Avançar para o conteúdo principal

Países Baixos impõem confinamento até 14 de janeiro



 Comércio quase todo encerrado e escolas fechadas. Visitas a casa limitadas a duas pessoas, podendo subir para quatro no Natal. O confinamento holandês é aplicado após aumento de casos da Ómicron.


Enquanto dormia, preparámos para si um guia resumido do que se passa. Logo de manhã, pelas 9h00, todos os dias úteis.


“Os Países Baixos vão entrar em lockdown outra vez”. Foi assim que o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, confirmou que os Países Baixos vão entrar em confinamento obrigatório na madrugada deste domingo, que deverá durar até 14 de janeiro.


Rutte disse fazer o anúncio com “um estado de espírito sombrio”, mas confirmou que o Natal será passado com restrições fortes no país, em conferência de imprensa realizada este sábado. A decisão foi tomada pelo governo devido ao alastrar da variante Ómicron no país, que está a tornar-se dominante de forma “ainda mais rápida” do que o previsto. “Temos de intervir agora para prevenir que piore”, afirmou o primeiro-ministro.


Segundo o jornal holandês De Telegraaf, as escolas e ginásios estarão encerrados até pelo menos ao dia 9 de janeiro. Os restaurantes e bares, bem como outros negócios considerados não essenciais, também estarão fechados, mas continuará a ser permitida a venda para fora. Continuarão a funcionar os supermercados, farmácias, bancos e bombas de gasolina.


O desporto será uma das áreas menos afetadas por este confinamento. A liga de futebol, por exemplo, continuará a decorrer, mas sem público nos estádios. E o primeiro-ministro sublinhou que os cidadãos podem continuar a caminhar ou andar de bicicleta ao ar livre, “porque o desporto é bom e saudável”.


As autoridades holandesas aconselham ainda que os cidadãos limitem as visitas em casa a apenas duas pessoas com mais de 13 anos por dia, permitindo subir o número para quatro no Natal e Ano Novo. “O Natal é uma celebração de esperança, de luz na escuridão”, acrescentou Rutte. “Já provámos que conseguimos lidar com muita coisa juntos. Também vamos ultrapassar este período juntos.”


A decisão foi tomada na sequência do aumento do número de casos de Covid-19, ligados à variante Ómicron. De acordo com as autoridades de saúde do país, o número de casos está a duplicar “a cada dois ou três dias”.


https://observador.pt/2021/12/18/paises-baixos-impoem-confinamento-ate-14-de-janeiro/

Comentários

Notícias mais vistas:

Acidente com B737 da Jeju Air: pilotos desligaram motor errado após bird strike

 Foram conhecidas as primeiras conclusão do relatório intermédio do acidente do Boeing 738 da Jeju Air na Coreia do Sul que aponta para erro dos pilotos na gestão da emergência causada por um bird strike (colisão com aves). Os dados são preliminares, mas detalhados sobre a presença de ADN de patos em migração. De acordo com as informações, os pilotos terão desligado, por engano, o motor menos danificado após bird strike, indicou hoje fonte próxima da investigação. O motor mais afetado foi o nº2, o da direita da aeronave, mas os pilotos acabaram por cortar o nº1, o da esquerda, que estava em pleno funcionamento. Segundo o relatório, no gravador de voz ouve-se o PF (Pilot Flying) pedir ao PM (Pilot Monitoring) para cortar o motor nº2 mas ele cortou o nº1, tendo também disparado o extintor de motor, o que inviabilizou qualquer tentativa de recuperação. Sem motores a aeronave ficou sem pressão hidráulica para descer o trem de aterragem, tendo aterrado de barriga. A aeronave acabou por ...

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...

Drone DJI FlyCart 100 leva cargas de até 80kg e voa por até 6km

O FlyCart 100 levanta voo com peso de uma geladeira, resiste a ventos fortes e ainda pousa com paraquedas inteligente O novo   drone   de carga   DJI FlyCart 100   foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (30) como o modelo mais potente já lançado pela fabricante chinesa. Capaz de transportar até 80kg por 6km, o   DJI FlyCart 100   é voltado para entregas robustas e operações críticas em ambientes desafiadores. A estrutura do drone é reforçada e projetada para resistir a condições severas. O FlyCart 100 possui certificação IP55, suporta ventos de até 12 m/s e temperaturas que variam de –20 °C a 45 °C. Seu teto operacional é de 6.000 metros acima do nível do mar, o que o torna ideal para missões em regiões montanhosas ou remotas. Divulgação/DJI Leia mais: Capacidade de carga e alcance O modelo apresenta variações de desempenho de acordo com a configuração de baterias. Com uma única bateria, carrega até 80kg por até 6km. Já com duas baterias, sua carg...