Avançar para o conteúdo principal

Novas baterias capazes de revolucionar o mundo dos smartphones e automóveis!?



 Apesar da clara evolução no mundo das baterias, especialmente na parte das tecnologias de carregamento rápido. A verdade é que este componente continua a ser o grande ponto fraco da grande maioria dos aparelhos eletrónicos móveis.


No entanto, aparentemente, temos boas notícias neste aspeto! É que uma equipa de engenheiros da UC San Diego, tem estado a trabalhar numa bateria all-solid-state capaz de revolucionar completamente o mercado atual!


Estamos a falar de uma melhoria muito significativa na densidade da energia armazenada, bem como dos tempos de carregamento. Isto já para não falar dos materiais utilizados, que são mais seguros, mais sustentáveis, etc…


Portanto, estamos a falar de uma bateria all-solid-state que combina um eletrólito sólido com um ânodo de silício. Um novo tipo de bateria que poderá mesmo revolucionar várias indústrias, nomeadamente a automóvel, e também a de produtos mobile, como o smartphone ou o tradicional computador portátil.


É que além das melhorias na performance da bateria propriamente dita, esta bateria solid-state também deixa de lado substâncias inflamáveis, tóxicas, elementos voláteis, elementos raros, o que claro está, faz com que seja uma bateria mais segura e amiga do ambiente.


Melhoria da densidade?

Segundo a equipa de engenheiros, vamos ter um aumento de 10x na densidade de armazenamento de energia! No entanto, ainda há muito a investigar! Visto que este tipo de aumento mete outros problemas em cima da mesa, como a expansão e contração da célula da bateria enquanto carrega ou descarrega.


Em suma, ainda é cedo para ver esta tecnologia no mercado propriamente dito. Ainda assim, com tantas empresas a apostar na pesquisa e desenvolvimento, não deverá demorar assim tanto tempo até vermos os primeiros carros, smartphones, relógios, etc… Com baterias solid state.


Ademais, o que pensa sobre esta nova tecnologia? Será finalmente aquilo que o mercado realmente necessita? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Xiaomi promete não ‘matar’ baterias com o novo carregamento de 120W

As tecnologias de carregamento rápido são, por enquanto, a melhor arma que temos, hoje em dia, para lutar contra a fraca autonomia de muitos dos nossos aparelhos eletrónicos. Afinal de contas, qual é o problema de um smartphone apenas aguentar meio dia de uso intensivo… Se o pode ligar ao carregador durante 10~15 minutos, e receber logo mais de 50% de carga?


No entanto, apesar de todos os benefícios deste tipo de carregamento, também temos de olhos para as desvantagens. Este tipo de carregamento é obviamente útil, mas não deve ser usado como uma forma de carregamento normal, para o dia-a-dia. É que meter uma grande quantidade de energia dentro de uma célula de bateria, pode provocar alguns danos à bateria, se a coisa não for bem feita.


https://www.leak.pt/novas-baterias-revolucionar/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di