Avançar para o conteúdo principal

Companhia lusa compra maior avião do mundo. É tão grande que não pode aterrar em Portugal

A Hi Fly adquiriu um Airbus A380 com 471 lugares. O aparelho não pode aterrar em Portugal devido à sua envergadura. Tal só deverá ser possível em Lisboa a partir de 2021, ano previsto para a conclusão das obras de adaptação do aeroporto Humberto Delgado.

A companhia aérea portuguesa Hi Fly acaba de receber na sua frota um Airbus A380, considerado o maior avião comercial do mundo. Com esta compra, a empresa transforma-se na quarta companhia europeia, depois da Lufthansa, Air France e British Arways, a operar aquela aeronave, refere o Correio da Manhã.

A aquisição, cujo montante envolvido não foi revelado, realizou-se através da subsidiária da Hi Fly em Malta. É, aliás, nesta ilha do Mediterrâneo que se encontra desde esta quarta-feira o avião onde será pintado com as cores da Hi Fly nas instalações da Aviation Cosmetics, uma empresa da especialidade localizada no Safi Park, um ‘cluster’ de aviação maltês.

Em comunicado, o presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri, refere que "o A380 minimiza o impacto ambiental graças à redução das emissões de gás nocivo por passageiro por quilómetro dentro da sua categoria".

O Airbus A380, que anteriormente esteve ao serviço da Singapore Airlines, tem uma configuração capaz de transportar um total de 471 passageiros (12 em primeira classe, 60 em business e 399 em económica). Uma configuração compactada apenas para classe económica permite ao A380 transportar mais de 800 pessoas.

A Hi Fly, sediada em Lisboa, opera uma frota de 15 aeronaves Airbus em regime quase exclusivo de ‘wet lease’ – fornecimento de aviões com tripulação, manutenção e seguros. Entre os clientes da Hi Fly encontram-se a TAP, Corsair e Norwegian, entre outras.

A380 não aterrará em Portugal

Este gigante dos céus – um dos dois que a companhia pretende adquirir, segundo revelou o Jornal de Negócios no final do ano passado – não aterrará em Portugal.

Os aeroportos nacionais não têm capacidade para receber aparelhos com a envergadura do A380. Tal só deverá ser possível em Lisboa a partir de 2021, ano previsto para a conclusão das obras de adaptação do aeroporto Humberto Delgado.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/companhia-portuguesa-compra-o-maior-aviao-do-mundo-e-tao-grande-que-nao-pode-aterrar-em-portugal

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Movimentos antiocupas já estão em Portugal e autoridades tentam identificar membros

 Investigação surge depois de há uma semana e meia, a TVI ter revelado que estes movimentos, já conhecidos em Espanha, tinham chegado a Portugal As autoridades portuguesas estão a tentar identificar as pessoas envolvidas em empresas e movimentos antiocupas, grupos que se dedicam a expulsar quem ocupa ilegalmente uma casa ou um imóvel. A investigação surge depois de há uma semana e meia a TVI ter revelado que estes movimentos, já conhecidos em Espanha, tinham chegado a Portugal. Os grupos antiocupas têm-se multiplicado no nosso país, sendo que uns vêm de Espanha, outros nasceram em Portugal e todos com o mesmo princípio: devolver casas a quem é o legítimo proprietário. Os grupos que tentam devolver as casas são conhecidos pelo uso da força, mas o grupo com quem a TVI falou diz ser diferente. Solicitações não têm faltado, já que têm sido muitas as casas ocupadas de forma ilegal, em todo o país. Os grupos, que surgem como falta de resposta da lei, garantem que atuam de forma legal, ma...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...