Avançar para o conteúdo principal

Ministro do Ambiente admite túnel para devolver água ao Tejo


A hipótese de renegociação da Convenção de Albufeira, que regula as relações hídricas entre Portugal e Espanha, foi posta de parte NICOLAU BOTEQUILHA (ARQUIVO)


Túnel teria 50 quilómetros de comprimento, entre a barragem de Cabril, no Zêzere, e Belver, no Alentejo, e implica investimento de 100 milhões de euros. Trata-se deslocar água dentro da bacia hidrográfica e pode ser solução para “garantir caudais ecológicos” no rio Tejo.


O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, diz que o Governo está a estudar a construção de um túnel com mais de 50 quilómetros entre a barragem do Cabril, no rio Zêzere, e Belver, no Alentejo. É uma das soluções em cima da mesa para devolver água ao rio Tejo. “É uma obra de engenharia de 100 milhões numa extensão superior a 50 quilómetros, num túnel para fazer esse transporte de água. Não é nenhum transvase, a água deixa de fazer uma hipotenusa para passar a fazer dois catetos, mas volta a chegar a Constância. É uma solução com impactos ambientais baixíssimos”, sustentou o responsável governamental, numa entrevista à TSF.


“Este túnel como um processo num concurso para a concessão será muito económico para o Estado e para garantir caudais ecológicos no Tejo”, defendeu ainda o titular da pasta do Ambiente, sobre uma solução que levou já alguns autarcas das regiões envolvidas, em declarações à mesma rádio, a lembrarem a propósito que ainda não foram divulgados os estudos para a construção da barragem do Alvito.


A promessa de construção de uma nova barragem, no rio Ocreza, destinada a garantir uma maior autonomia portuguesa na gestão dos seus recursos hídricos face a Espanha, tanto como para a assegurar uma maior sustentabilidade dos territórios da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Beira Baixa, data de há várias décadas.


O Governo tinha prometido divulgar os estudos da obra em Abril de 2019, mas não o chegou a fazer. E esta é uma tarefa que os autarcas dos municípios banhados pelo Tejo gostariam de ver concluída antes de se pensar na construção de um túnel. “Todas estas três comunidades, a Beira Baixa, a Lezíria e o Médio Tejo, estão a aguardar os estudos da construção da barragem do Alvito, que é reivindicação destas autarquias, no fundo, banhadas pelo rio Tejo e pelo rio Zêzere”, reagiu o presidente da câmara de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire.


“O problema que se levanta é que estamos a utilizar a mesma água que a montante já está no nosso território, ou seja, não há um acrescento de reforço de água no nosso Tejo. “Não temos água disponível quer para a fauna quer para a flora”, alertou o autarca, a propósito da mesma entrevista em que João Pedro Matos Fernandes, descartou a revisão da Convenção de Albufeira — que desde 2000 regula as relações luso-espanholas no domínio dos recursos hídricos.


“Hoje existe menos 25% da disponibilidade hídrica no rio que é mais crítico, o Tejo, do que quando a Convenção de Albufeira foi assinada. Espanha gasta menos água por habitante do que Portugal, tem menos água, quem quiser ir rever a convenção faz um disparate de todo o tamanho”, sustentou o governante.


Na mesma entrevista, Matos Fernandes anunciou que o Governo vai manter o apoio que tem sido dado à compra de carros eléctricos, ao passo que os apoios aos transportes colectivos fora de Lisboa e do Porto poderão ser aumentados.


Quanto à electricidade, o ministro do Ambiente adiantou que o IVA vai ser discutido no próximo Orçamento de Estado, lembrando, porém, que aquele imposto já desceu para cerca de 85% dos contratos domésticos. “O ganho que as famílias tiveram foi muito superior ao aumento que cifra em 1,6% da luz ao longo deste ano no mercado regulado”, precisou, admitindo no entanto que “em sede de Orçamento do Estado poderá ser discutido se o plafond do consumo abaixo do qual o IVA tem taxa reduzida pode ou não ser variado”. 


Quanto à mais recente polémica em torno do encerramento da refinaria da Galp, em Matosinhos, Matos Fernandes lembrou que a petrolífera terá ainda de entregar ao Governo o plano para a descontaminação dos solos, para o que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai definir prazos. “É uma responsabilidade da Galp que será integralmente suportada pela empresa e tem de ocorrer com a garantia que não há nenhum ponto de fragilidade ou risco de derrame”, avisou. 


https://www.publico.pt/2021/10/02/sociedade/noticia/ministro-ambiente-admite-tunel-devolver-agua-tejo-1979663

Comentários

Notícias mais vistas:

Acidente com B737 da Jeju Air: pilotos desligaram motor errado após bird strike

 Foram conhecidas as primeiras conclusão do relatório intermédio do acidente do Boeing 738 da Jeju Air na Coreia do Sul que aponta para erro dos pilotos na gestão da emergência causada por um bird strike (colisão com aves). Os dados são preliminares, mas detalhados sobre a presença de ADN de patos em migração. De acordo com as informações, os pilotos terão desligado, por engano, o motor menos danificado após bird strike, indicou hoje fonte próxima da investigação. O motor mais afetado foi o nº2, o da direita da aeronave, mas os pilotos acabaram por cortar o nº1, o da esquerda, que estava em pleno funcionamento. Segundo o relatório, no gravador de voz ouve-se o PF (Pilot Flying) pedir ao PM (Pilot Monitoring) para cortar o motor nº2 mas ele cortou o nº1, tendo também disparado o extintor de motor, o que inviabilizou qualquer tentativa de recuperação. Sem motores a aeronave ficou sem pressão hidráulica para descer o trem de aterragem, tendo aterrado de barriga. A aeronave acabou por ...

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...

Drone DJI FlyCart 100 leva cargas de até 80kg e voa por até 6km

O FlyCart 100 levanta voo com peso de uma geladeira, resiste a ventos fortes e ainda pousa com paraquedas inteligente O novo   drone   de carga   DJI FlyCart 100   foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (30) como o modelo mais potente já lançado pela fabricante chinesa. Capaz de transportar até 80kg por 6km, o   DJI FlyCart 100   é voltado para entregas robustas e operações críticas em ambientes desafiadores. A estrutura do drone é reforçada e projetada para resistir a condições severas. O FlyCart 100 possui certificação IP55, suporta ventos de até 12 m/s e temperaturas que variam de –20 °C a 45 °C. Seu teto operacional é de 6.000 metros acima do nível do mar, o que o torna ideal para missões em regiões montanhosas ou remotas. Divulgação/DJI Leia mais: Capacidade de carga e alcance O modelo apresenta variações de desempenho de acordo com a configuração de baterias. Com uma única bateria, carrega até 80kg por até 6km. Já com duas baterias, sua carg...