Avançar para o conteúdo principal

7 razões que o levam a gastar mais do que queria

Há técnicas comerciais ou hábitos enraizados que nos fazem gastar mais do que queremos, do que precisamos e até do que podemos. Conheça uns e tome consciência de outros.

Considera-se um comprador inteligente e informado? Então leia os 7 pontos que se seguem e pense em alterar alguns dos hábitos que estão certamente a sair-lhe caros.

1. Pressão de grupo

A pressão de grupo, de amigos ou familiares, tem força em várias situações, inclusive quando se trata de fazer compras e gastar dinheiro. Se os amigos têm, eu quero. Se os familiares recomendam, eu compro. A isso chama-se influência. Um conselho: pense por si... a opinião deles é importante, mas pode não ser a mais acertada.

2. Receio de negociar

Há pessoas que - por vezes – pagam mais com receio de parecer mal. Seja uma entrada a mais na fatura do almoço ou o produto que afinal não está em promoção. O conselho é: perca a vergonha, reclame e negoceie ou peça um desconto.

3. Tocar, sentir, experimentar um produto

Quando vê o último modelo daquele telefone ou aquelas botas de sonho, o que faz? Experimenta, claro. O velho truque funciona e os vendedores não precisam de fazer quase nada. Se o seu coração não aguenta emoções fortes, veja sem as mãos, com a razão, e volte no dia em que puder comprar sem comprometer as suas finanças.

4. Uma questão de conveniência

Prepara um lanche e leva-o para a praia ou vai comer à esplanada? E é capaz de andar mais para ir ao hipermercado ou fica-se pela loja de conveniência ao lado de casa? Pense, e tire as suas próprias conclusões.

5. A força do hábito

Por vezes, ser fiel àquela padaria ou peixaria significa pagar mais. Mesmo que não seja um seguidor dos cupões e dos cartões de pontos, mantenha-se atento aos preços e à concorrência. E não se deixe levar pela força do hábito.

6. Compras por impulso

Vai comprar ovos, e sai do supermercado com doces, cromos e revistas. Para resistir às compras por impulso, evite ir às compras com fome ou cansaço ou em momentos de fragilidade, porque será mais difícil controlar os impulsos e a fatura.

7. Recebeu o salário

Quando recebe o salário tem mais dinheiro na conta: é um facto. Mas não é a melhor altura para fazer compras, porque acabará por comprar o supérfluo. Se puder, vá às compras depois de pagar as despesas fixas. Nessa altura saberá pela sua conta – de forma mais realista – até onde pode ir.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/quem-quer-ser-voluntario-nas-florestas

Comentários

Notícias mais vistas:

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...