Avançar para o conteúdo principal

França arrisca cortes de energia em janeiro em caso de vaga de frio ou fraca produção eólica


© Gareth Fuller - PA Images


 Gestora da rede elétrica francesa emitiu um aviso de que o nível historicamente baixo de potência nuclear disponível em janeiro poderá obrigar a cortes de energia.


A RTE, gestora da rede elétrica francesa, emitiu esta quinta-feira um comunicado alertando que poderá ter de recorrer a cortes controlados de parte do abastecimento de eletricidade no país durante o mês de janeiro, caso haja uma vaga de frio ou níveis muito baixos de produção eólica.


O mais recente diagnóstico da RTE, congénere da portuguesa REN, indica que será "provável" o recurso a medidas de limitação do abastecimento (como a interrupção de grandes clientes industriais) em caso de vaga de frio (com temperaturas pelo menos 4 graus abaixo das normais para a época) ou de "muito fraca produção eólica" na Europa.


E se os dois fatores coincidirem então o recurso a esses cortes é "quase certo", refere a RTE.


A gestora da rede faz questão de esclarecer que não se trata de situação de blackout implicando um corte generalizado do fornecimento de eletricidade no país, mas sim "uma operação controlada e posta em marcha pelos distribuidores [de energia] em articulação com as autoridades estatais, com um impacto localizado e limitado no tempo (máximo de duas horas consecutivas)".


A razão para este alerta da RTE é o baixo nível de disponibilidade do parque nuclear francês.


A empresa refere que "a disponibilidade prevista do parque nuclear francês está agora avaliada pela RTE num intervalo de 43 a 51 GW (gigawatts) para a maior parte de janeiro", o que se trata do "nível mais baixo já registado para o parque nuclear neste período do ano".


Essa redução de disponibilidade resulta da saída do sistema elétrico francês de uma potência nuclear de 4,5 GW, associada à paragem de quatro reatores anunciada este mês pela francesa EDF.


Esta redução da disponibilidade nuclear em França foi um dos motivos do disparo do preço grossista da eletricidade em dezembro em vários mercados europeus, incluindo o mercado ibérico.


https://sicnoticias.pt/economia/2021-12-30-Franca-arrisca-cortes-de-energia-em-janeiro-em-caso-de-vaga-de-frio-ou-fraca-producao-eolica-55c5f1b3


Comentário do Wilson:

Em Portugal existia um mecanismo de contingência semelhante a este, e que foi usado em 2021 com um apagão controlado tal como este que é previsto em França, mas este governo acabou com ele, pelo que se for necessário um apagão em 2022 ele será descontrolado em Portugal!


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di