Avançar para o conteúdo principal

Faleceu Pedro Oliveira: O homem e jornalista que trazia alegria a todos, depois de ter testado positivo à covid-19, aos 49 anos de idade.



 Pedro Oliveira tinha 49 anos e ficará para sempre como uma das pessoas que mais contribuiu para a divulgação da Ciência e Tecnologia em Portugal. Para quem conviveu com ele, ficarão as saudades da amizade verdadeira e da boa disposição.


Pedro Oliveira, diretor da Exame Informática durante 20 anos, até 2019, altura em que assumiu a direção da área digital, de parcerias e novos negócios da Trust in News, faleceu nesta sexta-feira durante a madrugada.


Com uma carreira de mais de 25 anos a acompanhar as novas tendências tecnológicas, Pedro Oliveira teve um papel essencial no panorama da inovação feita em Portugal ou por portugueses no estrangeiro. Uma vida inteira dedicada a acompanhar o melhor que se faz de Tecnologia e Ciência em Portugal.


Começou a carreira, em 1995, como jornalista na Rádio Antena Nova. Entre 1996 e 2000 foi diretor das revistas PC Guia e Personal Computer World Portugal, jornalista do Semana Informática e colaborador da VDI, Redes e PC Magazine Portugal – enquanto trabalhou na editora Ferreira e Bento. Ainda antes de assumir a liderança da Exame Informática, conta com uma passagem pelo Canal de Notícias de Lisboa. Foi diretor da Exame Informática entre janeiro de 2000 e agosto de 2019, que neste período foi publicada pelo Grupo Impresa, tendo passado nesse ano para a Trust in News.


Muito mais importante do que o percurso profissional de excelência, ficará para sempre a alegria instantânea e contagiante que trazia consigo e a memória daquele seu ar de menino, deslumbrado pela descoberta. Por mais difícil que fosse o momento, estar com Pedro Oliveira era ganhar um sorriso e ânimo para fazer sempre mais e melhor. Sentiremos para sempre a sua falta.


A todos os familiares, amigos e pessoas que conheciam o Pedro Oliveira, as condolências de toda a equipa da Exame Informática.


Pedro morreu vítima de doença súbita, depois de ter testado positivo à covid-19:

https://cnnportugal.iol.pt/obito/economia-digital/morreu-pedro-oliveira-jornalista-e-diretor-da-exame-informatica/20271231/61aa00610cf21847f09db775


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/2021-12-03-faleceu-pedro-oliveira-o-homem-e-jornalista-que-trazia-alegria-a-todos/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di