Avançar para o conteúdo principal

Novas baterias capazes de revolucionar o mundo dos smartphones e automóveis!?



 Apesar da clara evolução no mundo das baterias, especialmente na parte das tecnologias de carregamento rápido. A verdade é que este componente continua a ser o grande ponto fraco da grande maioria dos aparelhos eletrónicos móveis.


No entanto, aparentemente, temos boas notícias neste aspeto! É que uma equipa de engenheiros da UC San Diego, tem estado a trabalhar numa bateria all-solid-state capaz de revolucionar completamente o mercado atual!


Estamos a falar de uma melhoria muito significativa na densidade da energia armazenada, bem como dos tempos de carregamento. Isto já para não falar dos materiais utilizados, que são mais seguros, mais sustentáveis, etc…


Portanto, estamos a falar de uma bateria all-solid-state que combina um eletrólito sólido com um ânodo de silício. Um novo tipo de bateria que poderá mesmo revolucionar várias indústrias, nomeadamente a automóvel, e também a de produtos mobile, como o smartphone ou o tradicional computador portátil.


É que além das melhorias na performance da bateria propriamente dita, esta bateria solid-state também deixa de lado substâncias inflamáveis, tóxicas, elementos voláteis, elementos raros, o que claro está, faz com que seja uma bateria mais segura e amiga do ambiente.


Melhoria da densidade?

Segundo a equipa de engenheiros, vamos ter um aumento de 10x na densidade de armazenamento de energia! No entanto, ainda há muito a investigar! Visto que este tipo de aumento mete outros problemas em cima da mesa, como a expansão e contração da célula da bateria enquanto carrega ou descarrega.


Em suma, ainda é cedo para ver esta tecnologia no mercado propriamente dito. Ainda assim, com tantas empresas a apostar na pesquisa e desenvolvimento, não deverá demorar assim tanto tempo até vermos os primeiros carros, smartphones, relógios, etc… Com baterias solid state.


Ademais, o que pensa sobre esta nova tecnologia? Será finalmente aquilo que o mercado realmente necessita? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Xiaomi promete não ‘matar’ baterias com o novo carregamento de 120W

As tecnologias de carregamento rápido são, por enquanto, a melhor arma que temos, hoje em dia, para lutar contra a fraca autonomia de muitos dos nossos aparelhos eletrónicos. Afinal de contas, qual é o problema de um smartphone apenas aguentar meio dia de uso intensivo… Se o pode ligar ao carregador durante 10~15 minutos, e receber logo mais de 50% de carga?


No entanto, apesar de todos os benefícios deste tipo de carregamento, também temos de olhos para as desvantagens. Este tipo de carregamento é obviamente útil, mas não deve ser usado como uma forma de carregamento normal, para o dia-a-dia. É que meter uma grande quantidade de energia dentro de uma célula de bateria, pode provocar alguns danos à bateria, se a coisa não for bem feita.


https://www.leak.pt/novas-baterias-revolucionar/

Comentários

Notícias mais vistas:

Acidente com B737 da Jeju Air: pilotos desligaram motor errado após bird strike

 Foram conhecidas as primeiras conclusão do relatório intermédio do acidente do Boeing 738 da Jeju Air na Coreia do Sul que aponta para erro dos pilotos na gestão da emergência causada por um bird strike (colisão com aves). Os dados são preliminares, mas detalhados sobre a presença de ADN de patos em migração. De acordo com as informações, os pilotos terão desligado, por engano, o motor menos danificado após bird strike, indicou hoje fonte próxima da investigação. O motor mais afetado foi o nº2, o da direita da aeronave, mas os pilotos acabaram por cortar o nº1, o da esquerda, que estava em pleno funcionamento. Segundo o relatório, no gravador de voz ouve-se o PF (Pilot Flying) pedir ao PM (Pilot Monitoring) para cortar o motor nº2 mas ele cortou o nº1, tendo também disparado o extintor de motor, o que inviabilizou qualquer tentativa de recuperação. Sem motores a aeronave ficou sem pressão hidráulica para descer o trem de aterragem, tendo aterrado de barriga. A aeronave acabou por ...

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...

Drone DJI FlyCart 100 leva cargas de até 80kg e voa por até 6km

O FlyCart 100 levanta voo com peso de uma geladeira, resiste a ventos fortes e ainda pousa com paraquedas inteligente O novo   drone   de carga   DJI FlyCart 100   foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (30) como o modelo mais potente já lançado pela fabricante chinesa. Capaz de transportar até 80kg por 6km, o   DJI FlyCart 100   é voltado para entregas robustas e operações críticas em ambientes desafiadores. A estrutura do drone é reforçada e projetada para resistir a condições severas. O FlyCart 100 possui certificação IP55, suporta ventos de até 12 m/s e temperaturas que variam de –20 °C a 45 °C. Seu teto operacional é de 6.000 metros acima do nível do mar, o que o torna ideal para missões em regiões montanhosas ou remotas. Divulgação/DJI Leia mais: Capacidade de carga e alcance O modelo apresenta variações de desempenho de acordo com a configuração de baterias. Com uma única bateria, carrega até 80kg por até 6km. Já com duas baterias, sua carg...