de dez por utilizador. Há dez anos, enviavam-se tantas mensagens durante um ano inteiro como agora se enviam num só mês – 2 mil milhões. E ainda que o número total de SMS seja 12 vezes maior do que era há uma década, a verdade é que 2013 foi o primeiro ano em que a quantidade de mensagens desceu. Foram enviadas menos 1.095 milhões do que em 2012. Já os números deste ano, disponibilizados pela ANACOM, mostram que até ao final de setembro tinham sido enviadas 18 mil milhões de mensagens, menos do que no mesmo período do ano anterior.


https://multinews.sapo.pt/noticias/primeira-sms-comemora-esta-sexta-feira-29-anos-tecnologia-que-revolucionou-as-comunicacoes-esta-em-declinio/

Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook